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Re: Diário de bordo - Malm

Enviado: 24 ago 2015, 01:42
por Malm
O meu mail está a ficar muito monótono. Quem advinha o remetente mais comum neste dias, e bastante insistente?

Re: Diário de bordo - Malm

Enviado: 24 ago 2015, 01:43
por Malm
Eu respondo: NissanLeafPT - Nova Mensagem Privada.

Re: Diário de bordo - Malm

Enviado: 24 ago 2015, 02:53
por VETL
Malm Escreveu:Eu respondo: NissanLeafPT - Nova Mensagem Privada.
Se os clones dessem para ligar o AC quando estão ligados à tomada a carregar, eu acho que também teria enviado MP.
Agora ter que gastar ciclos para arrefecer o pack: Não, obrigado!
Acho que os clonianos ganhariam se investissem na resolução deste "handicap"...

Re: Diário de bordo - Malm

Enviado: 24 ago 2015, 09:00
por ICEM4N
VETL Escreveu:
Malm Escreveu:Eu respondo: NissanLeafPT - Nova Mensagem Privada.
Se os clones dessem para ligar o AC quando estão ligados à tomada a carregar, eu acho que também teria enviado MP.
Agora ter que gastar ciclos para arrefecer o pack: Não, obrigado!
Acho que os clonianos ganhariam se investissem na resolução deste "handicap"...
Eu nem noto a diferenca, por norma no verao ando sempre com ac ligado porque detesto ter janelas abertas mesmo a baixa velocidade...
Por isso é so mandar um pouco para as baterias !!

Re: Diário de bordo - Malm

Enviado: 24 ago 2015, 09:49
por Malm
Sim, arrefecer o pack com o AC do carro adiciona ciclos, no i-MiEV, Ion e C0. Tal como andar a 80 km/h em vez de 60 km/h, ou com o aquecimento ligado, ou levando 4 pessoas no carro em vez de uma. A questão é o que protege mais o carro da degradação, se são 5 ºC a menos durante 15 dias, ou mais dois carregamentos completos em 15 dias. Se esses 5 ºC correspondem a descer a temperatura dos 30 ºC para os 25 ºC, eu penso que o arrefecimento vai compensar claramente o efeito dos dois ciclos a mais. Agora se é para baixar dos 20 ºC para os 15 ºC, também prefiro poupar nos ciclos.

Para já, e desde há dois anos para cá, o meu foco é basicamente o controlo da temperatura. Nos primeiros 3 anos, foram-se 11,6 Ah, uma média de 3,87 Ah por ano. Após este foco nas temperaturas, entre março de 2014 e junho de 2015, perdi 1,4 Ah, que corresponde a um valor de 1 Ah ano. Para o ano logo se vê, mas pelo que vejo o ritmo de degradação continua muito baixo, as percentagens de SoC que gasta e as voltagens a que chega aos 15% de SoC nestes dias assim o parecem indicar. Pelo andar da carruagem, espero em março de 2016, poder estar aqui a adiantar um valor muito próximo de 34,4 Ah (vou arriscar uma margem de intervalo de -0,2, +0,2).

Re: Diário de bordo - Malm

Enviado: 24 ago 2015, 12:53
por ICEM4N
Sendo que no inverno podemos arrefecer o pack usando apenas a chaufagem no frio... Após o carregamento o carro agradece

Re: Diário de bordo - Malm

Enviado: 24 ago 2015, 14:14
por ICEM4N
rdias Escreveu:Mesmo no verão usando só chaufagem com temperatura ambiente, basicamente fazer circular ar no pack , ajuda alguma coisa ou na vossa opinião até faz pior ? Só o AC ajuda a diminuir temperatura ?
Por acaso no sabado apos o carregamento as celulas estavam entre os 34 e 36º, no final liguei (pensando eu ) o AC para baixar a temperatura. Como nao tirei a "mangueira" do carro, o AC nao ligou sendo que ainda assim baixou bem a temperatura do pack apenas com a chaufagem. Depois reparei nisso e liguei o AC e ai notou-se mesmo a descida. Estava num parque de estacionamento com uma temperatura morna por ser fechado e os carros estarem sempre a circular. Se estivesse no exterior a temperatura era seguramente menos 6 ou 7º por isso o pack arrefecia apenas com a chaufagem.

Re: Diário de bordo - Malm

Enviado: 24 ago 2015, 21:15
por rnlcarlov
ICEM4N Escreveu: Por acaso no sabado apos o carregamento as celulas estavam entre os 34 e 36º, no final liguei (pensando eu ) o AC para baixar a temperatura. Como nao tirei a "mangueira" do carro, o AC nao ligou sendo que ainda assim baixou bem a temperatura do pack apenas com a chaufagem. Depois reparei nisso e liguei o AC e ai notou-se mesmo a descida. Estava num parque de estacionamento com uma temperatura morna por ser fechado e os carros estarem sempre a circular. Se estivesse no exterior a temperatura era seguramente menos 6 ou 7º por isso o pack arrefecia apenas com a chaufagem.
Então pelo menos a circulação de ar funciona durante o carregamento. Já é alguma coisa.

Re: Diário de bordo - Malm

Enviado: 25 ago 2015, 00:55
por ICEM4N
rnlcarlov Escreveu:
ICEM4N Escreveu: Por acaso no sabado apos o carregamento as celulas estavam entre os 34 e 36º, no final liguei (pensando eu ) o AC para baixar a temperatura. Como nao tirei a "mangueira" do carro, o AC nao ligou sendo que ainda assim baixou bem a temperatura do pack apenas com a chaufagem. Depois reparei nisso e liguei o AC e ai notou-se mesmo a descida. Estava num parque de estacionamento com uma temperatura morna por ser fechado e os carros estarem sempre a circular. Se estivesse no exterior a temperatura era seguramente menos 6 ou 7º por isso o pack arrefecia apenas com a chaufagem.
Então pelo menos a circulação de ar funciona durante o carregamento. Já é alguma coisa.
Pelo que vi no sábado mesmo depois de estar 4h à carga e as baterias quentes apenas a chaufagem já começou a arrefecer. No shopping a temperatura não era assim tão fresca e mesmo assim baixou a temperatura. O que quer dizer que com uma temperatura de 20 graus exterior deve dar para as baterias não aquecerem quase nada. Em vez. Dos 6 graus pode aquecer se calhar apenas 2

Re: Diário de bordo - Malm

Enviado: 25 ago 2015, 09:43
por mjr
ICEM4N Escreveu: Por acaso no sabado apos o carregamento as celulas estavam entre os 34 e 36º, no final liguei (pensando eu ) o AC para baixar a temperatura.
Atingiu essas temperaturas com uma carga lenta? Qual era a temperatura exterior?