Página 23 de 34

Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Enviado: 29 jul 2022, 23:20
por rjspedition
Um ano redondinho hoje desde que o Leaf chegava a casa após um "positioning flight ✈️" de 7h20m para cumprir os 334 km desde Famalicão.
Untitled-1.jpg
Como ainda não saiu da minha mão:

Distância percorrida em cerca de 11 meses de uso: 26 133km
Perda de capacidade da bateria em 12 meses: - 4,38 % (deve estar prestes a vir por aí abaixo :? )

Custo exacto 🇯🇵 em eletricidade : 497€
Custo 🇸🇪 estimado a 5,5L/100 com custo de gasóleo flutuante: 2220€

Diferença: 🟢 1723€

A 🇸🇪 não estava isenta de estacionamento em Lisboa, por isso considerar 🟢 60€ ano, entre dístico não pago e estacionamento fora de zona.

26 000 correspondem a uma "1,3" revisões na 🇸🇪 , pelo que poderemos considerar 🟢 400€ entre filtros e mudanças de óleo, não considerando desgaste.

O ponto negativo é o valor do seguro extra a pagar por mais um carro no parque: 🔴 313€, "contra todos".

Diferença: 🟩1870€, quase quase no "objetivo simbólico" de amortizar o carro totalmente em cinco anos. :dance:

Acho que não me esqueci de nenhuma parcela significativa. :D

Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Enviado: 31 jul 2022, 23:26
por rjspedition
rjspedition Escreveu: 10 ago 2021, 22:52
Amanhã vamos tentar sem carregamentos, ir e vir.
Sem pressa mas sem pantufas, feito sem qualquer problema, i/v sempre pela N8, à exceção da aproximação a Torres em que subimos pela Serra da Vila:
232457711_2783107898595347_5169819353361352452_n.jpg
Após um ano, com menos 4% de SOH, exacto mesmo percurso, novamente os 21%. Devo estar ligeiramente mais eficiente com o pé. :lol:
PSX_20220731_232143.jpg

Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Enviado: 12 set 2022, 14:59
por rjspedition
Entretanto, após quase meio ano onde o valor de SOH andou a saltitar entre 76 e 77%, quebrou finalmente a resistência dos 76 (espero que agora não vá a pique), sendo que nos últimos dias foram mexidos qb, obrigando a cargas rápidas a meio do dia:
Capturar3.JPG
Capturar3.JPG (76.66 KiB) Visto 7158 vezes
CapturarA.JPG

Entretanto, mais um para a série "Pequenos problemas de um VE pequeno" : Deixar o carro a carregar aos 100% porque é a única forma de fazer o dia seguinte todo, de manhã antes de sair ver a necessidade da viagem cancelada, e ficar com a bateria nos 100% parada com a consciência a pesar o dia todo. :lol:

Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Enviado: 12 set 2022, 20:48
por Filipe
Não é por aí que o gato vai às filhoses :)

Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Enviado: 01 out 2022, 16:44
por rjspedition
E hoje lá tive de andar para trás com o "relógio da amortização", mais uma despesa:

2 amortecedores novos, falharam a IPO agora aos aprox.,130000 km, assim como apontamento relativo às luzes de nevoeiro demasiado baixas.

Vamos aos pedidos de orçamento.. :roll:

Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Enviado: 01 out 2022, 16:54
por mafgod
Sobre as luzes de nevoeiro o meu leaf24 de 2012 tb levou um reparo no ano passado.... reparei uns dias antes da inspeção deste ano :-)
Quase 175.000km com os mesmos amortecedores.

Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Enviado: 07 out 2022, 16:08
por rjspedition
Se a nossa relação com o carro já era de "amor-ódio", esta troca de amortecedores aos 130.000 não veio fazer pender esse sentimento para o lado bom da balança... :lol:

Dos que respondem ao pedido:

"Temos de pedir orçamento, não há qualquer correspondência nossa"
"Não temos, as marcas com que trabalhamos não tem"
"Nunca mudámos a um Leaf sequer, temos de pedir à marca"

.. e a resposta acaba por ser nula.

Para um carro que deveria ser de manutenção o mais simples e acessível possível, não só não há disponibilidade de peças after market (o carro não é assim tão único, ou será?), como a própria duração deixa um pouco a duvidar. O que mais oiço é "Só com esses km" ; "Era TVDE?" ; "Duração fraquinha não?"

Não sei o passado do carro, mas pelo que vejo ao pesquisar não é caso único nos Leaf com esta quilometragem pelos vários grupos/fóruns.

Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Enviado: 07 out 2022, 16:45
por mafgod
Tenho um Leaf24 de 2012, com mais de 170.000km com as suspensões/discos/pastilhas originais .... aliás, ainda tudo original menos a bateria de 12V que tive a trocar durante o COVID :-) e as pihas das chaves.

Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Enviado: 07 out 2022, 17:39
por Erbium
rjspedition Escreveu: 07 out 2022, 16:08 Se a nossa relação com o carro já era de "amor-ódio", esta troca de amortecedores aos 130.000 não veio fazer pender esse sentimento para o lado bom da balança... :lol:

Dos que respondem ao pedido:

"Temos de pedir orçamento, não há qualquer correspondência nossa"
"Não temos, as marcas com que trabalhamos não tem"
"Nunca mudámos a um Leaf sequer, temos de pedir à marca"

.. e a resposta acaba por ser nula.

Para um carro que deveria ser de manutenção o mais simples e acessível possível, não só não há disponibilidade de peças after market (o carro não é assim tão único, ou será?), como a própria duração deixa um pouco a duvidar. O que mais oiço é "Só com esses km" ; "Era TVDE?" ; "Duração fraquinha não?"

Não sei o passado do carro, mas pelo que vejo ao pesquisar não é caso único nos Leaf com esta quilometragem pelos vários grupos/fóruns.
Não sei se entretanto te desenrascaste mas as referências são, salvo erro:
- Amortecedor frente esquerda: E43033NA0C, KYB 90€+/-, Bilstein 120€ +/-
- Amortecedor frente direita: E43023NA0C, KYB 90€+/-, Bilstein 120€ +/-
- Amortecedores traseiros: E562103NL0A, KYB 60€+/-

Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Enviado: 07 out 2022, 18:01
por rjspedition
Ainda não, obrigado !


Mas o meu problema é a montagem, não tenho por hábito levar as peças para o meu mecânico habitual do ICE (mesmo dali, ainda espero orçamento...) , daí andar a pedir preços "chave na mão" em oficinas para a troca e alinhamento.


O que não me apetecia era trocar a suspensão e pagar mão de obra a 98€ + IVA na Nissan, acho um absurdo para o que é. :violin: