Página 27 de 52

Re: DIÁRIO DE BORDO - ruimegas

Enviado: 23 mar 2012, 10:55
por ruimegas
mjr Escreveu:
ruimegas Escreveu:
Em relação à ficha com o estado da bateria tive 2 estrelas nas cargas rápidas; 4 estrelas nos carregamentos frequentes quando o estado de carga ainda elevado; 5 estrelas nas restantes.

É-me recomendado que sempre que possa passar a carregar em carga lenta o que no meu caso quando chego a Lisboa "seco", vindo de Évora é difícil pois costumo ter de andar na zona e preciso de ter sumo. De qualquer forma com a mudança para a região de Lisboa as carga rápidas vão acalmar e de realçar que ainda não senti qualquer perda de performance das baterias, antes pelo contrário parece que cada vez consigo andar mais com menos.

O teste às baterias dizem que todos os módulos estão OK.

That's all folks
Eu não me preocupava com as CR. Estas apenas são prejudiciais na medida do aquecimento provocado à bateria. Daí a indicação de uma CR por dia, para não provocar demasiado aquecimento. No MNL há um tópico sobre um LEAF que fez muitas CR seguidas (espaçadas por 40km de AE) e no fim tinha 10 barras de temperatura!

O verdadeiro relatório das baterias é enviado para a Nissan, e lá é que tem informação mais detalhada sobre a utilização da bateria incluindo o número de horas acima de vários patamares de temperatura e acima de 80% de SOC:

http://www.mynissanleaf.com/viewtopic.php?f=8&t=8260
Só um detalhe... as minhas baterias nunca ultrapassaram as 6 barras de aquecimento, mesmo no pico do verão.

Re: DIÁRIO DE BORDO - ruimegas

Enviado: 23 mar 2012, 16:39
por mjr
O aquecimento exagerado no LEAF que chegou às 10 barras de temperatura foi provocado por fazer troços de 40km a velocidades elevadas e depois fazer cargas rápidas. Penso que se fossem troços de 80km entre cargas rápidas poderia não ter havido um aquecimento tão elevado pois o aquecimento durante a carga é substancialmente superior ao que acontece na descarga.

Eu também nunca vi mais de 6 barras de temperatura no meu LEAF (nem menos de 5). Penso ser mais prejudicial fazer cargas lentas e atingir as 7 barras por temperatura exterior elevada (>35ºC durante muitas horas), do que fazer várias cargas rápidas num dia sem nunca exceder as 6 barras de temperatura.

Re: DIÁRIO DE BORDO - ruimegas

Enviado: 23 mar 2012, 17:43
por ruimegas
Concordo

Re: DIÁRIO DE BORDO - ruimegas

Enviado: 09 jun 2012, 21:26
por ruimegas
Olá Pessoal,

Faz hoje exactamente um ano que fui buscar o meu Nissan Leaf e é altura de fazer um ponto da situação relativamente ao mesmo.

[IMG]https://lh5.googleusercontent.com/-O0AG ... .32.52.jpg[/IMG]
Foto tirada hoje como a que foi tirada mais ou menos há um ano. Diferenças, alguns riscos e raspadelas, de resto tudo 5 estrelas.

[IMG]https://lh4.googleusercontent.com/-3mAW ... .54.42.jpg[/IMG]
Kilometros efectuados ao fim de um ano :D

Ainda continuo maravilhado com o carro e não existem arrependimentos nem tenho tido problemas.

Lamento apenas não poder circular mais à vontade pelo país mas a culpa não é do carro mas sim da falta de cumprimento de promessas assumidas nomeadamente as relativas aos 50 postos de carga rápida que há muito deviam de estar colocados pelo País.

Em termos de custos e poupanças estamos assim:

kms percorridos 33856
Carro a gasóleo litros por 100 kms 6
Preço por litro de gasóleo 1.40 €
Total a gastar com carro a gasóleo 2,843.90 €
Consumo do Leaf em KW a pagar tarifa bi-horária (0,078 €) 801.53
Total gasto com o LEAF 90.76 €
Euros poupados 2,753.14 €

Com este valores considero que tenho atingido o "Break Even" com o VW Golf Bluemotion Hightrend.

Conclusão:

Para mim está a ser altamente vantajoso possuir um carro eléctrico e a partir de agora é só continuar a gozar este maravilhoso carro. Naturalmente cada um sabe de si e cada caso é um caso.

Cumprimentos

Re: DIÁRIO DE BORDO - ruimegas

Enviado: 09 jun 2012, 22:29
por Essiemme
Feliz aniversário!

Eu cheguei aos 20.000 hoje. Ainda faltam 5 meses para fazer um ano...

Sempre a bombar ! ...hãrããamm, desculpem... sempre a faiscar! :lol: :lol: :lol:

sm
:geek:

Re: DIÁRIO DE BORDO - ruimegas

Enviado: 09 jun 2012, 22:30
por mjr
Parabéns Rui!

A partir de agora é só "lucro". Infelizmente, quem comprar agora o LEAF precisa de mais 2
anos para amortizar devido aos 5k de incentivos retirados este ano.

Seja como for a experiência de condução do LEAF é claramente Premium. Um Golf não se compara em suavidade. Hoje tive de vir a Viana do Castelo na minha Passat TDI de 2005 (perdi o cartão Mobi.e), que comparada com o LEAF parece ter um motor de 1 cilindro a 2 tempos...

Re: DIÁRIO DE BORDO - ruimegas

Enviado: 10 jun 2012, 14:26
por ruimegas
Obrigado Essiemme e mjr pelas simparicas palavras.

Espero que essa quest~ao t~ao aborrecida da falta do cart~ao se resolva rapidamente.

Cumprimentos

Re: DIÁRIO DE BORDO - ruimegas

Enviado: 10 jun 2012, 18:05
por Filipe
Parabéns Rui, dobraste os meus 17.000; Tambem eu estou satisfeito a 500%, agora quanto a tudo o resto, só se aproveita ( E BEM ) ter conhecido a MALTA PORREIRA que frequênta este nosso FORUM. 8-)

Re: DIÁRIO DE BORDO - ruimegas

Enviado: 11 jun 2012, 15:14
por mikexilva
estás com um grande andamento... eu só tenho 5500km, mesmo quando fizer 1 ano (daqui a uns 3 meses) devo ter uns 6mil ou qqc assim.
Mas felizmente a economia não é a única vantagem do LEAF ;) a minha mulher sem dar por isso passou a deixar os outros nos semáforos sempre com grande vantagem, mesmo "sem fazer nada de especial" e sem dar embraiagem no arranque :P e deixou de me pedir para ir com ela à bomba de gasolina ;)

Re: DIÁRIO DE BORDO - ruimegas

Enviado: 11 jun 2012, 17:28
por pauloguerreiro
Tambem já cheguei aos 17.000 km. A opinião é muito positiva.