Algumas lições aprendidas na excursão de hoje, entre Mafra e Viseu, já com LeafSpy e OBDC2 a trabalhar:
- a 6ª barra de temperatura aparece aos 26ºC
- Tal como nas Lipo que venho usando há anos em aplicações mais agressivas, a temperatura da bateria tende a aumentar, mesmo mantendo a potência, quando a voltagem de cada elemento desce dos 3,8v. Outras referências que registei, para o meu carro especificamente, foi que tal tensão ocorre por volta dos 33% SOC ou 7,5Khw restantes. Notei que, com temperatura exterior a oscilar entre os 21 e 23ºC, desde os 33% SOC até aos 50GIDS ( primeiro aviso bateria baixa) a temperatura subiu cerca de 1ºC, enquanto que, entre 80% e 40% SOC, após carregamento prévio a cerca de 6 Khw, a temperatura desceu 1ºC. Isto corrobora a "regra de ouro" de evitar retirar mais do que 80% da capacidade da bateria, sob pena de aparecer o grande inimigo da bateria, a temperatura e a sua grande aliada, a degradação acelerada!
- o balanceador consegue manter, com facilidade, e ao longo de toda a descarga , um diferencial máximo de 20mV entre as células agrupadas a 2S2P. Excelente, quando comparado com outros que utilizo...
- uma carga rápida no PCR CHADEMO na AS de Pombal (creio que debita 43Khw, a confirmar) desde SOC 30% a 80%, com temperatura exterior à volta dos 21ºC e temperatura inicial de bateria a 26ºC, eleva-a cerca de 7ºC
E por agora, são os apontamentos que tenho..
