Página 30 de 79

Re: Diário de bordo - sm

Enviado: 20 set 2014, 12:59
por Orlando
jasmim Escreveu:
Malm Escreveu: Não incluo é aquela senhora que em pleno verão, em plena tarde, já com 6 barras de temperatura, apareceu no PCR do Porto para carregar. Nesse momento tomei consciência que a maioria dos proprietários de Leaf são com essa senhora e a evolução da degradação de alguns carros aqui presentes não vai corresponder à registada pela maioria.
Pois é essa sensibilidade que falta à esmagadora maioria dos utilizadores, muito por culpa dos vendedores que por sua vez, acredito, não são devidamente (in)formados pela marca.
Calma aí, as pessoas compraram um carro, não um bicho.
E acreditam que têm um CI.
Só que num CI, tens cuidado com a temperatura do motor e óleo...num VE é preciso FORMATAR a malta!
Mas são as marcas que o devem fazer...

Re: Diário de bordo - sm

Enviado: 20 set 2014, 13:09
por jasmim
Uma forma de sensibilização, seria aparecer no dasboard uma informação a aconselhar a não carregar em determinadas condições. Caberia ao proprietário tomar a decisão desse carregamento ou não. Isto no caso dos Leafs. Porque os Imiev até gostam de PCR's :)

Re: Diário de bordo - sm

Enviado: 20 set 2014, 13:12
por mrr
Orlando Escreveu:
Malm Escreveu:A longo prazo sim. A curto prazo, na minha opinião, o aumento da temperatura pode levar a um aumento da capacidade calculada pelo carro. Eu falo por mim, faço precisamente o contrário para obter valores de capacidade baixos. Arrefeco-as o mais possível durante uns dias.
QTo arrefeço as baterias com A/c, só de estarem mais frias, e sem ter carregado nada de nada, já as vi perder 0,25ah......
Malm tem toda a razão, baterias bem fresquinhas reportam menos capacidade, ainda esta semana não fiz arrefecimento e a minha capacidade subiu 0,8ah...

Re: Diário de bordo - sm

Enviado: 20 set 2014, 13:16
por mjr
Acho que o Malm está a exagerar um bocadinho no daqui a 2 ou 3 anos, mas fora isso deve ser mesmo assim. O TickTock do MNL tem uma folha de cálculo pública (https://docs.google.com/spreadsheet/ccc ... _web#gid=1) e decidiu não trocar já a bateria dele apesar de ter direito a isso. Isto para o bem da comunidade Leaf. Neste momento tem 38,85Ah (59% da capacidade original) e a capacidade ainda não começou a cair a pique. Este ano perdeu até agora 5 Ah, mais ou menos o mesmo que nos anos anteriores, talvez menos. É de Phoenix no Arizona, claro...

Re: Diário de bordo - sm

Enviado: 20 set 2014, 13:35
por Malm
Sim, posso ter exagerado. A verdade é que temos de esperar para ver.

Re: Diário de bordo - sm

Enviado: 20 set 2014, 14:35
por RJSC
Mas ele ainda tem milhas e anos de sobra pra trocar em garantia mais tarde, certo?
Também não era má ideia ter trocado e começar medir a degradação da bateria que a Nissan diz resistir melhor à temperatura, de modo a quem quiser comprar uma ficar mais descansado.

Re: Diário de bordo - sm

Enviado: 20 set 2014, 15:39
por mjr
Segundo o log tem 43mil milhas, a garantia é de 60 mil milhas ou 5 anos. Também acho que ajuda mais a comunidade assim do que trocando a bateria. No MNL já há várias pessoas a reportar da nova bateria, tanto trocas por baterias novas como carros novos.

Além de que vai ficar com uma bateria nova mais tarde, dando mais tempo de vida ao carro. Se trocasse já e a nova bateria durar 5 anos até aos 70% (o dobro da atual...) tinha carro para mais 5 anos. Se trocar daqui a um ano tem carro para mais 6 anos. Isto sem gastar nada em reparações de bateria, claro.

Re: Diário de bordo - sm

Enviado: 20 set 2014, 16:29
por Fil
Se não necessita de uma bateria nova para ter mais autonomia, também me parece que é a solução mais inteligente.

Re: Diário de bordo - sm

Enviado: 20 set 2014, 17:57
por mjr
Para já só se sabe que reporta mais capacidade que o anterior. 290-292 gids vs 282-284 gids do anterior (1 gid = 80Wh). De resto ainda se passou muito pouco tempo...

Re: Diário de bordo - sm

Enviado: 25 set 2014, 10:49
por OCasal
Gostava de ver uma imagem do mostrador do carro do TickTock carregado a 100%!

Não tenho ligado a peça OBDII, mas devo ir com 47ahr.. e continuo com 10 barras!

Quanto à autonomia não arrisco viagens com mais de 80km... Para mais, só em passeio 8-)

Estou atento à possibilidade de troca da bateria, porque com a experiência de condução que agora temos, com a nova devemos fazer 150km sem grandes dificuldades!