E meia dúzia de bombas pelo mundo fora. Hidrogénio é que nem daqui a 20 anos, ainda por cima a poluir... Gostava de acreditar, mas não vejo nada de especial.
Nélio, o problema não é tanto pelo lado das autonomias, mas sim pela falta de locais para carregar rapidamente, 30 minutos um carregamento é mais que aceitável, não demora muito menos na bomba de combustível. Claro que todos querem autonomias de 300 klms ou mais, mas são meia dúzia as vezes, que se vai utilizar tal autonomia. Se é para poupar, pensa-se nos 5% ou nos 95% ?
Híbridos? São maioritariamente mais caros que os VE's e para fazer 30 klms em eléctrico vai ter de andar bem devagar, ou escolher um híbrido mais caro do que os que anunciou. Com híbridos é que eu ponho sérias dúvidas se recupera alguma vez o investimento, mas faça as suas contas.
Já se compram bons Ve's entre os 15 e os 20 mil € com bateria incluída, até menos em alguns casos.
Que potência tem em casa? se tiver 30A que é o mais provável, não tem de mudar nada, carrega a 16A enquanto dorme e pode ter o veículo completamente descarregado, no dia seguinte estará a 100%.
O leaf de 30 kWh andará com autonomias por volta dos 200 klms.
Estive na Madeira durante 6 dias, fiz 800 klms, e a única coisa que fiz foi passear e ver o máximo possível. Tentei alugar um 100% eléctrico mas só tinham twizy's, se tivessem um leaf era o que tinha usado, e tinha chegado sem problemas, mesmo sem conhecer a zona. Há electricidade por todo o lado, basta para isso aproveitar ao máximo os períodos que o carro está parado.
Perco 1 minuto por dia a carregar o carro, mas nunca vou à bomba perder 15 ou 20 minutos, não é por aí.
Temos de colocar todos os factores ao barulho, senão as contas nunca vão ser justas. Acha que vai conseguir fazer 200€ de revisão regularmente? Eu tive um megane, e durante a garantia tiveram de substituir uns milhares em peças, foram várias as vezes que lá fui, imagino daí para a frente...
Não parta do principio que vai trocar a bateria porque isso dificilmente vai acontecer, e a acontecer depois dos 8 anos de garantia e 160 mil klms, ou 5 anos e 100 mil para os veículos mais antigos, é dinheiro para o lixo?
Não, não é, porque muito boa gentinha vai aproveitar a bateria, colocar painéis se não os tiver e gastar umas boas centenas a menos de electricidade. A bateria vai dar para muitos e bons anos, mesmo quando já não tiver utilidade no carro.
Consegue fazer isso com o turbo ou o óleo? Ou com a maf e egr? Temos de ver os dados todos
Há aqui utilizadores que fazem 40 mil klms, outros até mais por ano, quantos deles trocaram a bateria? Quantos deles deixaram de poder usar o carro no seu dia a dia? Posso-lhe adiantar que é um número bem redondinho

Deixaram de poder ir à terra com esse carro sem parar pelo meio? É verdade, acontece em alguns casos, mas param para almoçar/jantar e já lá chegam sem ir devagar.
A mobilidade eléctrica tem muito que avançar e não estamos satisfeitos com o que temos, falta muita coisa para ser perfeito, mas o que mais falta faz são postos rápidos por todo o lado, e 90% da conversa que estamos a ter já não fazia sentido
