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Re: Finalmente um Híbrido Diesel!!!
Enviado: 27 jan 2011, 21:32
por mikexilva
ruicvt Escreveu:Pois... publicidade enganosa. É como dizer que o LEAF gasta 0l/100km. Faltava mencionar os 15kWh de energia eléctrica necessários para percorrer esses 100km.
De facto, o Leaf gasta 0 litros aos 100km

. Não é enganoso

Vao o Joãozinho à drogaria: "Olhe sff, dê-me 1 litro de electrões"
O Leaf devia ter um modulo que se encaixava por baixo do porta bagagens e fazia de Range extender, podia ser a gasolina, a gasóleo ou Hidrogenio:
http://www.horizonfuelcell.com/store/h1000xp.htm
Um destes mas com mais capacidade, nem que fosse para ficar a carregar para ter energia para o regresso...
Re: Finalmente um Híbrido Diesel!!!
Enviado: 27 jan 2011, 22:35
por ruimegas
mikexilva Escreveu:ruicvt Escreveu:Pois... publicidade enganosa. É como dizer que o LEAF gasta 0l/100km. Faltava mencionar os 15kWh de energia eléctrica necessários para percorrer esses 100km.
De facto, o Leaf gasta 0 litros aos 100km

. Não é enganoso

Vao o Joãozinho à drogaria: "Olhe sff, dê-me 1 litro de electrões"
O Leaf devia ter um modulo que se encaixava por baixo do porta bagagens e fazia de Range extender, podia ser a gasolina, a gasóleo ou Hidrogenio:
http://www.horizonfuelcell.com/store/h1000xp.htm
Um destes mas com mais capacidade, nem que fosse para ficar a carregar para ter energia para o regresso...
Mike se eu fosse a ti registava já a patente dessa ideia porque o futuro pode bem ser hibrido eléctrico - célula de hidrogénio = zero CO2 e escape = água ou H2O

Re: Finalmente um Híbrido Diesel!!!
Enviado: 28 jan 2011, 00:52
por mikexilva
ruimegas Escreveu:
Mike se eu fosse a ti registava já a patente dessa ideia porque o futuro pode bem ser hibrido eléctrico - célula de hidrogénio = zero CO2 e escape = água ou H2O

Eu penso que os "Fuel Cell" vehicles são carros electricos com uma bateria com menos capacidade e um conversor de hidrogerio para electrecidade, ou seja é como um hibrido, mas em vez de carregar da rede electrica carrega com a Fuel Cell que deve ter capacidade para manter o carro a andar, apesar de ter que usar a bateria para picos de consumo...
O Leaf, com 3 modulos destes já devia ser possivel manter uma carga lenta (como em nossa casa de 3Kw) enquanto se está parado onde não exista ponto de carga...
PS: já existe algum gráfico com o consumo do Leaf (em Kw) vs a velocidade ? com um consumo de 3Kw que velocidade seria possivel manter?
Re: Finalmente um Híbrido Diesel!!!
Enviado: 28 jan 2011, 09:03
por ruicvt
Não gosto muito de avançar dados de protótipos, mas a VW diz que o irá comercializar... Interessante o motor 0.8 bicilindrico diesel.
km77.com/00/volkswagen/proto/studie-xl1 ... ie-xl1.asp
Re: Finalmente um Híbrido Diesel!!!
Enviado: 28 jan 2011, 09:35
por mjr
Seria de facto interessante. Mas mais uma vez penso que estão a misturar consumos de combustível com energia adquirida da rede para dar os 0,9l/100km.
O valor real será dado pelos 10 l do depósito de combustível / (550 autonomia total - 35km eléctricos) = 1,94 l/100 km .
Muito bom, mas o carro também não é propriamente convencional. 2 lugares, com cerca de metade da área frontal x Cx de um Golf (pois gasta metade da potência da Golf para circular a 100 km/h), pneus de bicicleta... Ah, e pesa cerca de 800kg. Como se vê, a marca dos 2l é MUITO díficil de chegar.
Re: Finalmente um Híbrido Diesel!!!
Enviado: 28 jan 2011, 09:46
por ruicvt
Vamos esperar para ver os consumos reais. Após esta discussão, acredito nos 3l/100 como perfeitamente alcançável num diesel-híbrido. Já há muitos diesel convencionais a não andar longe desse valor.
Numa condução óptima, almejo que os 2 litros sejam exequíveis

Re: Finalmente um Híbrido Diesel!!!
Enviado: 28 jan 2011, 09:51
por vgomes
mjr Escreveu:
Seria de facto interessante. Mas mais uma vez penso que estão a misturar consumos de combustível com energia adquirida da rede para dar os 0,9l/100km.
O valor real será dado pelos 10 l do depósito de combustível / (550 autonomia total - 35km eléctricos) = 1,94 l/100 km .
Muito bom, mas o carro também não é propriamente convencional. 2 lugares, com cerca de metade da área frontal x Cx de um Golf (pois gasta metade da potência da Golf para circular a 100 km/h), pneus de bicicleta... Ah, e pesa cerca de 800kg. Como se vê, a marca dos 2l é MUITO díficil de chegar.
Por acaso neste acho que nao.
Está já é a 3ª versão do 1L.
Penso que o primeiro saiu há muitos anos qd havia o VW 3L, de produção. Era um Lupo com aplicações em aluminio, motor menos potente e algumas coisas que hoje todos têm, start e stop por exemplo. O 1L levava ao extremo, onde o lupo tinha aluminio o 1L era, e este novo tb é, de carbono.
A VW podia lançar pois a Renault tb vai lançar o twizzi, que tb é só de 2 lugares. O risco da diferença ficava partilhado

.
Pessoalmente acho que terá mais sucesso este que o twizzi.
Re: Finalmente um Híbrido Diesel!!!
Enviado: 28 jan 2011, 10:01
por ruicvt
A VW podia lançar pois a Renault tb vai lançar o twizzi, que tb é só de 2 lugares. O risco da diferença ficava partilhado .
Pessoalmente acho que terá mais sucesso este que o twizzi.
Também acho. Se tiver um preço equiparável, terá a vantagem da autonomia, performances e facilidade de abastecimento (tempo). A desvantagem dos custos inerentes ao combustível (pouco) e manutenção (pode ser significativo, dependendo da fiabilidade)
Re: Finalmente um Híbrido Diesel!!!
Enviado: 28 jan 2011, 11:13
por ruicvt
Já agora, para comprovar que os 2 litros são efectivamente difíceis de alcançar, mas ainda assim não tão improváveis

:
http://turbo.sapo.pt/canal.aspx?channel ... B7C0B00DE9
"Cerca de 24h depois da partida, o destino alcançado pelos três concorrentes do Volvo DRIVe Challenge acabou por ser mais distante do inicialmente previsto. Os três condutores que, no dia 26 de Junho, partiram de Lisboa com o depósito de 50 litros atestado e selado chegaram à cidade francesa ainda com pouco menos de meio depósito e tiveram de definir uma nova meta: Paris.
Todos os carros chegaram à capital francesa (dois chegaram mesmo a ultrapassar a cidade) com o Volvo C30 Nº 3 conduzido por António Almeida a ser declarado vencedor, depois de 1937,7 km e uma média de consumo de 2,5 l/100km. As médias dos outros dois concorrentes, Rui Pedro Martins e Rui Nuno Eloy, são também de realçar: 2,7 e 2,9 litros por 100 km para 1897,7 e 1766,5 kms percorridos, respectivamente."
Atenção, estamos a falar de um carro de série. Sendo apenas uma versão de fábrica mais "eco-friendly" do Volvo C30 1.6d, denominada e-Drive. Tem um motor do grupo PSA 1.6 de 109cv.
É evidente que a média de velocidade foi baixa e o cuidado na condução extremo, contudo não deixa de ser um teste em condições reais e não muito longe da média de velocidade que a maioria dos utilizadores usará nos eléctricos, para potenciar a sua autonomia acima dos 150km.
Re: Finalmente um Híbrido Diesel!!!
Enviado: 28 jan 2011, 11:53
por mjr
Segundo o link que o ruicvt indicou, eles de facto estavam a misturar consumos eléctricos e de diesel:
Tiene un consumo de 0,9 l/100 km en condiciones de homologación. Es una cifra muy baja, en gran medida debido a que parte del proceso de homologación se realiza con el motor Diesel apagado.
Isto aliás é facilmente depreendido pelos apenas 550 km de autonomia com um depósito de 10l, como expliquei. Se fosse de 1l/100 km a autonomia era de 1000 km, como óbvio.
Sobre os 2l serem difíceis de conseguir num carro de CI de produção e convencional (estes protótipos não são nem uma nem outra), posso dizer que eu no meu Golf TDI já consegui fazer médias abaixo dos 3l também em trajectos urbanos e semi-urbanos, como por exemplo da Gaia-Trofa. No entanto os valores homologados pelas marcas são definidos em circuitos pré-definidos, onde todos os veículos estão em condições iguais de comparação. Assim, nos actuais circuitos homologados, em circuito bombinado, uma média de 2l em carros de produção é mesmo muito difícil. Este VW consegue-o, mas não é nada convencional como vimos.