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Re: Diário de Bordo do Rei Zoom

Enviado: 07 jan 2019, 20:05
por migle
Não estou a perceber. No fórum Prius-pt fiquei com a sensação de que era a coluna de direcção, esse sim, um arranjo caro, que normalmente só acontece quando se bage nalguma coisa ou ao fim de muitos kms.

Afinal é o canhão da chave? Isso não parece justificar os 1000€...

Re: Diário de Bordo do Rei Zoom

Enviado: 07 jan 2019, 20:07
por FiwiPITO
Migle, neste caso acho que nao entendi mal, é tudo junto nos Nissan's

Re: Diário de Bordo do Rei Zoom

Enviado: 07 jan 2019, 20:13
por civic
Mas quando dizes que experimentaram com outro canhão, mudaram a direcção toda nessa experiência? :?

Re: Diário de Bordo do Rei Zoom

Enviado: 07 jan 2019, 20:15
por migle
Bem, se é um problema de código / imobilizador / segurança, não adianta é fazer o que eles pedem. Se fosse problema de coluna de direcção, sentia-se na condução, ou então podia ter sido o reboque a partir.

O Almera da minha mulher ficou sem bateria, no parque dos barcos do Montijo. Levei um encostão mas ocorreu alguma coisa que activou o imobilizador. A partir daí, não havia hipótese, só Nissan, haveria um código que eles não dão a ninguém, qualquer coisa assim. Acabámos por deixar o filho de um mecânico aqui do campo mexer, e ele tinha um amigo que conseguiria fazer uma reprogramação e neutralizar o imobilizador para sempre.

Ou seja, roubámos o nosso próprio carro.

Funcionou, mas não recomendo. Algo ficou diferente ao ligar. Houve mais problemas com o carro depois, bomba de gasóleo, etc... Ficamos sempre na dúvida.

Re: Diário de Bordo do Rei Zoom

Enviado: 07 jan 2019, 23:13
por mjr
MRider Escreveu: 07 jan 2019, 16:43
Já várias vezes avisei que é preciso cuidado com a bateria de 12V... Muitos ainda se gabam que andam com a bateria a 10 V. Pronto aí está o resultado...
Essa associação não me parece muito científica, bem pelo contrário. Temos casos de carros que durante anos andam com a bateria de 12V nos 8V quando o carro fica desligado mais de 1h e não aconteceu nada. Um caso onde está nos 10V e aparece um problema que pode ser causado por dezenas de razões diferentes e automaticamente a culpada é a bateria de 12V?? Eu acho que a bateria de 12V tem as costas muito largas, são-lhe sempre imputadas culpas.

Re: Diário de Bordo do Rei Zoom

Enviado: 08 jan 2019, 07:39
por mjr
O que degrada a electrónica são tensões elevadas. O alternador nos CI estraga-se porque aumenta a carga que este tem de suportar. Mas num CI não é possível andar muito tempo com uma bateria degradada pois o carro não arranca.

Atenção, eu não nego que possam haver situações em que uma bateria estragada possa criar estragos, forçando a electrónica a estados estranhos onde sejam ativadas coisas que não deviam. Mas não é seguramente com 8V que isso acontece é muito menos com 10V. Ou seja, os sintomas da bateria estragada tornam-se insuportáveis (o contactor da bateria de tração não atraca) antes de se poderem causar estragos.

Re: Diário de Bordo do Rei Zoom

Enviado: 08 jan 2019, 12:25
por zykon
Desculpem lá a pergunta,

O leaf tem canhão de ignição? Nunca vi isso no meu.
Ou estamos a falar do botão?

Re: Diário de Bordo do Rei Zoom

Enviado: 08 jan 2019, 12:54
por Nonnus
Não tem.

Quando falam em canhão de ignição deve ser um modulo electrónico onde esta o contacto com a "chave" e com o arranque de todo o sistema quando se carrega no botão.

Re: Diário de Bordo do Rei Zoom

Enviado: 08 jan 2019, 13:02
por mafgod
E isso não faz par com o BMS da bateria?

Li algures que, houve alguém que quis substituir um pack da bateria de tração.
E o carro depois não aceitava as chaves.
Ou ia à Nissan para fazer o matching das keys (e pagar caso a Nissan aceitasse) com a nova bateira ou então tinha de instalar um módulo que faz par com a bateria original para usar as chaves desse carro.
E creio que ele optou pela segunda opção.

Essa do canhão de outro Nissan e tal conseguir por este a funcionar, duvido muito.
Mas tudo é possivel a nivel de SW!

Na volta basta substituir a bareria de 12V, reset aos DTCs e voilá!

Re: Diário de Bordo do Rei Zoom

Enviado: 08 jan 2019, 14:21
por brunoa
Boa tarde,

Desculpem se induzi em erro as avarias diagnosticadas.

1 - Bateria de 12V
2 - Canhão da coluna de direção

Relativamente há bateria 12V era expectável, no entanto o que me foi explicado do canhão da coluna de direção é uma peça constituída por 2modulos, um eletrónico e outro físico.

O físico era o antigo canhão onde se inseria a chave mas o que realmente avariou foi o modulo eletrónico. E ai nada a fazer! Toca de substituir tudo mais as peças plásticas que junto ao volante.

Só essa peça são cerca de 575€ + I.V.A.

Mais a bateria 81€ + I.V.A.

Mais o diagnostico 47€ + I.V.A.

Mais a mão de obra 108€ + I.V.A.

Por isso, a reclamar só da cobrança do diagnostico.