Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol
Enviado: 06 ago 2015, 14:05
O motor do Fluence é síncrono, logo precisa da excitação do rotor, mas é um motor AC e para esta discussão não faz diferença se é um motor de indução ou síncrono.
Acho que estamos de acordo que um motor AC é capaz de produzir tanta potência como gerador ou como motor, basta ver os grupos reversíveis das barragens com contra-barragem que são geradores durante o dia e motores à noite.
Da mesma forma que existe uma curva de potência e binário do motor existe uma de quando funciona como gerador que é normalmente simétrica, não sendo possível gerar a potência máxima a baixas rotações simplesmente porque a potência é sempre o produto do binário pela velocidade de rotação, seja o binário positivo ou negativo.
Ora o binário é proporcional à corrente e se não queremos exceder a corrente máxima do motor vamos limitar o binário limitando assim a potência. A descrição que fazes com a tensão a metade da nominal é válida tanto como gerador ou como motor, a limitação é a mesma.
O motivo pelo qual a potência de regeneração nos EV's é normalmente inferior à potência em aceleração não é de ordem puramente técnica.
Pode encarecer demasiado o controlador, pode ser decisão da marca, pode ser para limitar a potência máxima entregue à bateria.
Acho que estamos de acordo que um motor AC é capaz de produzir tanta potência como gerador ou como motor, basta ver os grupos reversíveis das barragens com contra-barragem que são geradores durante o dia e motores à noite.
Da mesma forma que existe uma curva de potência e binário do motor existe uma de quando funciona como gerador que é normalmente simétrica, não sendo possível gerar a potência máxima a baixas rotações simplesmente porque a potência é sempre o produto do binário pela velocidade de rotação, seja o binário positivo ou negativo.
Ora o binário é proporcional à corrente e se não queremos exceder a corrente máxima do motor vamos limitar o binário limitando assim a potência. A descrição que fazes com a tensão a metade da nominal é válida tanto como gerador ou como motor, a limitação é a mesma.
O motivo pelo qual a potência de regeneração nos EV's é normalmente inferior à potência em aceleração não é de ordem puramente técnica.
Pode encarecer demasiado o controlador, pode ser decisão da marca, pode ser para limitar a potência máxima entregue à bateria.
