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por mjr » 20 mai 2013, 18:34
A capacidade reportada pelo BMS não é estável. Com temperaturas mais baixas costuma dar mais capacidade e vice-versa. Não me estou a referir à temperatura da bateria mas sim da temperatura ambiente durante as viagens e a carga. O sensor de corrente parece ter uma forte dependência da temperatura, reportando mais corrente a frio e menos corrente a quente. Ao integrar a corrente o BMS vai ajustando a capacidade da bateria. Estes últimos dias mais frios podem ter contribuído para o "aumentar" da capacidade do jfreire. A mim aconteceu o mesmo, tive um mínimo de 211gids há uns dias, mas agora voltou aos 213 gids (a 80% de SOC).
Os testes interessantes que acho que se devem fazer são:
-Tensões das células após carga a 100%. Esperar 30 minutos antes de realizar a medição.
-Tensões das células logo após o aviso de bateria fraca. Esperar 30 minutos antes de realizar a medição.
-Tensões das células logo após o aviso de bateria muito fraca. Esperar 30 minutos antes de realizar a medição.
-OPCIONAL - tensão das células em tartaruga. Esperar 30 minutos antes de realizar a medição. Este penso que só deve ser realizado se, por acaso, atingirem a tartaruga.
O objetivo é verificar se há alguma célula a limitar a capacidade do pack e "prever" uma eventual avaria da bateria. Uma célula com significativamente menos capacidade terá ciclos mais profundos que as outras e irá degradar-se mais, portanto feedback positivo.
Também acho interessante irem monitorizando a evolução da capacidade da bateria, tipo uma vez por mês. A forma da curva pode dar uma ideia de como evolui a degradação com o tempo e mais uma vez prever como estará a bateria daqui a alguns ano.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE:
http://www.uve.pt