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Re: Postos de carga rápida

Enviado: 29 jul 2016, 23:09
por jrochate
LFN Escreveu:Nem sabia que existia trifásico de 63A, 43 kW é carga rápida AC, fantástico. Pena é não haver nenhum carro com isso mas pode ser que apareça.

Sendo assim um Zoe R240 apesar de não ter tomada DC para carga rápida, acaba por conseguir carregar nestes PCR a uma velocidade razoável, se calhar para levar 80% gasta apenas mais 15 minutos do que se tivesse Chademo/CCS, certo?
Já há um carro com isso: o Zoe Q210 carrega a 43kW.

E falava-se que o R240 poderia vir a fazê-lo com upgrade de software.

Re: Postos de carga rápida

Enviado: 29 jul 2016, 23:16
por rimsilva
mjr Escreveu:Os restantes PCRs só devem começar a ser instalados a partir de Setembro, tal como estava previsto para os que já estão a ser instalados.
Isso é que é uma pena...

Será até que algum interesse surga ou um lobbie decida avançar, neste momento acho todo este processo muito pouco ortodoxo, são as gasolineiras/concessionarios que tomam a iniciativa, o que para já só a Galp o fez e no futuro, se as outras não avançarem não teremos mais postos de Pombal para cima? O Estado vai "impor" a partir de Setembro?

A ver vamos como as coisas correm.

Re: Postos de carga rápida

Enviado: 29 jul 2016, 23:28
por LFN
jrochate Escreveu:
LFN Escreveu:Nem sabia que existia trifásico de 63A, 43 kW é carga rápida AC, fantástico. Pena é não haver nenhum carro com isso mas pode ser que apareça.

Sendo assim um Zoe R240 apesar de não ter tomada DC para carga rápida, acaba por conseguir carregar nestes PCR a uma velocidade razoável, se calhar para levar 80% gasta apenas mais 15 minutos do que se tivesse Chademo/CCS, certo?
Já há um carro com isso: o Zoe Q210 carrega a 43kW.

E falava-se que o R240 poderia vir a fazê-lo com upgrade de software.
Mas carrega isso em DC, certo? Ou é também em AC?

Re: Postos de carga rápida

Enviado: 29 jul 2016, 23:49
por mjr
rimsilva Escreveu:
mjr Escreveu:Os restantes PCRs só devem começar a ser instalados a partir de Setembro, tal como estava previsto para os que já estão a ser instalados.
Isso é que é uma pena...

Será até que algum interesse surga ou um lobbie decida avançar, neste momento acho todo este processo muito pouco ortodoxo, são as gasolineiras/concessionarios que tomam a iniciativa, o que para já só a Galp o fez e no futuro, se as outras não avançarem não teremos mais postos de Pombal para cima? O Estado vai "impor" a partir de Setembro?

A ver vamos como as coisas correm.

Acho que estás a ver as coisas ao contrário. Nestes postos foi colocado um esforço extra para que fossem instalados antes das férias de Agosto, recordo-me aliás de eu e outros membros da UVE comentarem isso com responsáveis governamentais a indicar que seria um bom sinal termos alguns postos (para o Algarve) antes de Agosto. O restante mantém-se como estava previsto, ou seja a partir de Setembro e até ao fim do ano. Se depois não cumprirem, então serei o primeiro a criticar, mas para já está a correr melhor que o prometido.

Re: Postos de carga rápida

Enviado: 29 jul 2016, 23:51
por mjr
LFN Escreveu:
jrochate Escreveu:
LFN Escreveu:Nem sabia que existia trifásico de 63A, 43 kW é carga rápida AC, fantástico. Pena é não haver nenhum carro com isso mas pode ser que apareça.

Sendo assim um Zoe R240 apesar de não ter tomada DC para carga rápida, acaba por conseguir carregar nestes PCR a uma velocidade razoável, se calhar para levar 80% gasta apenas mais 15 minutos do que se tivesse Chademo/CCS, certo?
Já há um carro com isso: o Zoe Q210 carrega a 43kW.

E falava-se que o R240 poderia vir a fazê-lo com upgrade de software.
Mas carrega isso em DC, certo? Ou é também em AC?
Todos os Zoe apenas aceitam APENAS entrada de energia em AC. Claro que para a bateria é em DC, mas a entrada de energia é sempre em AC.

Re: Postos de carga rápida

Enviado: 30 jul 2016, 00:24
por LFN
Pois, erro meu de interpretação. Estava convencido pelo que li que o R210 tinha duas tomadas como o Leaf, uma AC e uma DC, e que o R240 teria apenas AC.

Então no caso do R240 a redução da capacidade de carga é de software e não de hardware, havendo esperança de ser removida.

Fixe.

Re: Postos de carga rápida

Enviado: 30 jul 2016, 05:49
por RS232CSerialUser
Malm Escreveu:Os afortunados que já utilizaram os postos que estão a funcionar mas que ainda não foram inaugurados, confirmem-me se posso deixar cá o cartão mobie que não vai fazer falta.
É preciso cartão como nos outros, interface é igual

Re: Postos de carga rápida

Enviado: 30 jul 2016, 06:12
por Malm
Cheguei agora à conclusão que estava a fazer confusão. Claro que é preciso cartão, não é preciso é colocar o código como já acontece com os PCR de Pombal e Aveiras, certo? Antigamente os PCR também exigiam código, tal como os postos de carga lenta da mobi-e.

Re: Postos de carga rápida

Enviado: 30 jul 2016, 06:25
por RS232CSerialUser
Malm Escreveu:Cheguei agora à conclusão que estava a fazer confusão. Claro que é preciso cartão, não é preciso é colocar o código como já acontece com os PCR de Pombal e Aveiras, certo? Antigamente os PCR também exigiam código, tal como os postos de carga lenta da mobi-e.
Certo, não pede código

Re: Postos de carga rápida

Enviado: 30 jul 2016, 07:46
por tuela
LFN Escreveu:Pois, erro meu de interpretação. Estava convencido pelo que li que o R210 tinha duas tomadas como o Leaf, uma AC e uma DC, e que o R240 teria apenas AC.

Então no caso do R240 a redução da capacidade de carga é de software e não de hardware, havendo esperança de ser removida.

Fixe.
Sim e não. Há quem diga que a restrição é de software pois ao travar o R240 regenera até 43kW.

Contudo há quem refira que o motor do Q210 visto ter refrigeração a líquido vs o R240 a ar que muito provavelmente o R240 não iria aguentar muito tempo com carga a 43 kW podendo o motor ir à vida (visto ser o próprio motor que funciona como conversor AC/DC).

Contudo no futuro creio que o R400 ou lá como se chama irá ter carregamento AC a 22kW e DC a 50 ou até 100 kW.

É esperar para ver e no entretanto disfrutar o que se tem.

Espero é que a moda pegue e os construtores ofereçam carregamento AC a 22kW e DC a 100 kW ou mais no futuro. Seria o melhor de 2 mundos e assim nas cidades nem carregamentos a DC seriam precisos tão apenas em auto estradas ou estradas nacionais.