Página 19 de 37

Re: diário de bordo - prgc

Enviado: 17 dez 2013, 18:29
por Malm
Na minha opinião, não é por esse SOH que se avalia a degradação. Mas pelo que vejo sim, a degradação anda por volta dos 9%. Os primeiros seis meses são os piores. É nesta altura que a degradação avança mais rápido. Os 10.000 km também ajudam essa degradação, está a andar bastante mais que a maioria dos Leaf aqui presentes. E a P3227 está, talvez, a sobreavaliar a degradação um pouco, sendo que no verão talvez corrija.

Re: diário de bordo - prgc

Enviado: 17 dez 2013, 19:35
por galt
O meu também não passa dos 93% +/-.

Parece-me normal.

Re: diário de bordo - prgc

Enviado: 21 dez 2013, 17:51
por prgc
Este período festivo será passado no norte, mais propriamente em Melgaço. Pena não ser muito prático fazer a viagem no Leaf... são mais de 400Km de viagem... Quem sabe um dia faça essa aventura:)

Deixei o carro na rua, para ver o resultado quando voltar. Pelo menos deve ficar com as baterias fresquinhas por uns dias :)

Aproveito a oportunidade para desejar a todos um santo natal, com muita saúde! :D
Cumprimentos elétricos

Re: diário de bordo - prgc

Enviado: 21 dez 2013, 20:30
por galt
Hoje o meu fez 190kms.

Re: diário de bordo - prgc

Enviado: 07 jan 2014, 23:17
por prgc
Hoje aconteceu algo inesperado...
Como já foi dito e reforçado várias vezes, o maior fator de degradação das baterias é a temperatura.
Nos últimos tempos (2/3 meses) tenho tido alguns cuidados para tentar que as baterias apresentem a temperatura mais baixa possível. Ainda assim, a degradação é inevitável. Tenho constatado isso mesmo graças à aplicação que nos permite ver esses dados.
Contudo, essa tendência inverteu-se hoje... :shock:
De manhã saí de casa com carga a 80%; 205 GIDS/59.62Ahr; Temp 17.2-18.5ºC. Fui a T. Vedras e carreguei no posto mobie da Física, até 80%. De seguida fui para Lisboa, e foi a vez que andei mais ligeiro: CC a 100Km/h durante cerca de 20 Kms. Voltei a carregar a partir da hora do almoço. E às 17H registei estes valores: 80%; 207 GIDS/60.12Ahr; Temp 18.3-20.3ºC.

É certo que a variação é mínima, mas não esperava ver hoje o valor dos GIDS mais alto do que ontem (203 GIDS - o valor mais baixo até agora).

Veremos o que acontece nos próximos dias :)

Re: diário de bordo - prgc

Enviado: 07 jan 2014, 23:21
por VETL
É normal.
No meu a capacidade ultimamente varia em função da temp.ª do pack.
Quando tiver tempo actualizo a evolução da degradação do pack lá no meu DB onde isso é visível.

Re: diário de bordo - prgc

Enviado: 13 mar 2014, 12:25
por prgc
Há algum tempo que não faço uma atualização... :roll:

Fiz duas descargas mais acentuadas nos últimos tempos e registei estes valores:
Em 10/2/2014 https://www.dropbox.com/sc/hqke2e5dy8gak9y/9BoJtefyW7


Um carregamento a 100% no dia 11/3/2014:
https://www.dropbox.com/sc/s3lqoybsglfffou/0Ekzp7uvKj

https://www.dropbox.com/sc/08t7j0iobas4p0b/PjhJVYUaFV
Como tirei este screenshot à pressa, só depois reparei que está um pouco diferente do que tinha feito em FEV, a 14% SOC. A diferença de voltagem é maior neste último... Parece-vos preocupante? Nomeadamente o módulo 36?

Em relação às temperaturas tenho feito bastante cuidado para evitar que cheguem aos 25ºC... Ate agora tenho conseguido, mas reparei que com as temperaturas que se têm sentido, é muito fácil ultrapassar essa temperatura.

Isto faz-me pensar que talvez no verão passado, por falta do Leafspy, por falta do cabo mennekes, por falta de experiência e por falta dos conhecimentos que aqui se partilham, talvez eu tenha levado o carro a atingir temperaturas comprometedoras... mas com aquelas condicionantes todas, só se deixasse o carro em casa... Emfim...
Quem puder, que adquira a aplicação e evite carregamentos rápidos! :)

Re: diário de bordo - prgc

Enviado: 13 mar 2014, 12:39
por Orlando
Falta de mennekes porquê?

Re: diário de bordo - prgc

Enviado: 13 mar 2014, 12:47
por prgc
O carro foi-me entregue apenas como o EVSE de 10A.
Tive que pressionar bastante para que me dessem o cabo mennekes!
Por isso é que tive que recorrer ao CR do estádio da Luz 3 ou 4 vezes para poder seguir viagem...

Só o consegui quase dois meses depois da compra do carro
http://www.nissanleafpt.com/viewtopic.p ... 6&start=70

Re: diário de bordo - prgc

Enviado: 13 mar 2014, 13:36
por mjr
Parece estar tudo bem. A diferença de tensão para os 14% de SOC não é significativa.