Página 4 de 52
Re: Perguntem ao rui :lol:
Enviado: 17 jun 2011, 23:35
por sousal
Venho com rádio, sistema de navegação (só para ir ouvindo a voz da "Catarina" e avisos dos radares) e com um tracinho só da ventoinha com os vidros fechados o que para já torna a viagem agradável. Quando o calor apertar veremos mas estou preparado para algumas saunas como os nossos antepassados suportavam e sobreviveram. Tenho uma "rede" do chinês para colocar no vidro do lado da minha janela porque venho sempre com o Sol a dar-me do meu lado. A velocidade de hoje andou na volta dos 82 kms aos 96kms mas sempre com o "olho" na técnica dos 3 circulos como referi anteriormente.
Será talvez uma boa ideia, colocar uma película escurecedora nos vidros, protege dos raios solares e poupa-se muito no AC.
Re: Perguntem ao rui :lol:
Enviado: 17 jun 2011, 23:38
por ruimegas
sousal Escreveu:
Venho com rádio, sistema de navegação (só para ir ouvindo a voz da "Catarina" e avisos dos radares) e com um tracinho só da ventoinha com os vidros fechados o que para já torna a viagem agradável. Quando o calor apertar veremos mas estou preparado para algumas saunas como os nossos antepassados suportavam e sobreviveram. Tenho uma "rede" do chinês para colocar no vidro do lado da minha janela porque venho sempre com o Sol a dar-me do meu lado. A velocidade de hoje andou na volta dos 82 kms aos 96kms mas sempre com o "olho" na técnica dos 3 circulos como referi anteriormente.
Será talvez uma boa ideia, colocar uma película escurecedora nos vidros, protege dos raios solares e poupa-se muito no AC.
No fundo é o que eu uso pois a rede do "chinês" que uso tem a forma da janela e escurece o ambiente deixando ver o trânsito na mesma através do vidro. Mas obrigado pela dica na mesma

Re: DIÁRIO DE BORDO - ruimegas
Enviado: 17 jun 2011, 23:56
por sousal
Eu também usei muitas vezes essas redes, mas comprei um carro que já trazia os vidros de trás e o da mala "fumados" e os resultados são surpreendentes. No entanto, estou a falar-vos de película homologada.
Re: DIÁRIO DE BORDO - ruimegas
Enviado: 18 jun 2011, 12:13
por ruicvt
mjr Escreveu:Obrigado pelas palavras Rui. E reforço o agradecimento aos outros moderadores e gestores e também a todos os membros deste nosso espaço de partilha de informação e experiências. No entanto, sem contar com as questões técnicas de desenvolvimento e manutenção deste espaço, o grande motor (eléctrico

) deste fórum tem sido de facto o ruimegas, com participação em todos os tópicos, introdução diária de novos tópicos, e agora também relatos daquilo que mais interessa a todos nós que é a experiência LEAF. Obrigado Rui!
Plenamente de acordo. Presto aqui o meu reconhecimento ao ruimegas.

Re: DIÁRIO DE BORDO - ruimegas
Enviado: 18 jun 2011, 12:32
por ruicvt
Uma questão, Rui.
Já tens noção do impacto do A/C na autonomia?
Se não, quando tiveres avisa
Abraço
Re: DIÁRIO DE BORDO - ruimegas
Enviado: 18 jun 2011, 13:36
por ruimegas
ruicvt Escreveu:Uma questão, Rui.
Já tens noção do impacto do A/C na autonomia?
Se não, quando tiveres avisa
Abraço
Essa questão é melhor colocá-la a outro proprietário porque já nos meus carros de combustão era muito raro usar o A/C e neste também não tenciono a não ser que esteja mesmo insuportável e por pouco tempo. Eu uso mais a ventoinha sem A/C pois tenho tendência a adoecer com o A/C, a sério, costumo apanhar constipações de verão que são terríveis de debelar. Sorry
Mas do pouco que usei e li e se for utilizado continuamente, e em ECO, no mínimo 15% da carga vai à vida. Alguém que teste e conte aqui.
Cumprimentos
Re: DIÁRIO DE BORDO - ruimegas
Enviado: 18 jun 2011, 14:16
por batalha
Acho que o aquecimento "come" muito mais...
Rui, como já tens experiência de viagens a Evora

(quantas numa semana?), em comparação com o tempo gasto anteriormente no CI (antes da preparação para o Leaf) e agora com carregamento incluído?
Obrigado por tudo, e por arrumares os tópicos

Re: DIÁRIO DE BORDO - ruimegas
Enviado: 18 jun 2011, 23:21
por ruimegas
batalha Escreveu:Acho que o aquecimento "come" muito mais...
Rui, como já tens experiência de viagens a Evora

(quantas numa semana?), em comparação com o tempo gasto anteriormente no CI (antes da preparação para o Leaf) e agora com carregamento incluído?
Obrigado por tudo, e por arrumares os tópicos

Já fiz 5 viagens numa semana...(vim a casa a meio da semana

) e a conclusão a que cheguei em termos de tempo é que aumentei basicamente uma hora no tempo que fazia com o CI com a carga de uma hora no Montijo porque entendo que não quero chegar no limite a Évora, portanto é um aumento de tempo assumido. a velocidade é basicamente a mesma.
Re: Perguntem ao rui :lol:
Enviado: 19 jun 2011, 00:09
por mikexilva
ruimegas Escreveu:sousal Escreveu:
Venho com rádio, sistema de navegação (só para ir ouvindo a voz da "Catarina" e avisos dos radares) e com um tracinho só da ventoinha com os vidros fechados o que para já torna a viagem agradável. Quando o calor apertar veremos mas estou preparado para algumas saunas como os nossos antepassados suportavam e sobreviveram. Tenho uma "rede" do chinês para colocar no vidro do lado da minha janela porque venho sempre com o Sol a dar-me do meu lado. A velocidade de hoje andou na volta dos 82 kms aos 96kms mas sempre com o "olho" na técnica dos 3 circulos como referi anteriormente.
Será talvez uma boa ideia, colocar uma película escurecedora nos vidros, protege dos raios solares e poupa-se muito no AC.
No fundo é o que eu uso pois a rede do "chinês" que uso tem a forma da janela e escurece o ambiente deixando ver o trânsito na mesma através do vidro. Mas obrigado pela dica na mesma

A rede ajuda a resolver parte do problema de levar com o sol directamente durante uma viagem, mas se for escura absorve parte dos raios solares transformando-se em calor já dentro do carro, e deixa passar pelos buraquinhos outra parte dos raios solares que se transforma em calor quando incide no interior do carro.
A pelicula deixa passar alguns raios solares na mesma, mas alguns que possam ser refletidos ou absorvidos como está em contacto com o vidro passa parte do calor directamente para o exterior.
PS: Provavelmente a película não pode ser espelhada, se não ainda teria um efeito melhor em reflectir a luz (e o calor)...
Re: DIÁRIO DE BORDO - ruimegas
Enviado: 19 jun 2011, 00:21
por mjr
De facto a película será mais eficiente que a rede. A rede não impede a energia de entrar no carro, mas evita que parte da energia se transforme em calor na pele das pessoas. A película tem os dois efeitos, especialmente se tiver do lado de fora dos vidros (do lado de dentro o aquecimento da película gera radiação infravermelha que aquece em parte o interior, do lado de fora a película pouco pode aquecer devido ao vento do carro a circular).
Uma questão: O LEAF não tem os vidros de trás escurecidos?