Página 27 de 95
Re: Leaf - Coimbra
Enviado: 12 dez 2013, 18:18
por lmlr
Penso que hoje passei por ti na Av. Elísio de Moura. Eras tu? Ia de CI e não buzinei porque andam por aqui mais Leaf cinzas.
Re: Leaf - Coimbra
Enviado: 13 dez 2013, 23:22
por pafi
Nope.
O meu acaba em 81. Devia ser o que foi vendido logo depois do meu. Acho que termina em 80.
O Leaf continua por terras altas, mas ainda sem ponto de carga... Pouco tem andado

.
Hoje fui dar mais uma volta com ele para desentorpecer um pouco as baterias. Já consegui instalar uma app para capturar screenshots - "Screenshot". Funciona bem. Aconselho.

Re: Leaf - Coimbra
Enviado: 14 dez 2013, 17:51
por pafi
Há momentos, na cidade mais alta.
Apesar da tomada mennekes estar cheia de sujidade (nada que não passasse com umas sopradelas), à segunda tentativa lá ficou à carga durante uns minutos.

Re: Leaf - Coimbra
Enviado: 13 jan 2014, 22:40
por pafi
Enquanto as "negociações" do ponto de carga continuam, lá se vão dando umas voltas para que a preguiça não se instale a bordo do folha...
Tenho mantido o carro "ligado à máquina", mas apenas para o manter nos 80%. Basicamente, vai carregando 5 ou 10 minutos diariamente. Mas hoje deu uma volta e antes de o parar estiquei-o para testar a % do pack. Chegou aos 11,6% e ainda tinha uma barra, com 5km de autonomia. Alguns minutos depois, liguei-o e já tinha os "---" no mostrador. No turtle yet.
Entretanto, pus-lhe umas pantufas novas. Agora rola em modo TT, pois estes pneus de inverno têm um relevo bem diferente dos originais. (As fotos ficam para amanhã). Com o gelo e chuva que tem caído, mais vale prevenir.
Re: Leaf - Coimbra
Enviado: 16 jan 2014, 23:42
por pafi
Hoje a subida do ip5 revelou-se mais puxada que o normal. Cheguei ao topo nas lonas. Desliguei o ac, abrandei o ritmo para os 70km/h e fui controlando a percentagem com o leaf spy. Cheguei com 7%!!!
Fiquei bastante admirado com os duzentos e tal milivolts de diferença nas células. Mas, mais uma vez não apareceu a tartaruga. Uff...
Já agora, quando esse dia surgir... quantos km se podem percorrer?
(Vi um prius preto com o tocolante do fórum prius no vivaci. Estava bem rente a uma coluna perto da entrada do piso -1)
Re: Leaf - Coimbra
Enviado: 16 jan 2014, 23:56
por Malm
Se for a subir, nem 1 km. Tartarugas de um Leaf significam encostar de imediato. Não me lembro de ter visto um perfil de um Leaf tão baixo de ninguém aqui do fórum. Com a bateria dessa maneira, a 70 km/h em plano acho que esses 7% nem para mais 5 km chegavam. Muito próximo do limite, com células a aproximarem-se perigosamente dos 3 V. Essa subida proporciona-nos emoções fortes, sem dúvida

. Experiência a não repetir.
Re: Leaf - Coimbra
Enviado: 17 jan 2014, 10:38
por mjr
Eu diria que como estava a bateria o carro fazia mais 2-3kms no máximo. A tartaruga já estava à porta e de certeza que a potência já estava limitada. Já notei que inicialmente ele limita a potência sem retirar as bolinhas de potência disponível.
Re: Leaf - Coimbra
Enviado: 17 jan 2014, 10:50
por ruimegas
mjr Escreveu:Eu diria que como estava a bateria o carro fazia mais 2-3kms no máximo. A tartaruga já estava à porta e de certeza que a potência já estava limitada. Já notei que inicialmente ele limita a potência sem retirar as bolinhas de potência disponível.
Também só agora é que reparei nisso...no outro dia quando atingi o VLBW (Very Low Battery Warning) senti que havia um ponto no acelerador a partir do qual já não acelerava.
Re: Leaf - Coimbra
Enviado: 20 jan 2014, 20:54
por pafi
Há pouco fui verificar duas coisas - o estado da maquina apos um fds em que realizou apenas uma viagem de uns 70-80 km de desce-sobe-desce-sobe (com uma carga intermedia), vigiando a potencia pelos 20kW; e de que modo ligar o ac interfere com o carregamento, e respetivo soc.
Dois registos - um pelas 19h (3 barras e 40,8% de soc) e outro cerca de quinze minutos depois ( já com quatro barras e 41,3% de soc).
E quinze minutos mais tarde...

(10mV de diferencial!!! Ate parece brincadeira...)
Amanha, vai ligar 20 minutos antes da saída para evitar o consumo de energia durante a viagem. Estava desconfiado que este procedimento baixava o soc matinal, pois experimentei uma vez, e passado poucos km, puff, la foi a primeira. Como estive quinze minutos a monitorizar, e vi sempre o soc a aumentar, pode ser que corra melhor.
A tarde, vou subir o ip5 um pouco mais devagar. Veremos...
Re: Leaf - Coimbra
Enviado: 20 jan 2014, 21:00
por pafi
Reparei agora no tópico do pré aquecimento.
Suponho que o sistema ligue o aquecimento ate atingir o ultimo valor que o condutor usou. No meu caso, coloquei 17°C.
No teste de há pouco reparei que no final, quando já o habitáculo estava confortável, o carro diminuiu a potencia do aquecimento.