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Re: Finalmente um Híbrido Diesel!!!
Enviado: 28 jan 2011, 16:04
por vgomes
Voltando ao tópico, Hibrido Diesel, já pensaram bem que faz mais sentido um hibrido ser a gasolina que a diesel?
Se bem que em portugal devido a distorção fiscal o diesel custa menos que a gasolina possa fazer mais sentido na nossa carteira, pensando só na engenharia:
Diesel:
Força em baixas
atritos maiores, desgastes maiores em altas. resolvível com os diesel modernos (Injecção, turbo, 16 válvulas) caros e que avariam
menos consumo em litros
emissoes de particulas finas e NOx, resovivel com filtros, caros e que avariam
Gasolina:
Pouca força em baixas, resolvivel com turboes e compresosores e injeccao directa ( o tal do downsize )
motor mais rotativo
do poço à roda "Well to wheel" gasta menos litros de petroleo, logo menos emissoes.
Electrico:
Binario alto e instataneo
peso reduzido para a potencia que tem
Mais eficiente mas tb por causa disso em velocidade de AE a autonomia tem um impacto grande na autonomia.
posto isto, se fossem eng (e nao CEO de uma marca que tem que se preocupar com as vendas etc) quais destes 3 motores juntavam para fazer uma "powertrain" mais eficiente?
Vgomes
(o anti-Diesel cá do poiso)
==========
Megane 1.4 GPL 1999
Clio 1.2 1998 (abate)
Polo 1.4 1998 (Vende-se)
Leaf Vermelho (compra-se)
Re: Finalmente um Híbrido Diesel!!!
Enviado: 28 jan 2011, 17:14
por mjr
Relativamente a eficiência pump to wheel, sem dúvida o diesel. Além de o diesel ter mais energia específica por unidade de volume, também permite taxas de compressão superiores, logo rendimentos superiores.
Re: Finalmente um Híbrido Diesel!!!
Enviado: 28 jan 2011, 18:25
por ruicvt
Sem dúvida a diesel+eléctrico. Independentemente do tipo de emissões, menor consumo=menor emissões e maior rentabilidade. Por muito moderno, eficiente e agradável que seja um motor a gasolina, em 99% dos casos não consegue ter um consumo igual a um motor a gasóleo com rendimento equivalente.
Re: Finalmente um Híbrido Diesel!!!
Enviado: 28 jan 2011, 18:41
por Seal
Pois mas o problema do diesel é este, por isso é que nem sequer é permitido registar carros a diesel na Califórnia, Nova Iorque e penso que em mais locais.
http://hibridosclube.com/hybforum/index ... pic=1286.0
http://hibridosclube.com/hybforum/index.php?topic=479.0
http://hibridosclube.com/hybforum/index.php?topic=173.0
Híbridos diesel não são economicamente nem ambientalmente viáveis.
Re: Finalmente um Híbrido Diesel!!!
Enviado: 28 jan 2011, 18:46
por vgomes
A questao é que se diminuirmos os CC a um diesel e depois o ajudarmos com um electrico, estamos a por 2 motores com mt força em baixa.
Se for um a gasolina complementam-se melhor.
Um hibrido a diesel para mim so se for tipo gerador.
Os diesel só são vulgares na Europa. E porque?
Um litro de petroleo dá mais litros de gasolina que de gasoleo. Se bem que tb se gasta mais energia para chegar a gasolina.
Nao sei as quantidades de energia de um litro de gasoleo e de um de gasolina mas achoq eu a gasolina ganha e em muito. Daí ser usada em avioes, etc.
Um motor a gasoleo e a gasolina atmosfericos e com os mesmos cc qual o que tem mais potencia? Mesmo com as taxas de compressao maiores do diesel.
Isto é puramente académico e portanto vou investigar melhor. Pois na pratica, o diesel suja tudo e é cancerígeno!
Diesel acho bem em tractores e camioes.
gasolina acho bem em avioes para as viagens nao serem só para os ricos.
Nos carros, acho que o petroleo é valioso demais para andar aí a queimar em motores parados no transito com rendimentos de 30% (motores bens e modernos portanto)
Re: Finalmente um Híbrido Diesel!!!
Enviado: 28 jan 2011, 18:51
por ruicvt
Deve haver aqui um equívoco. O diesel é mais usado no continente que tem as normas anti-poluição mais severas!! Norma Euro V.
Ou querem comparar com os EUA que não assinaram o Protocolo de Quioto e estão pejados de carros a gasolina de enormes cilindradas, consumos altíssimos e emissões vergonhosas?
Diesel é muito mais racional que gasolina. Menores consumos com melhor performance equivalente. São factos.
Agora o que argumentam os poluidores americanos pouco me diz.

Re: Finalmente um Híbrido Diesel!!!
Enviado: 28 jan 2011, 18:52
por Seal
Re: Finalmente um Híbrido Diesel!!!
Enviado: 28 jan 2011, 18:53
por Seal
Factos é exactamente o que existe nos links colocados.
Reparem na temperatura que se extrai o gasóleo, a energia que é usada ara aumentar a temperatura para aqueles valores invés da gasolina.
Re: Finalmente um Híbrido Diesel!!!
Enviado: 29 jan 2011, 13:22
por vgomes
ruicvt Escreveu:
Diesel é muito mais racional que gasolina. Menores consumos com melhor performance equivalente. São factos.
Menores consumos (em litros) de diesel.
Mas para se ter 1 L de diesel gasta-se mais (consome-se mais) energia que 1L de gasolina.
Portanto qd analisamos, desde o petróleo até à roda esta "verdade absoluta adquirida" não é verdade.
Por isso iniciei esta discussão, para fazer um "awareness"
É como quando dizem que fazer electricidade liberta mais CO do que o que queima um carro. Para sermos correctos temos que comparar desde a origem.
Re: Finalmente um Híbrido Diesel!!!
Enviado: 29 jan 2011, 23:22
por Seal
vgomes Escreveu:ruicvt Escreveu:
Diesel é muito mais racional que gasolina. Menores consumos com melhor performance equivalente. São factos.
Menores consumos (em litros) de diesel.
Mas para se ter 1 L de diesel gasta-se mais (consome-se mais) energia que 1L de gasolina.
Portanto qd analisamos, desde o petróleo até à roda esta "verdade absoluta adquirida" não é verdade.
Por isso iniciei esta discussão, para fazer um "awareness"
É como quando dizem que fazer electricidade liberta mais CO do que o que queima um carro. Para sermos correctos temos que comparar desde a origem.
X 2
Já agora, há notícias do mm assunto que falam apenas disto:
A Volvo vai levar ao Salão de Genebra um conceito da V60 Plug-in Hybrid feito em parceria com a empresa energética local Vattenfall. Mais detalhes serão revelados na mostra, mas já se sabe que a mecânica da perua será composta por um motor a gasolina de 2,4 litros de 215 cv de potência acompanhado de um elétrico no eixo traseiro com 70 cv adicionais.
O sistema Plug-in permite que as baterias de ion-lítio sejam recarregadas na tomada, poupando então o propulsor a combustão. A transmissão do conceito é automática de seis velocidades. O Salão de Genebra começa no dia 3 de março.
Não sei qual das notícias será a correcta, mas continuo a dizer que diesel híbrido não faz sentido, ainda estou para ver a 1ª marca a fazê-lo... Pode ser que me engane.
