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Re: autonomia zoe

Enviado: 21 nov 2015, 21:46
por alexmol
Aumentar a autonomia dos VE's por via da eficiência do motor eléctrico tem pouca margem de melhoria. Seja no ZOE ou em qualquer outro VE.

Onde ainda se pode ir buscar um bocadinho é nos inversores/controladores dos motores. Na área da electrónica de potência ainda se pode melhorar qualquer coisa, mas estamos a falar de passar de eficiências de 90% para 95%, só isso.

Re: autonomia zoe

Enviado: 22 nov 2015, 11:53
por mjr
O menor peso (quão menor?) terá efeito essencialmente em circuito urbano (NEDC...), em AE que é onde a autonomia mais faz falta o efeito é praticamente nulo.

Como já disseram anteriormente há alguma pequena margem para aumento de eficiência no inversor (caro), no motor (caro), e também na bateria através da redução da resistência interna (baterias de maior capacidade estão em vantagem aqui). Para AE eu prefiro melhorias na aerodinâmica, e é aí que penso que se devem concentrar os esforços. O Kia Soul EV tem uma automia significativamente menor que a do Leaf de 30kW.h por ter uma aerodinâmica mais próxima de um tijolo...

Re: autonomia zoe

Enviado: 23 nov 2015, 16:47
por BECOOL
http://videos.sapo.pt/f7W47ZZWBd9QMR7ZJRLE

http://www.auto-moto.com/actualite/envi ... tml#item=1

150 km a 180 km. Se tivéssemos uma rede moderna com postos de 22 kW a autonomia não seria problema. Com condução semelhante o Leaf de 30 kWh deve ter uma autonomia de 180 km a 210 km.

Re: autonomia zoe

Enviado: 23 nov 2015, 19:40
por Fil
Desde que vi o teste da exame informática ao Tesla P85, em que foram a 90 klm/s na auto-estrada, senão não chegavam ao destino (para percorrer 300 klms), e onde dizem que o carro faz 5,4 dos 0-100 klms/h... deixei de ter interesse em ver testes dos mesmos, mas obrigado pelos vídeos BECOOL ;)

Já agora deixo o link do que estou a falar https://www.youtube.com/watch?v=gh_C8NQ3Lxc