Sim, eu já tinha visto essa informação na app miio uns tempos antes, na primeira imagem (que é sobre o posto makro de Matosinhos) também aparece na lista outros postos makro, nos quais há postos a 7,4 kW a 0,015€/min.zeuz Escreveu: ↑09 jul 2020, 16:32A imagem é sobre o PCN MTS-00025/26 ( Makro Matosinhos )rimsilva Escreveu: ↑09 jul 2020, 15:37- Um PCN de 22 kW a cobrar 0,04€/min (tomando este posto como referência)
- Um PCN com metade da potência a 0,035€/min, está desjusrado...
- Penso que o posto da makro (da primeira imagem) é um postos de 7,4 kW e está a cobrar 0,015€/min, está (menos) desajustado.
Segundo a App Miio são PCN's de 11kWh, com cobrança OPC a 0,035€/min
A outra imagem é sobre o PCN LRS-00013 ( Loures, Piscinas Municipais )
Segundo a App Miio são PCN's de 7,4kWh, com cobrança OPC a 0,000€/min

Início do pagamento total da rede de carregamento
- rimsilva
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Re: Início do pagamento total da rede de carregamento
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Re: Início do pagamento total da rede de carregamento
Estavamos a falar dos preços particados, daí referir apenas a questão das "fatias" da faturação...BrunoAlves Escreveu: ↑09 jul 2020, 16:35Não é só um levar mais que o outro. É um ter toda a despesa de aquisição, instalação, manutenção, operação, etc, e ainda ser impedido de procurar as melhores condições para a operação do seu posto. O outro factura indiscriminadamente. Isso é o meu ponto fundamental.
Há algo que é impossível de ignorar: um carregamento lento, seja com ou sem CEME, com ou sem MobiE, vai ser sempre, SEMPRE, desinteressante para o operador do posto. Se cobrar por tempo o carregamento vai ser caríssimo, pouca afluência logo pouca facturação. Se cobrar por energia vai vender pouco "serviço", logo pouca facturação. Isto é indesmentível.
O que devia haver era forma de os operadores colocarem postos lentos onde os carros estacionam, tendo a possibilidade de os alimentar de onde a energia fosse barata, algo que é impossível com este modelo!
Por exemplo um parque de estacionamento coberto ou não. Dezenas de postos lentos, baratos, de uma única "baixada". Um shopping, que já tem fornecimento de energia à barda, umas dezenas de postos mal faziam comichões no PT. Tantos exemplos...
Já para não falar de tomadas, muitas tomadas. Mas aí aceito que seja mais complicado.
Se dá para todo o lado? Claro que não. Mas daria para mais locais do que actualmente que é NENHUM.
E claro, acabar com o estacionamento gratuito durante a carga para evitar usurpação destes postos por quem só procura a borla.
Tudo o resto em relação ao palpel do CEME neste processo concordo e também o tenho referido desde que se soube que teriamos esta figura no modelo.
Quanto ao resto não estou totalmente de acordo, um PCN pode não ser interessante com CEME (por todas esses aspectos referidos), mas sem CEME e com uma boa localização e tarifário adequado, não vejo porque não possa serrentável ao operador, pode não ser logo de imediato, mas a isso chama-se gerir em vez de ganância.
As tarifas da energia são exorbitantes, ponto. Nós até podemos pagar 0,2€/kWh em casa em hórario de ponta, mas aqui estamos a falar de empresas em que o seu negócio depende da energia, não e o Zé ou o Manel...
Se virem o que custa a uma empresa industrial, com potências contratadas para servir PCRs (neste caso nem seria necessário tanto), percebe-se que o custo/kWh que os CEME cobram tem uma margem bem confortável, margem esta que deveria ser do OPC, como é em todo o lado onde existe ME, mesmo em Portugal!
Para mim este é que o principal motivo que torna desinteressante um PCN para um operador de um postos. os outros também têm influência, mas com mais receita, certamente que os OPC estariam dispostos a suportar maiores despesas de instalação.
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Re: Início do pagamento total da rede de carregamento
Não, foram por ação do governo regional. Tanto que não foram concessionados sendo o seu operador a elétrica local.
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Re: Início do pagamento total da rede de carregamento
Desculpem voltar à carga, mas tudo isto só vem comprovar que a grande vantagem dos VE é poder carregar fora da rede pública, ao contrário dos CI's... Fora isso, viajar ou carregar na rua um VE vai passar a ser um luxo, só para alguns...
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Re: Início do pagamento total da rede de carregamento
Eu continuo à espera que os OPC publiquem tabelas de preços, será assim tão difícil ?
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Re: Início do pagamento total da rede de carregamento
Pelo que percebi apenas estão obrigadoa a comunicar no site Mobie e no posto. De resto deixou se haver a listagem se o fizerem no seu website é por vontade própria. Claro que isto leva a uma opacidades e complicação desnecessária
Re: Início do pagamento total da rede de carregamento
Os postos ainda não devem ter sido entregues aos OPC, digo eu. Alguém sabe quando isso irá acontecer? Será que já há algum que tenha sido entregue?
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Re: Início do pagamento total da rede de carregamento
Temos sites oficiais com o preço dos combustíveis, ordenado das mais diversas formas, em mapa, em tabela, etc.
Para ver preços de carregamento é preciso registar-se no site da mobi.e e andar a ver posto por posto?
Estão a brincar quando dizem "uma rede virada para o futuro".
Para ver preços de carregamento é preciso registar-se no site da mobi.e e andar a ver posto por posto?
Estão a brincar quando dizem "uma rede virada para o futuro".
Re: Início do pagamento total da rede de carregamento
O futuro em Portugal é o hidrogénio, palavras do António Costa das finanças! Rede pública de carregamento já é um não assunto para ele...
- BrunoFonseca
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Re: Início do pagamento total da rede de carregamento
Parece-me que é no sentido da exportação.