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Re: Questões para os atuais proprietários do i3

Enviado: 30 jun 2016, 19:18
por BrunoAlves
Idealmente à tomada, ainda que deva ser mais ou menos a mesma coisa.

A ideia é o EVSE estar alimentado (da tomada) e manter o contactor interno aberto (ou seja, sem passagem de corrente) até ligares ao carro. Depois é o carro que pede ao EVSE para dar "xixa" :D e assim o arco eléctrico faz-se no contactor (onde é suposto) e não nos pinos da tomada.
Mas lá está, se ligares primeiro ao carro, o EVSE não tem alimentação e mantém o contactor aberto na mesma.

A desligar é que deves desligar do carro primeiro.

Re: Questões para os atuais proprietários do i3

Enviado: 30 jun 2016, 20:57
por Volt
Isso é apenas importante se o carro estiver em carga. Convém desligar no lado da ficha mais robusta. No caso do i3, ele destranca a ficha quando se abre o carro, o que desliga logo o carregamento durante uns segundos. Isso é que é sempre melhor.

Re: Questões para os atuais proprietários do i3

Enviado: 05 jul 2016, 13:16
por djs
Há problema em ir carregando ao longo do dia?

Hoje, por exemplo, gastei 20% de manhã, agora vim almoçar e deixei a carregar até acabar o almoço.

Depois vou chegar ao escritório e colocar a carregar, evitando assim de carregar à noite (em princípio...). Há problema?

Re: Questões para os atuais proprietários do i3

Enviado: 05 jul 2016, 13:20
por rnlcarlov
Se houvesse problema penso que quase todos os VEs estavam tramados :lol:

Quanto muito há recomendações de não deixar sistematicamente os carros muitas horas com carga a 100%, para dar mais saúde à bateria, mas fora isso carregue quando precisar e quanto precisar.

Re: Questões para os atuais proprietários do i3

Enviado: 05 jul 2016, 13:39
por djs
Nunca está muito tempo a 100%, todos os dias de manhã, almoço e noite ando com ele. O máximo que está é de noite e fica a 100% até sair de manhã, aí sim é quando fica mais tempo. Nunca fica dias a 100% sem andar nele.

Re: Questões para os atuais proprietários do i3

Enviado: 05 jul 2016, 18:29
por mjr
Eu não recomendo que fique a noite toda a 100%. Ao fim de um ano é o equivalente a vários meses a 100%. Não há diferença em 48 horas de ele ficar 12 horas seguidas a 100% e o restante abaixo, ou várias vezes 1 hora a 100% perfazendo no total 12 horas a 100%.

Recomendo 80% ao "deitar" e programar para carregar durante a noite a 100%, terminando a carga pouco antes de "acordar".

Re: Questões para os atuais proprietários do i3

Enviado: 05 jul 2016, 19:10
por snowman
mjr Escreveu:Eu não recomendo que fique a noite toda a 100%. Ao fim de um ano é o equivalente a vários meses a 100%. Não há diferença em 48 horas de ele ficar 12 horas seguidas a 100% e o restante abaixo, ou várias vezes 1 hora a 100% perfazendo no total 12 horas a 100%.

Recomendo 80% ao "deitar" e programar para carregar durante a noite a 100%, terminando a carga pouco antes de "acordar".
Também concordo, mas há outra solução: Se ao carregar no "máximo" fica grande parte da noite a 100%, carregando em modo "reduzido" já ficará menos tempo a 100% e em modo "baixo" se calhar não ficará tempo nenhum. Como já escrevi algures, com o evse que vem com o carro, de 10% a 100% demorará 19horas (baixo), 12 horas (reduzido) e 9horas (máximo).
Estes tempos podem variar porque o carro pode climatizar na hora de partida e assim demorar mais a ficar a 100% (isto é uma teoria minha), mas também por vezes, quando necessário o sistema carrega também a bateria convencional (dito pelo especialista de produto BMW). Assim, nesta circunstância demorará mais tempo a carregar. Acresce que o carro avisa sempre quanto tempo vai demorar até ficar a 100%.

No meio disto tudo a BMW afirma uma coisa estranha que ainda não esclareci. "O carro protege-se contra carregamentos parciais". O que pressupõe que os mesmos são menos saudáveis do que os integrais (100%). Tudo o que leio sobre baterias, contradiz esta afirmação...
Alguém quer comentar?
Abraço

Re: Questões para os atuais proprietários do i3

Enviado: 05 jul 2016, 20:28
por mjr
Todos os VE têm uma tecnologia avançada que os pretege contra cargas parciais. Chama-se bateria de lítio. :mrgreen:

Re: Questões para os atuais proprietários do i3

Enviado: 05 jul 2016, 20:44
por snowman
mjr Escreveu:Todos os VE têm uma tecnologia avançada que os pretege contra cargas parciais. Chama-se bateria de lítio. :mrgreen:
Isso vindo do especialista de produto e dito dessa maneira seria grosseiro, percebendo eu a graça. Mas não responde à questão: se um é mau é porque o outro é bom? Não é isso que por aqui se escreve nem se aconselha. E os menos entendidos como eu e outros tantos por aí gostaríamos de ir percebendo avançando, km a km, como utilizadores entusiastas que (ainda) somos. Se é preciso tirar um doutoramento em baterias e afins associados à mobilidade eléctrica só para conduzir um carro, não há mobilidade eléctrica que resista. E já estamos no costume, por aqui no fórum: off topic. Parabéns.

Re: Questões para os atuais proprietários do i3

Enviado: 05 jul 2016, 20:59
por djs
Já vi que toquei num tema fracturante. A conclusão a que chego é: carregar quando precisar e não me preocupar com o resto.