Página 24 de 37

Re: diário de bordo - prgc

Enviado: 20 ago 2014, 13:34
por dgalv
RJSC Escreveu:Peças específicas para VE's com as reduzidas vendas duvido que algum dia façam stock.
Apenas têm o fluido de travagem e o filtro do A/C porque são comuns com vários modelos CI.
Apercebi-me de casos semelhantes para proprietários de CI's...hoje em dia com as transportadoras e as peças a chegarem no dia seguinte, ninguém faz stock de nada...só que fazem-nos lá ir 2 e 3 vezes...

Re: diário de bordo - prgc

Enviado: 09 out 2014, 10:28
por prgc
Ontem foi dia de descarga profunda.
Foi tão profunda que não deu para "aprofundar" mais... :)
Já andava há algum tempo para fezer uma espécie de update, visto que chegou recentemente aos 30000Km, e tenho feito este procedimento de descarga mais acentuada, com intervalos de 10000Km.
Foi à noite, no percurso de Torres Vedras para casa (cerca de 15Km). Quando saí de Torres estava com 9%. Tinha a convicção que seria suficiente para chegar a casa, apesar de haver 2 ou 3 subidas que iriam consumir mais carga. Com essa convicção ainda me atrevi a "apertar" um pouquinho pelo carro, o que me veio a custar uma chamada de reboque! :mrgreen:
A tartaruga surgiu aos 3,9% de SOC. Aí a potência do carro ficou drásticamente diminuida, e aos 2,8% de SOC, o carro ficou em modo "N", o que me permitiu entrar numa estrada secundária para não comprometer a estrada principal. Isto aconteceu a menos de 1Km de casa... Com a tartaruga devo ter percorrido cerca de 2 ou 3 Km, em terreno plano. Portanto, quando virem essa espécie "rara", parece-me prudente encontrar uma tomada num raio de 1 ou 2 Km.
Depois de ter parado, ainda o deixei desligado por cerca de 5 minutos, e tentei ligá-lo, mas não reagiu. Ainda pensei em chamar a minha mulher para levar o outro carro e tentar rebocar o leaf até casa, mas como era tarde decidi chamar o reboque.
Passado algum tempo o senhor chegou, puxou o leaf para cima do reboque e lá fomos até casa numa viagem que nem deu para falar de todas as questões que ele me colocou.
Deixei-o a carregar até 100% para ver o consumo em Kw, e tentar encontrar um valor que mostre a degradação que terá neste momento.

Reparei que a temperatura subiu bastante desde que saí de Torres até ao momento em que parou. Se não me engano, estava com 23º à saída de Torres e durante a viagem (que fui acompanhando o LSpy) chegou aos 25º, e quando parou esstava com 26º.
Agora de manhã fui ver como estava, e o LS apresentava 23º. A noite é amiga dos elétricos... :D

Estes são os dados do LS
https://www.dropbox.com/s/6s4066bfpepve ... A.jpg?dl=0
https://www.dropbox.com/s/jak91tlcw8wmz ... B.jpg?dl=0

O que dizem dos valores das voltagens?
- 201mV de diferença entre as células
- 2.94 mV a célula mais fraca, valor quando o carrou parou.

Quando acabar o carregamento, coloco o registo.

Re: diário de bordo - prgc

Enviado: 09 out 2014, 10:56
por mjr
Eu normalmente não arrisco quando a bateria está fraca. Sempre velocidades baixas, para não ter surpresas. Quando quero esvaziar o pack, é sempre num circuito às voltas do quarteirão de casa e a monitorizar as tensões das células.

Os 2,94V da célula mais fraca são um bocadinho elevados para um Leaf de 2013... será por ser dos primeiros?

Relativamente à diferença entre células, parece-me boa. A esse nível de SOC, nem 0,5kW.h daria se estivessem todas iguais à tensão mais elevada.

O dado interessante será o da energia absorvida pelo pack durante o carregamento.

Re: diário de bordo - prgc

Enviado: 09 out 2014, 12:20
por mrr
mjr Escreveu:Os 2,94V da célula mais fraca são um bocadinho elevados para um Leaf de 2013... será por ser dos primeiros?
O meu que também é de 2013 e das duas descargas profundas levou a célula mais fraca a 2,85V e 2,70V...

Re: diário de bordo - prgc

Enviado: 09 out 2014, 12:21
por galt
Com 30 000kms e 60ah parece-me estar em forma. ;)

Re: diário de bordo - prgc

Enviado: 09 out 2014, 12:31
por Orlando
Tmabém já me pareceu que em fase final de descarga a bateria aquece mais.....mas pode ser impressão...

Re: diário de bordo - prgc

Enviado: 09 out 2014, 12:49
por prgc
mrr Escreveu:
mjr Escreveu:Os 2,94V da célula mais fraca são um bocadinho elevados para um Leaf de 2013... será por ser dos primeiros?
O meu que também é de 2013 e das duas descargas profundas levou a célula mais fraca a 2,85V e 2,70V...
Pois... nestes pontos preciso da vossa ajuda :roll:
esta questão será preocupante?

Re: diário de bordo - prgc

Enviado: 09 out 2014, 12:53
por prgc
Após 12h de carregamento, consumiu da tomada 24.4Kw. Voltei a carregar e passada uma meia hora, o contador mostrava 24.5Kw. No entanto o LS mostra que tem armazanados 20.1Kw.
https://www.dropbox.com/s/cvu64dz3u4gvk ... m.jpg?dl=0

E os valores do LS são estes
https://www.dropbox.com/s/xvmf90o1cfftx ... C.jpg?dl=0
https://www.dropbox.com/s/ss0i0e39pctti ... D.jpg?dl=0

Re: diário de bordo - prgc

Enviado: 10 out 2014, 18:20
por prgc
O facto de ter carregado 24,5Kw é sinónimo que a degradação não será muito acentuada, certo?

Só fiquei com dúvidas em relação à célula mais fraca, 2,94V...

Que me dizem?

Re: diário de bordo - prgc

Enviado: 10 out 2014, 19:30
por galt
Sinceramente acho que o carro está a proteger as células, porque se a Nissan assim entendesse podia deixar descarregar mais um pouco.

Fica descansado. ;)