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Re: Diário de bordo - Malm

Enviado: 24 jul 2015, 16:22
por VETL
Malm Escreveu:...mas o meu carro está a ser alvo de uma campanha ... relacionada com o protecção do pack em relação à corrosão (eu estou sempre à frente, em tudo). Não sei de mais nenhum carro que tenha ou esteja a ser alvo desta campanha. Terá de voltar porque ainda não ficou tudo concluído em relação à mesma.
Será que eles sabem que este carro vive noutro planeta e que só vem cá à terra fazer as revisões?

Re: Diário de bordo - Malm

Enviado: 24 jul 2015, 16:24
por VETL
Podia aproveitar esta visita ao nosso planeta para passar amanhã por Albergaria-a-Velha...
8-) 8-)

Re: Diário de bordo - Malm

Enviado: 24 jul 2015, 16:30
por Malm
VETL Escreveu:Podia aproveitar esta visita ao nosso planeta para passar amanhã por Albergaria-a-Velha...
8-) 8-)
Tenho um encontro com os meus colegas de curso na mesma data. Tive que optar, já não os vejo há muito tempo. Fica para uma próxima.

Re: Diário de bordo - Malm

Enviado: 24 jul 2015, 17:22
por lmlr
200 :D

Re: Diário de bordo - Malm

Enviado: 26 jul 2015, 13:31
por Malm
Vamos partir do princípio que o valor máximo de capacidade da bacteria num I-MiEV é 48 Ah. Segundo me foi indicado, no manual de serviço do carro indica que um novo deverá apresentar entre 45 e 48 Ah. O meu não sei como estava no início, pelo que vamos considerar que vinha o melhor possível, em seja, com 48 Ah.

Os dois valores foram obtidos com 1 ano, 4 meses e 18 dias de diferença. Ou seja, 1,38 anos.

Para vocês, qual será a melhor forma de expressar a evolução da degradação:

1 - [(48-35)/48]-[(48-36,4)/48]*100 = 2,91%....2,91%/1,38 anos= 2,1% ano

ou 2 - [(36,4-35)/36,4]*100 = 3,85%.............3,85%/1,38 anos= 2,8% ano

?

Re: Diário de bordo - Malm

Enviado: 26 jul 2015, 14:11
por Malm
Segundo este estudo: http://www.gs-yuasa.com/us/technic/vol5 ... _1_021.pdf, é de esperar uma perda de 35% ao fim de 10 anos (a 25 ºC).

Estou com 35, se mantiver a mesma taxa de degradação dos últimos tempos, vou ficar com uns 30 Ah ao fim de dez anos, 37,5% de perda.

Re: Diário de bordo - Malm

Enviado: 27 jul 2015, 00:05
por Filipe
Já que não consegui abrir a 200, vou simplesmente picá-la. :mrgreen:

Re: Diário de bordo - Malm

Enviado: 27 jul 2015, 09:21
por Orlando
O teu pack é mesmo de 16kwh, não vem castrado? Será que não terá oficialmente 16kwh e terá mais algo? Desculpa estas perguntas mas parece que num forum li a uns tempos que os packs PSA vinham castrados a 14,5kwh.

Re: Diário de bordo - Malm

Enviado: 27 jul 2015, 09:50
por Malm
O meu não é PSA, logo de certeza de 16 kWh. Podia era inicialmente não conseguir utilizar toda essa energia, dado que o carro provavelmente considerava 100% de SoC menos de 16 kWh. Assim, quando parava, com 0,0% de SoC, podia ter as células mais fracas com voltagens superiores a 3,6 V, ou seja, com energia ainda disponível.

Tive, nos primeiros anos, taxas de degradação muito altas porque tive períodos em que fazia viagens longas, por vezes em dias seguidos. Nesses dias, o carro estava sempre a andar ou a carregar, pelo que acho que esteve muitas horas seguidas com temperaturas superiores a 40º C.

Atualmente, faço menos viagens superiores a 200 km com ele, sendo que direciono frequentemente o ar fresco do ar condicionado para o pack em andamento, conseguindo na maioria das vezes que as temperaturas desçam durante as viagens. Também aproveito o fresco da noite para começar o dia com menos de 20 ºC no pack, e mantenho-o à sombra, na maioria dos dias.

Sinceramente, acho que no mundo inteiro sera difícil encontrar um caso como o meu, que demonstre tão claramente a importância da temperatura na taxa de degradação. Afinal, neste últimos meses, continuou a andar muitos quilómetros, continuando a ser o i-MiEV com mais quilometragem nos fóruns em que participo.

Re: Diário de bordo - Malm

Enviado: 28 jul 2015, 09:38
por ICEM4N
Viva Malm,
No encontro em Albergaria estive a andar num ION com 100.000km, aquilo estava como novo! De baterias e potencia nao tenho como comparar com outros. Mas tinha ainda uma boa autonomia segundo o condutor.