Civic White Acenta 40kWh
Re: Civic White Acenta 40kWh
Mas falamos de viagens de ida e volta, portanto a cota é a mesma, ou de consumos gerais. Não percebi. 

Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's
Ok, já percebi, obrigado. Quando dizes que para o consumo ser válido as cotas têm que estar próximas, isso serve para poder contabilizar a energia recuperada pela regeneração a descer? Se sim e se o trajeto de uma pessoa for sempre a subir sem voltar a descer, não podemos considerar essa média?
Eu quando falei da minha foi só de ida, não sei se foi por isso.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 2019 com 43 000 kms
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
A energia necessária para vencer um certo desnível só depende da altura e da massa. Isso também é verdade para a energia que ganhas a descer, regenerando.
Por isso é que para contabilizar médias, deves iniciar e terminar mais ou menos à mesma cota: o que gastaste a subir recuperas a descer, menos o rendimento
Por isso é que para contabilizar médias, deves iniciar e terminar mais ou menos à mesma cota: o que gastaste a subir recuperas a descer, menos o rendimento

Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

- mjr
- Administrador do site
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Sim, estava a referir-me à viagem só de ida.
Se as cotas forem próximas, a quase totalidade da energia extra gasta para subir durante a viagem é recuperada/não gasta durante a descida.
Se as cotas forem próximas, a quase totalidade da energia extra gasta para subir durante a viagem é recuperada/não gasta durante a descida.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
E lá chegaram as férias, altura de fazer o teste há tanto tempo ansiado, fazer a maior viagem do ano com um carro a pilhas. Férias marcadas para Albufeira o que dá quase 600 kms de viagem.
Teste que teve que ser adiado para o regresso a casa, pois na ida ainda há uma passagem por Sintra, dividindo a viagem +\- a meio.
Para fazer os cerca de 300kms entre Viseu e Sintra optei por fazer uma carga na AS de Pombal.

E outra em Aveiras.

A temperatura nesta viagem não era importante, pois faz-se na boa com dois carregamentos perto dos 60%, chegou a Sintra um pouco acima de meio, não levei o OBD para monitorizar a coisa, não o consegui encontrar. Optei pelos 2 carregamentos para chegar e não ter que colocar logo à carga, um chegava.
Fim de semana por lá, com carregamentos caseiros sem nada a assinalar, apenas o tarifário do meu familiar (0,067€ em bi hórario) numa empresa de fornecimento de eletricidade do norte, nem me lembro do nome.
Segunda-feira rumo ao Algarve, paragem em Alcacer.

Seguindo-se Aljustrel, não entendo a engenharia que ronda o posicionamento dos carregadores, engenheiros de domingo?

Colocam o carregador virado para um lado sendo impossível carregar alguns carros no segundo lugar de carga, uma treta pegada. A media em Aljustrel.

Uma semana sem problemas de carga, carregou junto à praia dos pescadores, e até num carregador Tesla na marina de Albufeira.

Aqui ficou carregado para sair no dia seguinte para o norte, o teste iria começar em breve.
Teste que teve que ser adiado para o regresso a casa, pois na ida ainda há uma passagem por Sintra, dividindo a viagem +\- a meio.
Para fazer os cerca de 300kms entre Viseu e Sintra optei por fazer uma carga na AS de Pombal.
E outra em Aveiras.
A temperatura nesta viagem não era importante, pois faz-se na boa com dois carregamentos perto dos 60%, chegou a Sintra um pouco acima de meio, não levei o OBD para monitorizar a coisa, não o consegui encontrar. Optei pelos 2 carregamentos para chegar e não ter que colocar logo à carga, um chegava.
Fim de semana por lá, com carregamentos caseiros sem nada a assinalar, apenas o tarifário do meu familiar (0,067€ em bi hórario) numa empresa de fornecimento de eletricidade do norte, nem me lembro do nome.
Segunda-feira rumo ao Algarve, paragem em Alcacer.
Seguindo-se Aljustrel, não entendo a engenharia que ronda o posicionamento dos carregadores, engenheiros de domingo?
Colocam o carregador virado para um lado sendo impossível carregar alguns carros no segundo lugar de carga, uma treta pegada. A media em Aljustrel.
Uma semana sem problemas de carga, carregou junto à praia dos pescadores, e até num carregador Tesla na marina de Albufeira.
Aqui ficou carregado para sair no dia seguinte para o norte, o teste iria começar em breve.
Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's
Saida a seguir ao almoço, com temperaturas na ordem dos 35ºC e AC nos 24ºC, primeira paragem em Aljustrel, com a carga a iniciar-se nos 47kW, tudo normal em termos de temperatura das baterias, andamentos de nacional entre os 80 e os 90 km/h, na AE nos 100 km/h, a ideia é andar o mínimo em AE, uma pena os PCR só existirem nas AE.

Paragem com o carro ligado para o AC se manter a trabalhar, o calor era muito. Carga a iniciar nos 47kW.

Seguida para Alcacer, optando sempre pela nacional e A/C a bombar. Nem 100 kms foram. Carga a iniciar nos 38kW.

Chegada a Aveiras e pela primeira vez um PCR ocupado, já estava de saída um LEAF 1ª geração, aproveitou-se para lanchar.

Aqui comecei a dar conta da forma como o sistema lida com a temperatura das baterias, ou seja, durante a viagem a temperatura das baterias baixa e volta a subir na carga, o que vi em termos de temperatura foi a barra a tocar no vermelho quando carrega e desce um traço em andamento. A media de tempo de paragem anda pela meia hora de cada vez, começou a carregar nos 28kW.
A partir de Aveiras desligou-se o A/C, pois a temperatura baixou.
Chegada a Pombal com a mesma lógica, a temperatura das baterias baixou um traço e lá ficou a tocar no vermelho ao fim da carga.

Esta seria a ultima carga, pois já daria à vontadinha para chegar a casa e no final o cenário ficou assim.

E a temperatura assim, tal como antes dos restantes carregamentos.

Resumindo, com andamentos de nacional pode-se utilizar o LEAF indefinidamente sem entrar no vermelho, a gestão que ele faz da carga/descarga não deixa a temperatura ir muito alem, só vi limitações na carga, nunca em situação alguma limitou o acelerador, nem entrou na “red zone”. Estou curioso em ver o comportamento com a atualização do “rapid gate”, sinceramente acho que não tem muito significado em termos de tempos e terá em termos de stress térmico das baterias.
Em termos de custos fiz uma media de 3€ por carga, pelo que diz a app miio, uns 25€ para percorrer 1420kms, misturando com carregamentos grátis, obviamente.
Já a media de consumo, é muito boa tendo em conta o uso do A/C mesmo parado, as estradas do sul são impecáveis nesse aspecto.
Também nunca vi as tais filas intermináveis que por vezes se ouve falar dos postos de carga, nem deixei ninguem à espera, só tive três situações de encontrar outro EV nos pontos de carga:
- Carreguei ao mesmo tempo que um ZOE em Aljustrel.
- Esperei uns 5 minutos para que um LEAF acabasse de carregar em Aveiras.
- Um i3 esperou uns 2 minutos que eu saísse de Aveiras
Ah! Esquecia-me doutra, na descida para o sul, encontrei um LEAF 24kW que fazia o mesmo trajeto que eu para o sul, a diferença é que eu fazia-o com um factor cagaço bem maior que o dele, encontrei-o em Alcacer e Aljustrel, chegava quando eu estava de saída, disse-me que a seguir seria Loulé.
Serviu para ter muito mais confiança neste carro a pilhas. Sempre impecável.
De salientar que cada vez mais se vêem carros encostados de capot aberto. E vi uma transporter a subir uma vedação, sono do condutor??? Estava tudo ok com ele.
E pronto, já está lavadinho e pronto para outra. Já lá vão os 35 000 kms.

Boas viagens
Paragem com o carro ligado para o AC se manter a trabalhar, o calor era muito. Carga a iniciar nos 47kW.
Seguida para Alcacer, optando sempre pela nacional e A/C a bombar. Nem 100 kms foram. Carga a iniciar nos 38kW.
Chegada a Aveiras e pela primeira vez um PCR ocupado, já estava de saída um LEAF 1ª geração, aproveitou-se para lanchar.
Aqui comecei a dar conta da forma como o sistema lida com a temperatura das baterias, ou seja, durante a viagem a temperatura das baterias baixa e volta a subir na carga, o que vi em termos de temperatura foi a barra a tocar no vermelho quando carrega e desce um traço em andamento. A media de tempo de paragem anda pela meia hora de cada vez, começou a carregar nos 28kW.
A partir de Aveiras desligou-se o A/C, pois a temperatura baixou.
Chegada a Pombal com a mesma lógica, a temperatura das baterias baixou um traço e lá ficou a tocar no vermelho ao fim da carga.
Esta seria a ultima carga, pois já daria à vontadinha para chegar a casa e no final o cenário ficou assim.
E a temperatura assim, tal como antes dos restantes carregamentos.
Resumindo, com andamentos de nacional pode-se utilizar o LEAF indefinidamente sem entrar no vermelho, a gestão que ele faz da carga/descarga não deixa a temperatura ir muito alem, só vi limitações na carga, nunca em situação alguma limitou o acelerador, nem entrou na “red zone”. Estou curioso em ver o comportamento com a atualização do “rapid gate”, sinceramente acho que não tem muito significado em termos de tempos e terá em termos de stress térmico das baterias.
Em termos de custos fiz uma media de 3€ por carga, pelo que diz a app miio, uns 25€ para percorrer 1420kms, misturando com carregamentos grátis, obviamente.
Já a media de consumo, é muito boa tendo em conta o uso do A/C mesmo parado, as estradas do sul são impecáveis nesse aspecto.
Também nunca vi as tais filas intermináveis que por vezes se ouve falar dos postos de carga, nem deixei ninguem à espera, só tive três situações de encontrar outro EV nos pontos de carga:
- Carreguei ao mesmo tempo que um ZOE em Aljustrel.
- Esperei uns 5 minutos para que um LEAF acabasse de carregar em Aveiras.
- Um i3 esperou uns 2 minutos que eu saísse de Aveiras
Ah! Esquecia-me doutra, na descida para o sul, encontrei um LEAF 24kW que fazia o mesmo trajeto que eu para o sul, a diferença é que eu fazia-o com um factor cagaço bem maior que o dele, encontrei-o em Alcacer e Aljustrel, chegava quando eu estava de saída, disse-me que a seguir seria Loulé.
Serviu para ter muito mais confiança neste carro a pilhas. Sempre impecável.
De salientar que cada vez mais se vêem carros encostados de capot aberto. E vi uma transporter a subir uma vedação, sono do condutor??? Estava tudo ok com ele.
E pronto, já está lavadinho e pronto para outra. Já lá vão os 35 000 kms.
Boas viagens
Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
Óptimo relato. Tens que fazer um tutorial de "Como fazer viagens longas com Leaf 40kWh"
. E já agora outro de "Como fazer boas médias com o Leaf 40kWh".
Só não entendi bem nos carregamentos rápidos com que SOC chegaste e com que SOC saíste? Chegaste sempre perto ou acima de 50%?

Só não entendi bem nos carregamentos rápidos com que SOC chegaste e com que SOC saíste? Chegaste sempre perto ou acima de 50%?
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 2019 com 43 000 kms
Cheguei sempre entre os 50 e os 60% e sai perto dos 90%.
As medias são faceis de fazer, nem sequer vejo muita diferença com a utilização do A/C e nunca usei o ECO, as rodas devem fazer mesmo muita diferença.
Outra coisa que prejudicou as medias, os carregamentos feitos no alentejo foram sempre com o AC ligado.
As medias são faceis de fazer, nem sequer vejo muita diferença com a utilização do A/C e nunca usei o ECO, as rodas devem fazer mesmo muita diferença.

Outra coisa que prejudicou as medias, os carregamentos feitos no alentejo foram sempre com o AC ligado.

Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's
- migle
- Registado: 01 set 2017, 00:21
- Data de fabrico: 25 set 2017
- Capacidade bateria: 78Ah
Eles instalam carregadores. Fazem-no com todo o esmero. Agora se alguém consegue ou não carregar ali, isso não é problema deles.
Pois é. Nunca é tão mau como se espera. É preciso ter azar.
E agora já passou o pior. E no próximo ano vão haver mais PCRs de certeza. Se Deus quiser, fora da auto-estrada, aliás parece-me mais provável.
Boa viagem e foi boa estratégia parar apenas por 30 minutos. Em vez de apanhar grande seca à espera de um SoC mais alto, mais vale parar várias vezes. Não nos fartamos nem da paragem, nem da condução.
E o aquecimento acontece mais distribuído no tempo.