Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr
Enviado: 10 jul 2012, 09:20
Que eu saiba o Leaf é o único VE que possui além do indicador de estado de carga (as 12 barras compridas do lado esquerdo), 12 barras de capacidade da bateria (as 12 barras pequeninas do lado esquerdo). Isto demonstra grande confiança no produto. É que é muito difícil a uma pessoa sentir uma perda de 10% a 20% de capacidade devido às variações de condições de condução do dia a dia e de ajuste inconsciente do estilo de condução à autonomia estimada pelo carro.
Sobre o iMiEV, eu não sei se a BMS dele permite aceder aos 16kW.h da bateria (a do Leaf não permite aceder à totalidade dos 24kW.h). Mesmo que permitisse, a eficiência de carga seria sempre abaixo de 100% (no Leaf é de 91,5% através do EVSE fornecido com o carro). Considerando que podes aceder aos 16kW.h e 90% de eficiência, seriam necessários 17,8kW.h para carregar de 0% a 100%.
O melhor mesmo é esvaziar a bateria e medir a energia gasta a carregar até 100%. E passado alguns meses, a temperaturas semelhantes, repetir o teste para avaliar a degradação.
Os fatores de degradação de capacidade das baterias são:
1 - Temperatura
2 - Temperatura
3 - Ciclos
4 - Tempo em estados de carga elevados (>90%) especialmente a temperaturas elevadas
Os ciclos devem ser considerados de acordo com a sua profundidade. Por exemplo uma bateria que em 500 ciclos de 100% de profundidade perca 10% de capacidade poderá perder apenas 5% em 1000 ciclos de 50% (a totalidade de energia movimentada é a mesma, mas a degradação é menor). Quanto menor for a profundidade dos ciclos melhor.
Sobre o iMiEV, eu não sei se a BMS dele permite aceder aos 16kW.h da bateria (a do Leaf não permite aceder à totalidade dos 24kW.h). Mesmo que permitisse, a eficiência de carga seria sempre abaixo de 100% (no Leaf é de 91,5% através do EVSE fornecido com o carro). Considerando que podes aceder aos 16kW.h e 90% de eficiência, seriam necessários 17,8kW.h para carregar de 0% a 100%.
O melhor mesmo é esvaziar a bateria e medir a energia gasta a carregar até 100%. E passado alguns meses, a temperaturas semelhantes, repetir o teste para avaliar a degradação.
Os fatores de degradação de capacidade das baterias são:
1 - Temperatura
2 - Temperatura
3 - Ciclos
4 - Tempo em estados de carga elevados (>90%) especialmente a temperaturas elevadas
Os ciclos devem ser considerados de acordo com a sua profundidade. Por exemplo uma bateria que em 500 ciclos de 100% de profundidade perca 10% de capacidade poderá perder apenas 5% em 1000 ciclos de 50% (a totalidade de energia movimentada é a mesma, mas a degradação é menor). Quanto menor for a profundidade dos ciclos melhor.