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Re: Diário de Bordo - dgalv

Enviado: 18 jun 2014, 09:14
por dgalv
E ontem perto das 18h as temperaturas estavam assim:

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E hoje de manhã assim:

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Entretanto, andei a pesquisar melhor o novo leaf spy pro e encontrei estas duas novas leituras. Já alguém conhecia?

A primeira diz respeito à travagem e intensidade de travagem. O que está a verde representa quando se trava e se está a regenerar, o vermelho é quando travamos e deixámos de regenerar. No rectângulo acima do título do gráfico aparece uma barra que vai sendo preenchida consoante a intensidade. Isto é útil pois permite dosear a intensidade da travagem e assim regenerar mais, indo de encontro ao que o VETL escreveu à dias sobre a passagem suave da regeneração para a travagem quando se pisa o travão.

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Esta segunda imagem tem a ver com a aceleração e potência do motor, sendo que o rectângulo acima do título também vai sendo preenchido consoante a intensidade de aceleração. Mas este ainda não o consegui entender muito bem...

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Re: Diário de Bordo - dgalv

Enviado: 18 jun 2014, 09:17
por mjr
Hoje de manhã estava quase igual ao meu :) A Temperatura média do meu estava nos 22C, agora está com 23,1C após 25km.

Estou a ver que vou ter de comprar o LS Pro. São informações muito interessantes, especialmente a da travagem regenerativa.

Re: Diário de Bordo - dgalv

Enviado: 18 jun 2014, 09:25
por dgalv
mjr Escreveu:Hoje de manhã estava quase igual ao meu :) A Temperatura média do meu estava nos 22C, agora está com 23,1C após 25km.

Estou a ver que vou ter de comprar o LS Pro. São informações muito interessantes, especialmente a da travagem regenerativa.
Estas temperaturas foram obtidas com o carro em repouso desde as 18h de ontem e antes de sair hoje de casa. Estes quadros vieram com a última actualização...ainda ando a estudá-los melhor!

Re: Diário de Bordo - dgalv

Enviado: 18 jun 2014, 09:51
por VETL
dgalv Escreveu:...Entretanto, andei a pesquisar melhor o novo leaf spy pro e encontrei estas duas novas leituras. Já alguém conhecia?
Sim, já. Pelo menos desde início de Abril deste ano.
É porreiro.

Re: Diário de Bordo - dgalv

Enviado: 24 jun 2014, 15:37
por dgalv
Temperaturas às 19:50 do dia 20/06/2014:
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Estado da bateria, antes do 1º carregamento após a onda de calor:
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Após carregamento completo, dia 21/06/2014:
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Após reintroduzir a pistola e carregar novamente a ver se ainda "enchia" mais:
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Após uma saída para descarga completa da bateria, dia 22/06/2014 às 21:54:
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Após carregamento completo, dia 23/06/2014 às 08:47:
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Hoje à hora de almoço:
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Resumindo, a capacidade reportada voltou a aumentar, tendo eu notado que o carro foi ajustando a capacidade após desligar o carro. Numa das vezes, tinha acabado de chegar a um supermercado com 3,6kw (precisamente 0,2kw abaixo do valor do 1º aviso de bateria fraca). Quando cheguei ao carro, passada uma meia hora, a capacidade reportada já era de 3,8kw, pelo que não ouvi o aviso de bateria fraca quando liguei o carro e só o voltei a ouvir uns metros após ter começado a andar.

Ainda fui a outro supermercado e voltou a fazer o mesmo ajuste à capacidade. Isto aconteceu no dia 20/06/2014.

Re: Diário de Bordo - dgalv

Enviado: 24 jun 2014, 16:40
por mjr
Ele de facto sobre-estima as perdas por temperatura quando os ciclos são menores. Com um ciclo completo dá para ele voltar a calibrar o processo. Não era claro aceitável que perdesse 1 Ahr numa semana, senão nem um Verão o carro durava 8-)

No entanto esta situação não implica qualquer perda de autonomia por o carro estimar mal a capacidade, pois ele vai sempre ajustando o SOC conforme a evolução das tensões nas células.

Re: Diário de Bordo - dgalv

Enviado: 24 jun 2014, 17:30
por dgalv
mjr Escreveu:Ele de facto sobre-estima as perdas por temperatura quando os ciclos são menores. Com um ciclo completo dá para ele voltar a calibrar o processo. Não era claro aceitável que perdesse 1 Ahr numa semana, senão nem um Verão o carro durava 8-)

No entanto esta situação não implica qualquer perda de autonomia por o carro estimar mal a capacidade, pois ele vai sempre ajustando o SOC conforme a evolução das tensões nas células.
E relativamente às células 13 e 16 quando o SOC estava em 9,1...serão estas as mais problemáticas?

Re: Diário de Bordo - dgalv

Enviado: 24 jun 2014, 21:25
por mjr
Sim, mas não me parece nada de alarmante. Todas as outras células estão bem abaixo do joelho.

No meu caso tinha as células 2 e 4 a 3,4V e todas as outras acima dos 3,7V. Entretanto já consegui equilibrar o pack (e ganhar quase 1kW.h), mas isso é outra história.

Re: Diário de Bordo - dgalv

Enviado: 24 jun 2014, 22:55
por cromero
rdias Escreveu:Qual foi o truque para equilibrar ?
Será segredo?...

Re: Diário de Bordo - dgalv

Enviado: 24 jun 2014, 22:58
por Orlando
cromero Escreveu:
rdias Escreveu:Qual foi o truque para equilibrar ?
Será segredo?...
Tb quero....tb quero....