Re: DIY EVSE
Enviado: 13 set 2017, 12:55
...e agora com reconhecimento facial é um must! 
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Se utilizares o evse num sítio que não confies podes passar os 2 fios na argola de um aloquete. Depois só levam alguma coisa se cortarem o cabo.cacoila Escreveu: Já agora, com aquelas fichas a ligar à Mennekes ou ao EVSE corres o risco de te levarem o EVSE enquanto carrega, ou tem mais alguma protecção que não estou a ver?
A minha ideia inicial era ter um botão de 3 posições para 3 potencias de carga, ou um botão de pressão para alternar entre as potencias pré definidas com algum tipo de feedback (leds ou algo assim). Eu percebo que o colaborativo seja extremamente parameterizavel, mas para mim que não tenho Wifi na garagem ele não a ia reconhecer (digo eu) como "Casa", logo "perdia" parte da sua automação, enfim, pode ser uma hipótese mas não me parece a mais prática nos cenários em que eu o vou usar.Apr Escreveu:Olha que estás enganado, quando havia mobi-e em Coimbra carregava o carro nos postos a 16A fixo e em casa a 28A com regulação automática sem fazer rigorosamente nada, só ligar a ficha. E é flexivel, podes ou não guardar a seleção de amperes entre sessões de caga ou ligar o EVSE com uma determinada parametrização dependendo das condições do WiFi, casa/trabalho/fora de casa. Tudo isto para não ter que andar sempre a alterar os amperres.
Não há soluções perfeitas, contar piscar de LEDS (simpleEVSE) ou navegar nos menus de um LCD (OpenEVSE) são operações bem mais entediantes do que sacar do telemóvel em grande estilo, ligar ao EVSE, passar a mão pelo cabelo com ar confiante e enquanto deixas o carro totalmente submisso às ordens do teu dedo, lanças um sorriso em camera lenta para evidenciar o dente de ouro...ui! elas ficam caidinhas...
Bem lembrado... Começo a gostar mesmo muito dessa solução.RJSC Escreveu:Se utilizares o evse num sítio que não confies podes passar os 2 fios na argola de um aloquete. Depois só levam alguma coisa se cortarem o cabo.
Se a rede eléctrica da garagem é a mesma da casa, só não tem wifi se não quiser gastar 50€ numa powerline.cacoila Escreveu:A minha ideia inicial era ter um botão de 3 posições para 3 potencias de carga, ou um botão de pressão para alternar entre as potencias pré definidas com algum tipo de feedback (leds ou algo assim). Eu percebo que o colaborativo seja extremamente parameterizavel, mas para mim que não tenho Wifi na garagem ele não a ia reconhecer (digo eu) como "Casa", logo "perdia" parte da sua automação, enfim, pode ser uma hipótese mas não me parece a mais prática nos cenários em que eu o vou usar.Apr Escreveu:Olha que estás enganado, quando havia mobi-e em Coimbra carregava o carro nos postos a 16A fixo e em casa a 28A com regulação automática sem fazer rigorosamente nada, só ligar a ficha. E é flexivel, podes ou não guardar a seleção de amperes entre sessões de caga ou ligar o EVSE com uma determinada parametrização dependendo das condições do WiFi, casa/trabalho/fora de casa. Tudo isto para não ter que andar sempre a alterar os amperres.
Não há soluções perfeitas, contar piscar de LEDS (simpleEVSE) ou navegar nos menus de um LCD (OpenEVSE) são operações bem mais entediantes do que sacar do telemóvel em grande estilo, ligar ao EVSE, passar a mão pelo cabelo com ar confiante e enquanto deixas o carro totalmente submisso às ordens do teu dedo, lanças um sorriso em camera lenta para evidenciar o dente de ouro...ui! elas ficam caidinhas...
Bem lembrado... Começo a gostar mesmo muito dessa solução.RJSC Escreveu:Se utilizares o evse num sítio que não confies podes passar os 2 fios na argola de um aloquete. Depois só levam alguma coisa se cortarem o cabo.
Também há a solução de meter lá um NodeMCU / Wemos que custa uns 4€ a emitir um sinal wifi próprio apenas para sinalizar o EVSE.cacoila Escreveu:Mas não é... É do condomínio, e é uma cave onde não chega qualquer sinal wifi de qualquer vizinho.