
Diário de Bordo do Rei Zoom
- filipeoliv
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Re: Diário de Bordo do Rei Zoom
Como pesco pouco deste assunto, digam uma coisa.
O que estão a falar é por ex. a diferença entre a mais alta e a mais baixa que aparece no Leaf Spy, certo?
Ex 13mV
Se sim, para que as células estejam bem balanceadas, qual é a diferença que deve aparecer no Leaf Spy?
O que estão a falar é por ex. a diferença entre a mais alta e a mais baixa que aparece no Leaf Spy, certo?
Ex 13mV
Se sim, para que as células estejam bem balanceadas, qual é a diferença que deve aparecer no Leaf Spy?
- pemifer
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Re: Diário de Bordo do Rei Zoom
Penso que o que estão a referir será quando o Leaf Spy acusa que uma célula está fraca.
Aconteceu comigo, numa ocasião, com a célula 50.
Entretanto a coisa desapareceu.
Fiz um teste mais recente do o da ultima imagem mas não encontro a imagem mais atualizada.
Mas assim ficas com uma noção das mensagens.
Aconteceu comigo, numa ocasião, com a célula 50.
Entretanto a coisa desapareceu.
Fiz um teste mais recente do o da ultima imagem mas não encontro a imagem mais atualizada.
Mas assim ficas com uma noção das mensagens.
- filipeoliv
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Re: Diário de Bordo do Rei Zoom
Ok, então e qual é o valor normal razoável?
- migle
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Re: Diário de Bordo do Rei Zoom
É capaz de ser melhor fiar no que aparece no Leaf Spy. Esse valor não é constante, depende do SoC. A meio SoC a diferença de tensão entre as células tem de ser menor. Nos screenshots do pemifer, a imagem que tem uma célula fraca, tem uma diferença entre células de 116mV, na segunda imagem a diferença é de 163mV, porém está tudo bem. O que se vê também é que no primeiro caso aquela célula é um outlier...
- BrunoAlves
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Re: Diário de Bordo do Rei Zoom
Depende do SOC

As células são balanceadas "por cima", isso quer dizer que estarão mais alinhadas em estados de carga altos.
Quando o carro está a 100%, diria que o ideal é tão baixo quanto possível, de preferência abaixo dos 10mV, isso é o que permitirá receber mais energia numa carga completa.
Mas o que interessa mesmo, o que dita quando é que o carro se desliga, é o outro extremo, quando a bateria está perto do limite a descarregar. Claro que aqui o ideal também é diferença tão pequena quanto possível, mas neste extremo os valores são mais evidentes.
Não sei ao certo onde é o joelho inferior, mas a partir daí a tensão cai mais depressa. Vamos imaginar que é aos 3,5V num mk1 porque isto é o tópico do RZ

Sabemos que num mk1 o carro desliga-se aos 3V na célula mais baixa, logo:
- células bem balanceadas, todas descarregam de forma mais ou menos equilibrada e consegue-se usar a bateria "até ao nó".
- células desbalanceadas, a célula mais fraca chega aos 3V e o carro desliga-se. Então, se houverem células muito desbalanceadas, pode dar-se o caso de uma tocar nos 3V e o carro desligar-se, mesmo que as outras ainda estejam acima do joelho. Muita energia ainda armazenada que não pode ser usada porque uma já tocou no mínimo.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

- filipeoliv
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Re: Diário de Bordo do Rei Zoom
És uma maquina. 
Obrigado.

Obrigado.
- brunoa
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Re: Diário de Bordo do Rei Zoom
Boa tarde,
Resumindo um pouco o que aqui já foi dito: (agradecia as vossas correções para que a informações que veicularem para o futuro seja o mais corretas possíveis)
1 - Carregando o carro a um amperagem mais baixa permite que a diferença no balanceamento seja mais baixa, possibilitando assim "colocar" mais energia útil na bateria.
2 - Em situações extremas de utilização da bateria, estando o carro já com pouca carga, existe a possibilidade de imobilizando o veiculo estabilizar as células e "espremer" um pouco mais de energia e consecutivamente mais km's.
3 - Após carregamento a 100% se aguardamos algum tempo é possível, através de nova carga, introduzir mais energia útil na bateria pelo facto de o carro ter balanceado as células após o fim de carga.
Certo?
Resumindo um pouco o que aqui já foi dito: (agradecia as vossas correções para que a informações que veicularem para o futuro seja o mais corretas possíveis)
1 - Carregando o carro a um amperagem mais baixa permite que a diferença no balanceamento seja mais baixa, possibilitando assim "colocar" mais energia útil na bateria.
2 - Em situações extremas de utilização da bateria, estando o carro já com pouca carga, existe a possibilidade de imobilizando o veiculo estabilizar as células e "espremer" um pouco mais de energia e consecutivamente mais km's.
3 - Após carregamento a 100% se aguardamos algum tempo é possível, através de nova carga, introduzir mais energia útil na bateria pelo facto de o carro ter balanceado as células após o fim de carga.
Certo?
Bruno R. Almeida
Leaf mk1 (Fev 2018 a ...) 12,98 kWh/100km
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- brunoa
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Re: Diário de Bordo do Rei Zoom
Boa tarde,
No passado dia 9 de Fevereiro fez 1 anos que o Rei Zoom desceu à terra dos Mouros e como tal está na hora de fazer a review do ano que passou:
Km's percorridos: (2019) 137.772 (2018) 111.548 = 26.224km (anteriormente no Prius ronda os 15.000km/ano)
AHR: (2018) 48.77 (2019) 45.15 = 3.62
SOH: (2018) 74,35% (2019) 68,82% = 5,53% (o que representa uma perda de 1,16 kWh de capacidade útil) (em modo muito simplista, cerca de 8km de autonomia)
Hx: (2018) 52,63% (2019) 46,82% = 5,81%
Cargas Rápidas: (2018) 933 (2019) 964 = 31
Cargas Lentas: (2018) 2108 (2019) 2763 = 655 (na realidade devem ter sido metade, pois o carro contabiliza 2 carga quando tem a programação ativa)
Creio ter tido até hoje uma vida normal (maioritariamente carregamos a 100% devido à pouca autonomia e uso diário) e não fosse a avaria do modulo eletrónico do canhão da direção e estaria tudo dentro do expectável.
Custos com a energia não tenho pois existem diversos carregamentos rápidos sem custos, muitos carregamentos lentos em PCN, casa dos pais, unidades hoteleiras, restaurantes e afins...
Agora a inevitável comparação com o meu anterior Prius 2G:
Valores médios de referência: preço da gasolina 95 premium = 1,45€/litro, consumo Prius 2G = 4,4lt/100km, preço de kW em horário de vazio = 0,09€
Custo com combustível: Prius 2G = 1.673,09€ Rei Zoom = 303,75€ (se tivesse carregado sempre em casa, o que na realidade não aconteceu, logo visão pessimista)
Diferença apenas em combustível = 1.369,34€
As revisões tomaram valores idênticos, poupei 126€ em IUC
De forma generalista e sem possibilidade de ser mais assertivo, temos 1.369,34 + 126 = 1.495,34€ - 1.000€ (avaria) = 495,34€ Poupança financeira.
Falta referir a ambiental e a de qualidade de vida
Bruno R. Almeida
P.S.: não considerei o estacionamento em Lisboa pois no passado não levava o carro para Lisboa, mas atualmente devido a mudanças na vida pessoal tenho de levar de 15 em 15 dias durante 10 dias por mês.
No passado dia 9 de Fevereiro fez 1 anos que o Rei Zoom desceu à terra dos Mouros e como tal está na hora de fazer a review do ano que passou:
Km's percorridos: (2019) 137.772 (2018) 111.548 = 26.224km (anteriormente no Prius ronda os 15.000km/ano)
AHR: (2018) 48.77 (2019) 45.15 = 3.62
SOH: (2018) 74,35% (2019) 68,82% = 5,53% (o que representa uma perda de 1,16 kWh de capacidade útil) (em modo muito simplista, cerca de 8km de autonomia)
Hx: (2018) 52,63% (2019) 46,82% = 5,81%
Cargas Rápidas: (2018) 933 (2019) 964 = 31
Cargas Lentas: (2018) 2108 (2019) 2763 = 655 (na realidade devem ter sido metade, pois o carro contabiliza 2 carga quando tem a programação ativa)
Creio ter tido até hoje uma vida normal (maioritariamente carregamos a 100% devido à pouca autonomia e uso diário) e não fosse a avaria do modulo eletrónico do canhão da direção e estaria tudo dentro do expectável.
Custos com a energia não tenho pois existem diversos carregamentos rápidos sem custos, muitos carregamentos lentos em PCN, casa dos pais, unidades hoteleiras, restaurantes e afins...
Agora a inevitável comparação com o meu anterior Prius 2G:
Valores médios de referência: preço da gasolina 95 premium = 1,45€/litro, consumo Prius 2G = 4,4lt/100km, preço de kW em horário de vazio = 0,09€
Custo com combustível: Prius 2G = 1.673,09€ Rei Zoom = 303,75€ (se tivesse carregado sempre em casa, o que na realidade não aconteceu, logo visão pessimista)
Diferença apenas em combustível = 1.369,34€
As revisões tomaram valores idênticos, poupei 126€ em IUC
De forma generalista e sem possibilidade de ser mais assertivo, temos 1.369,34 + 126 = 1.495,34€ - 1.000€ (avaria) = 495,34€ Poupança financeira.
Falta referir a ambiental e a de qualidade de vida
Bruno R. Almeida
P.S.: não considerei o estacionamento em Lisboa pois no passado não levava o carro para Lisboa, mas atualmente devido a mudanças na vida pessoal tenho de levar de 15 em 15 dias durante 10 dias por mês.
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Re: Diário de Bordo do Rei Zoom
Boa 
Até com uma avaria chata pelo meio tens um saldo de utilização muito positivo

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Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

-
- Proprietário Leaf
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Re: Diário de Bordo do Rei Zoom






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75.000kms -> Problemas -> Ar Condicionado + 2 baterias de 12v
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