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Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol
Enviado: 09 dez 2015, 23:39
por mjr
Também tenho o inversor Studer, neste caso o de 48V / 4000VA. É material de muita qualidade e versátil.
Eu não tenho possibilidade de colocar baterias fora de casa, e não tenho coragem de colocar as de chumbo no sítio onde tenho o inversor. A instalação para as colocar na garagem é muito complicada pois iria exigir fios de secção muito elevada, pelo menos 50mm^2.
Ficamos a aguardar o V2G. Também tenho planos para um DC/DC dos 12V do Leaf para carregar as baterias de 48V, mas não tenho tido tempo para avançar (o conversor que fiz ainda só consegue uns 50W de 12->48V). Vamos ver se agora no Natal a coisa avança...
Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol
Enviado: 10 dez 2015, 13:38
por alexmol
mjr Escreveu:Também tenho planos para um DC/DC dos 12V do Leaf para carregar as baterias de 48V, mas não tenho tido tempo para avançar (o conversor que fiz ainda só consegue uns 50W de 12->48V). Vamos ver se agora no Natal a coisa avança...
O Fluence tem pouco espaço junto ao motor, mas ainda ponderei colocar um inversor 12VDC-230VAC 500W junto ao motor. Esses 230VAC depois ligariam na entrada do Studer não havendo problema com o comprimento e grossura dos cabos. Tem a óbvia desvantagem da menor eficiência.
Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol
Enviado: 10 dez 2015, 15:01
por mjr
É uma possibilidade de facto. A eficiência é que seria de facto significativamente menor, pois CC/CC é muito mais eficiente que CC/AC (inversor portátil 12V) seguido de AC/DC (no studer).
Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol
Enviado: 02 jan 2016, 21:43
por alexmol
Gráfico com previsão para o futuro próximo
(as datas estão à americana: Mês/Dia/Ano)

Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol
Enviado: 09 jan 2016, 22:03
por alexmol
Fecho de contas de 2015
Período entre 1-Março e 31-Dezembro
Renault Fluence ZE
8620km percorridos
13,40€ em electricidade EDP (restante foi solar)
36,60€ revisão
830€ em aluguer de bateria
Custo por km 0,10€
Toyota Prius 2G
6060 km percorridos
358,82€ em combustível
Não houve revisões/reparações
Custo por km 0,06€
Como é óbvio o aluguer de bateria faz com que um poupadinho VE tenha um custo por km superior a um fumarento.
No entanto os 830€ gastos até agora somados ao custo de aquisição ainda ficam muito longe do que teria pago por qualquer outro VE comparável.
O único arrependimento é de não ter avançado mais cedo!
Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol
Enviado: 09 jan 2016, 22:41
por Orlando
Ah se o arrependimento mata-se!
Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol
Enviado: 10 jan 2016, 11:41
por jfr2006
rdias Escreveu:Mês de dezembro :
4112 kms
gasoleo : 289.44
não houve custos adicionais :
custo por km : 0.0703 ... podemos por 0.071
Não vás por aí, porque se eu ponho aqui os meus valores..aliás posso por:
Mês de Dezembro:
2995km
69€ de GPL
Não houve custos adicionais:
custo por km: 0.023

Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol
Enviado: 10 jan 2016, 19:04
por Fil
Se o pessoal dos VE's sem aluguer começarem a colocar aqui os valores, é uma chatice. Muitos deles começam em 0 e acabam em 0 (os meus por exemplo, na maioria dos meses)
O mais importante é o Alex estar satisfeito com a compra que fez. Muitos e bons klms

Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol
Enviado: 10 jan 2016, 22:34
por mjr
rdias Escreveu:Mês de dezembro :
4112 kms
gasoleo : 289.44
não houve custos adicionais :
custo por km : 0.0703 ... podemos por 0.071
Média de 133km por dia. 49500km/ano. Dezembro deve ser um mês fraco.
A minha média de custo/km de Dezembro anda abaixo do cêntimo/km. Na verdade deve ser quase 0. Quase tudo cargas gratuitas para mim.
Mas o Fluence do Alexmol foi muito barato, pelo que certamente a minha poupança mensal ainda não compensa em relação ao Fluence.
Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol
Enviado: 11 jan 2016, 07:56
por alexmol
rdias Escreveu:custo por km : 0.0703 ... podemos por 0.071
Espera aí, um carro a gasóleo com custo superior a um a gasolina? (o meu Prius 2G)?
Então isso não era impossível?
