Página 3 de 13
Re: Diário de bordo - Kia e-Niro 64kWh - pemifer
Enviado: 08 jun 2021, 23:16
por BrunoAlves
A ideia que eu tenho, das minhas incursões dos últimos 2 anos a Alcácer, é que "para baixo" é de borla, "para cima" custa muito mais.
Sem exagero o carro diz que gasta menos da intersecção da A1 com a A10 até Alcácer a cento e.... muito!

do que no sentido inverso a menos de 120.
Não fiz nunca sequer o estudo da elevação ou do vento, o migle é que tinha isso tudo estudado (que é feito dele?). Mas seguramente que é mais favorável "para baixo". Pode explicar essa diferença significativa que verificaste.
Re: Diário de bordo - Kia e-Niro 64kWh - pemifer
Enviado: 08 jun 2021, 23:21
por ruramos
Não esquecer o vento, está muitas vezes de norte para sul. Custando a vinda para Lisboa muito mais
Re: Diário de bordo - Kia e-Niro 64kWh - pemifer
Enviado: 08 jun 2021, 23:31
por zeuz
BrunoAlves Escreveu: 08 jun 2021, 23:16
Não fiz nunca sequer o estudo da elevação ou do vento, o migle é que tinha isso tudo estudado (que é feito dele?).
Também já notei, lamentavelmente, a ausência dele...
Re: Diário de bordo - Kia e-Niro 64kWh - pemifer
Enviado: 08 jun 2021, 23:40
por Arad79
Para Sul é a descer!

Re: Diário de bordo - Kia e-Niro 64kWh - pemifer
Enviado: 09 jun 2021, 03:41
por Nonnus
BrunoAlves Escreveu: 08 jun 2021, 23:16
o migle é que tinha isso tudo estudado (que é feito dele?).
Ele continua cá, menos interventivo, mas continua a ler as nossas barbaridades

Re: Diário de bordo - Kia e-Niro 64kWh - pemifer
Enviado: 09 jun 2021, 10:06
por pemifer
Chamo a atenção que a diferença de consumos deveu-se à mudança de velocidade.
Para baixo, mais ou menos a 110km/h, só uns minutos, poucos, acima de 119.
Para cima, praticamente sempre acima dos 119km/h.
Re: Diário de bordo - Kia e-Niro 64kWh - pemifer
Enviado: 09 jun 2021, 12:03
por BrunoAlves
Sim, mas acho que 10km/h não reduzem 100km na autonomia como estavas a sugerir.
Re: Diário de bordo - Kia e-Niro 64kWh - pemifer
Enviado: 09 jun 2021, 13:00
por frankesousa
BrunoAlves Escreveu: 09 jun 2021, 12:03
Sim, mas acho que 10km/h não reduzem 100km na autonomia como estavas a sugerir.
Mas somando a uns 20km/h de vento já dá 50km/h a mais (20 do vento a favor + 20 do vento contra + 10 da velocidade superior). Isto tudo com o atrito a aumentar de forma quadrática com a velocidade e o formato SUV atiram o consumo para valores altos
Mas quem se preocupa com isso quando se tem 60kWh para utilizar?

Re: Diário de bordo - Kia e-Niro 64kWh - pemifer
Enviado: 09 jun 2021, 15:29
por pemifer
Obviamente que quando refiro que vim a mais de 119km/h quero dizer que vim a 120 pois é a velocidade legal.
Só acrescento que de Alcacer a Lisboa apenas fui ultrapassado por 2 BMW que vinham picados um com o outro.
Re: Diário de bordo - Kia e-Niro 64kWh - pemifer
Enviado: 09 jun 2021, 16:56
por jfr2006
pemifer Escreveu: 08 jun 2021, 22:47
A ideia com que fiquei é que a 110 fará mais de 400km, acima de 119, não sei se chegará aos 300...
De acordo com o teste deste senhor, a 130 km/h reais, fará os 300km:
https://www.youtube.com/watch?v=WAM9nNaOtGM