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Re: Postos de carga rápida
Enviado: 31 jul 2016, 11:47
por beme83
FullElectric Escreveu:O projeto inicial da rede contempla 50 PCR.
Nesta listagem dos PCR a instalar somam-se 46. Seria bom que não esqueçamos os 4 que estão em falta e que a UVE questionasse sobre eles se não queremos que fiquem esquecidos para sempre.
Destes, 1 é o famoso PCR de Gaia (o primeiro da rede e que desapareceu misteriosamente à cerca de 2 anos) e que é necessário que reapareça.
Dos restantes 3, um poderia muito bem ir para Viseu e colmatar essa grave lacuna.
E ainda sobram 2...
Se as minhas informações não estão erradas o PCR de Gaia apenas foi instalado por causa o Autocarro da Caetano que estava em testes. No chão claramente estava marcado BUS. COm o acidente que aconteceu penso que ninguém se quis assumir como dono do equipamento e então o seguro fez o que seria normal, não pagou a ninguém o equipamento e ficamos todos a perder....
Re: Postos de carga rápida
Enviado: 31 jul 2016, 12:16
por mrr
e o PCR que está em braga na Nissan, não conta destes 50??
Re: Postos de carga rápida
Enviado: 31 jul 2016, 12:19
por FullElectric
beme83 Escreveu:FullElectric Escreveu:O projeto inicial da rede contempla 50 PCR.
Nesta listagem dos PCR a instalar somam-se 46. Seria bom que não esqueçamos os 4 que estão em falta e que a UVE questionasse sobre eles se não queremos que fiquem esquecidos para sempre.
Destes, 1 é o famoso PCR de Gaia (o primeiro da rede e que desapareceu misteriosamente à cerca de 2 anos) e que é necessário que reapareça.
Dos restantes 3, um poderia muito bem ir para Viseu e colmatar essa grave lacuna.
E ainda sobram 2...
Se as minhas informações não estão erradas o PCR de Gaia apenas foi instalado por causa o Autocarro da Caetano que estava em testes. No chão claramente estava marcado BUS. COm o acidente que aconteceu penso que ninguém se quis assumir como dono do equipamento e então o seguro fez o que seria normal, não pagou a ninguém o equipamento e ficamos todos a perder....
O PCR de Gaia pertence à rede Mobi.e, é verdade que o autocarro forçou a sua instalação mas esse motivo não lhe retira nenhum estatuto. Este PCR foi o primeiro e único da rede Mobi.e até ser abalroado.
O PCR pertence à rede Mobi.e e era operado pela EDP MOP. Quando foi abalroado ninguém quis saber pois se calhar até convinha a alguém que fosse retirado.
Tanto a EDP como a CM Gaia como a Mobi.e sabem quem o abalroou, o condutor foi identificado, contudo nenhuma destas entidades levou o caso para a frente, esbarrou sempre em alguém... Como foi um acidente, os custos de colocação de um PCR novo até eram suportados pelo seguro.
Agora uma coisa é certa, o PCR era e é um activo público, pago com dinheiro público (de todos nós), foi destruído e ninguém se preocupou

no meu entender até dava um caso de polícia.
Re: Postos de carga rápida
Enviado: 31 jul 2016, 12:26
por FullElectric
mrr Escreveu:e o PCR que está em braga na Nissan, não conta destes 50??
Não, esse é da Nissan.
Os PCR privados foram pagos pelos privados e não contam para os 50, são o caso dos 5 da Nissan (penso que são 5), dos 2 que tinha a Prio.e (Vilar de Andorinho e Porto), dos 5 da Galp (2 Pombal + 2 Aveiras + 1 A5), do da SIVA, etc.
Re: Postos de carga rápida
Enviado: 31 jul 2016, 12:52
por pemifer
tuela Escreveu:Ou seja uma vez mais a legislação foi mal pensada e anda-se com o carro à frente dos bois .... No caso dos postos Mobie na Ikea quem é que gere então os mesmos? Ou a Ikea está licenciada como operador / comercializador de energia elétrica?
Basicamente está tudo feito para que poucos suguem os recursos de muitos desculpem a honestidade.
Se é certo que não vivemos num pais perfeito, parece que muitos portugueses acham que o são e facilmente começam a apontar defeitos...
Por acaso já pensaram que a IKEA não precisa de ser comercializadora se oferecer a eletricidade aos clientes?
Re: Postos de carga rápida
Enviado: 31 jul 2016, 14:28
por tuela
No caso da Ikea a comercializadora creio ser da Prio. Isto mostra apenas má vontade ou defesa de interesses que não o bem comum , ou falhas de mercado, como preferirem chamar a criação de monopólios naturais.
A EDP tal como outros operadores parece estar menos que interessada no sucesso da mobilidade elétrica.
Re: Postos de carga rápida
Enviado: 31 jul 2016, 16:53
por LFN
pemifer Escreveu:tuela Escreveu:Ou seja uma vez mais a legislação foi mal pensada e anda-se com o carro à frente dos bois .... No caso dos postos Mobie na Ikea quem é que gere então os mesmos? Ou a Ikea está licenciada como operador / comercializador de energia elétrica?
Basicamente está tudo feito para que poucos suguem os recursos de muitos desculpem a honestidade.
Se é certo que não vivemos num pais perfeito, parece que muitos portugueses acham que o são e facilmente começam a apontar defeitos...
Por acaso já pensaram que a IKEA não precisa de ser comercializadora se oferecer a eletricidade aos clientes?
Não estou certo disso, em zonas de acesso público pelos vistos não é permitido oferecer cargas, medida que só se compreende para proteção dos comercializadores...
Re: Postos de carga rápida
Enviado: 31 jul 2016, 17:33
por OCasal
Na A1 em Estarreja, não é Galp! Então será que estes só vão ficar para o fim, quando a Repsol estiver licenciada para comercializar electricidade?
Re: Postos de carga rápida
Enviado: 31 jul 2016, 19:25
por FullElectric
Não é obrigatório que a Repsol se constitua operador, basta que queiram contratar a operação a um operador existente. Entendo que "seja difícil" contratarem a operação à Galp ou à Prio, mas podem fazer acordo com a EDP ou outro, penso que neste momento já existem mais OPC.
Re: Postos de carga rápida
Enviado: 31 jul 2016, 22:41
por Orlando
Há 3 operadores: EDP, GALP e PRIO.
Há tb um centro comercial por aí que apenas oferece tomada normal e tem um placard que diz "Carregamento não exclusivo a VE".
Para tudo há solução.