Re: Leaf 2 Tekna - MJR
Enviado: 23 nov 2025, 19:25
Não tinha nada relevante com o carro até há semana, foi sempre carregar e andar.
Mas no último fds, a minha mulher estava a preparar-se para sair e chamou-me a dizer que o carro não andava. Quando lá cheguei estava com a mensagem "falha no sistema EV". Tentei desligar e voltar a ligar várias vezes mas nada, o contactor não fechava e dava sempre essa mensagem. Tentei colocar a carregar e também não iniciava a carga, mas reparei em algo estranho. O som do fecho do cabo no tomada estava diferente, mais lento.
Nesse momento fez-se luz: é a bateria de 12V! A velha culpada de tudo.
Peguei no multímetro para verificare lá confirmou-se: 9V! coloquei em paralelo uma pequena bateria de 12V de LFP e o contactor fechou ao iniciar a carga. Ufa! Confirmado.
No dia seguinte fui à Norauto trocar a bateria de 12V, 70€ com MdO.
A pergunta é: sabendo que o carro mede a tensão na bateria de 12V, e sabendo que com 9V nunca seria possível fechar o contactor (até porque aninha mais a tensão nessa situação), porque raio diz falha no sistema EV quando o problema é claramente na bateria de 12V??? Enfim...
Mas no último fds, a minha mulher estava a preparar-se para sair e chamou-me a dizer que o carro não andava. Quando lá cheguei estava com a mensagem "falha no sistema EV". Tentei desligar e voltar a ligar várias vezes mas nada, o contactor não fechava e dava sempre essa mensagem. Tentei colocar a carregar e também não iniciava a carga, mas reparei em algo estranho. O som do fecho do cabo no tomada estava diferente, mais lento.
Nesse momento fez-se luz: é a bateria de 12V! A velha culpada de tudo.
Peguei no multímetro para verificare lá confirmou-se: 9V! coloquei em paralelo uma pequena bateria de 12V de LFP e o contactor fechou ao iniciar a carga. Ufa! Confirmado.
No dia seguinte fui à Norauto trocar a bateria de 12V, 70€ com MdO.
A pergunta é: sabendo que o carro mede a tensão na bateria de 12V, e sabendo que com 9V nunca seria possível fechar o contactor (até porque aninha mais a tensão nessa situação), porque raio diz falha no sistema EV quando o problema é claramente na bateria de 12V??? Enfim...