DIÁRIO DE BORDO - mjr

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
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mjr
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Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por mjr » 14 dez 2011, 14:05

300k é obra! Com esses km já é normal pelo menos retificar os discos, depois de várias trocas de calços.
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Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por mikexilva » 14 dez 2011, 18:40

Mas antigamente usavam amianto nos calços de travão e na embraiagem, e agora com os novos materiais menos perigosos para a saúde desgatam a um ritmo superior...

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Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por mjr » 06 fev 2012, 20:55

Ontem a subir a Avenida da Boavista junto ao Porto Palácio Hotel parei num semáforo e ao lado um Opel Insignia a Diesel estava a subir as rotações com o carro parado. Claro que não resisti em carregar fundo no acelerador quando o semáforo ficou verde. :mrgreen: Por não ter embraiagem tive logo uma vantagem em ter aceleração instantãnea ao pisar no acelerador e ganhei logo uns 5 metros. Depois ele acompanhou, mas quando esgotou a primeira velocidade (e que barulho fez...)... mais 10 metros de vantagem. Para não apanhar nenhuma multa larguei o acelerador aos 80km/h. Nesse momento ele estava a começar a aproximar-se (mas ia ter de mudar novamente de velocidade...). Quando se apercebeu que deixei de acelerar, também parou de acelerar, e ficou a olhar para a minha traseira a ver que carro seria 8-)

Não sei qual o motor do Insignia, pois nunca me passou, mas não deve ter menos de 130cv.
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Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por ruimegas » 06 fev 2012, 20:57

;)
mjr Escreveu:Ontem a subir a Avenida da Boavista junto ao Porto Palácio Hotel parei num semáforo e ao lado um Opel Insignia a Diesel estava a subir as rotações com o carro parado. Claro que não resisti em carregar fundo no acelerador quando o semáforo ficou verde. :mrgreen: Por não ter embraiagem tive logo uma vantagem em ter aceleração instantãnea ao pisar no acelerador e ganhei logo uns 5 metros. Depois ele acompanhou, mas quando esgotou a primeira velocidade (e que barulho fez...)... mais 10 metros de vantagem. Para não apanhar nenhuma multa larguei o acelerador aos 80km/h. Nesse momento ele estava a começar a aproximar-se (mas ia ter de mudar novamente de velocidade...). Quando se apercebeu que deixei de acelerar, também parou de acelerar, e ficou a olhar para a minha traseira a ver que carro seria 8-)

Não sei qual o motor do Insignia, pois nunca me passou, mas não deve ter menos de 130cv.
Sabe bem não sabe ;) :twisted: :twisted: :lol: :lol: :lol: :lol:
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Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por RJSC » 06 fev 2012, 22:15

A malta da combustão adora estar parada nos semáforos a queimar combustível (e dinheiro) só para fazer poluição e barulho... Estranhas criaturas! :lol:

Eu da última vez que fui abastecer o carro, paguei com uma nota de 50€ e a primeira coisa que me veio à cabeça foi: parece que estou a sacar de um isqueiro para atear fogo à nota... Afinal, são 50€ literalmente para queimar! :cry:

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Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por mjr » 14 fev 2012, 17:38

Finalmente tive algum tempo e fiz umas experiências com LEDs. Por ser mais fácil comecei pelo habitáculo, onde há 3 pontos de luz com lâmpadas de halogéneo de 8W cada. Optei por usar LEDs de alto rendimento e com baixa corrente de modo a aumentar a eficiência e diminuir a geração de calor. Em baixo podem ver uma foto do protótipo, muito artesanal, ao lado da lâmpada original:

Imagem

O consumo dos 3 LEDs é de 90mA a 12V, o que dá cerca de 1,1W de consumo.

Os dois clipes da placa de LEDs encaixam no local onde encaixa a lâmpada de incandescência:

Imagem

A boa notícia é que dá mais luz que a lâmpada original (lado esquerdo - LED, lado direito - original):

Imagem

A função de baixar o nível de luminosidade quando se fecha a porta também funciona, mas ainda fornece uma quantidade considerável de luz. Isto porque as lâmpadas incandescentes perdem muito rendimento quando se lhes baixa a intensidade de corrente (todo o fluxo luminoso passa para a banda infra-vermelha, com muito pouco a vir na banda visível). Já com os LEDs isso não acontece (pelo contrário, até aumentam o rendimento), pelo que o nível de luz baixa menos.

A temperatura de cor dos LEDs é também um pouco acima da original (3100ºK vs 2800ºK), mas eu pessoalmente até prefiro assim.

O próximo passo é trocar as DRLs, mas isso envolve muito mais lavoura...
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Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por Essiemme » 14 fev 2012, 19:25

Espetaculo!

:D
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Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por ruimegas » 14 fev 2012, 21:51

Estou maravilhado mjr :D :D ...continua esse maravilhoso trabalho e prepara-te para começares a aceitar pedidos para substituição de lâmpadas, pagando um preço justo naturalmente ;) :D :lol:

Gostei...Cumprimentos
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Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por Filipe » 14 fev 2012, 22:47

Nota 7 ESTRELAS. 8-)
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Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por RJSC » 15 fev 2012, 13:25

Com os LEDs montado numa placa de circuito impresso de fabrico profissional, de artesanal tem pouco, só os clips de contacto, mas desde que não deixem o conjunto vibrar nas estradas esburacadas não faz mal nenhum.

Tiraste a placa de uma lâmpada destas, de 12V, não?

Imagem


Umas destas talvez deem luz que chegue para substituir as DRL, mas não faço ideia se entram na ótica que vem de fábrica.
Imagem

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