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Re: Diário de bordo - Malm
Enviado: 14 mar 2016, 00:03
por Malm
E no retorno a casa, depois de carregar alguma coisa no Intermarche, já a apenas uns 300 metros de minha casa, dou com isto...

Re: Diário de bordo - Malm
Enviado: 14 mar 2016, 22:30
por Malm
O meu conhecimento e a minha confiança no EvBatMon vai crescendo aos poucos. Agora já consigo obter dados com bastante frequência. Continua a indicar 33,8 Ah. Agora já lhe coloquei também o SoC Dash visível, a par do SoC Real. Foi uma grande surpresa para mim, esta do i-MiEV calcular dois SoC distintos. Suspeitos que para umas coisas utiliza o SoC Dash (os 0,0% de SoC Dash fazem parar o carro), para outras o SoC Real.
Desconfio que calcula o SoC Dash tendo em conta a energia que determina ter gasto, enquanto o SoC Real é determinado de outra forma, talvez através da voltagem média das células. Pelo que tenho visto, raramente coincidem. Hoje, por exemplo, enquanto o SoC Real era 31,5%, o SoC Dash (que é o que o caniOn e o tablier do carro nos dá) era 33,5%.
Re: Diário de bordo - Malm
Enviado: 15 mar 2016, 13:07
por ICEM4N
Basicamente o que me interessa é a degradação, e agora analiso constantemente esse parâmetro. Pena é. Que o canion não inclua esse parâmetro.
Re: Diário de bordo - Malm
Enviado: 15 mar 2016, 20:08
por alexmol
O SOC Real chega aos 100% quando se faz uma carga completa ?
Re: Diário de bordo - Malm
Enviado: 15 mar 2016, 20:58
por Malm
Essa pergunta pressupõe que o SoC Dash chega aos 100% numa carga completa? É que se pressupõe, pressupõe errado. Nem sempre isso acontece. No meu carro, raramente isso acontece, ou pode acontecer sempre. É à minha escolha. Eu até tenho em video um SoC Dash no final de uma carga completa inferior a 100% e depois, ao tentar carregar mais um pouco, o carro não deixa e corrige o SoC Dash para 100%. Já o fiz dezenas de vezes, só porque me apetece. O SoC é muito errático, um parâmetro tipicamente feminino, e é preciso primeiro conhecer muito bem o comportamento dele para depois o podermos passar a dominar ao nosso jeito. Mas dá muito trabalho. Exige atenção permanente a pormenores e ninguém está para isso. A não ser nas situações em que pode dar grande asneira andar distraído.
Comigo é assim, a resposta é muitas vezes imprevisível. Esperem tudo quando me colocam uma questão.
Re: Diário de bordo - Malm
Enviado: 15 mar 2016, 21:34
por alexmol
A minha curiosidade vai para o SoC Real nessas situações em que se força o SoC Dash a 100%

Re: Diário de bordo - Malm
Enviado: 15 mar 2016, 21:53
por Malm
Ok, agora a pergunta já está esclarecida. Ainda não sei, porque só desde anteontem tenho forma de saber o SoC Real. No sábado nem sequer suspeitava que isso existia. Um dia destes faço a experiência.
Por acaso até já tinha dado sinais de trabalhar com dois SoC distintos. Agora algumas coisas passaram a fazer sentido. É um bom exemplo que por vezes existem coisas que estão mesmo à frente do nosso nariz e não as conseguimos ver. Simplesmente não nos passa pela cabeça que possa ser assim.
Dado que eu suspeito que o SoC Real é baseado na voltagem das células, acho que a resposta a essa pergunta vai ser SoC Real inferior a 100%. Porque o meu carro para geralmente de carregar antes de ter todas as células a 4,11V (isso é que seria o SoC Real a 100%). Alias, neste momento, devido a cada célula ter uma capacidade diferente, já nem o consegue fazer (ficam umas a 4,105 e outras a 4,11, na melhor das hipóteses). Mas nos carros novos devem ficar os dois a 100%.
Então a minha previsão é o SoC Real ficar nos 96%.
Re: Diário de bordo - Malm
Enviado: 18 mar 2016, 21:59
por Malm
Primeira descida de capacidade registada. Hoje acordou a 33,7 Ah. Ainda estou acima dos 70% em relação à capacidade inicial.
Re: Diário de bordo - Malm
Enviado: 19 mar 2016, 16:11
por tinhobret
Muito interessante ! obrigado.
O Evbatmon ainda nao esta disponivel.
Mas finalmente que modelo de OBD utelisas?
Re: Diário de bordo - Malm
Enviado: 19 mar 2016, 17:15
por Malm
Exato. O EvBatMon ainda não está disponível. O criador pediu a um número limitado de utilizadores de i-MiEV para o testarem, sendo que sou um deles, por isso consigo fazer estas imagens.
O STN 1170 OBD-II não funciona com o EvBatMon, pelo que neste momento ando sempre a trocar entre dois OBD, o STN para o caniOn e o D-Link emprestado pelo VETL para o EvBatMon. O melhor é adquirir um OBD que funcione com as duas aplicações, como o OBDLink MX Bluetooth ou o OBDLink LX Bluetooth.