Página 4 de 15

Re: Diário de bordo Ion 2012/08

Enviado: 09 mar 2017, 16:41
por Malm
A minha experiência faz-me acreditar que circular em N é mais eficiente do que em regeneração. A diferença parece ser pouco significativa. Prefiro circular aproveitando a regeneração, porque apenas tenho de utilizar o acelerador para controlar a velocidade, tornando a condução mais cómoda.

Re: Diário de bordo Ion 2012/08

Enviado: 09 mar 2017, 16:52
por rnlcarlov
mjr Escreveu:Eu duvido que seja mais eficiente colocar em N, provavelmente até será ao contrário em descidas mais acentuadas e longas.

Primeiro porque a eficiência da regeneração é elevada, praticamente tão elevada quanto a da descarga. E depois porque o aumento da velocidade ao colocar em N aumenta o atrito com o ar substancialmente, levando a muito maiores perdas. Além disso, mesmo em N há um consumo não desprezável de energia (pelo menos no Leaf, não sei como será no iMiEV).

A energia cinética extra armazenada só é significativa em descidas pequenas, nas grandes descidas fica completamente abafada pelas perdas a circular a uma velocidade maior durante muito tempo. Talvez uma alternativa nas descidas grandes seja manter a velocidade constante com regeneração quase até ao fim da descida e no último troço colocar em N para deixar o carro ganhar energia cinética.
Daí eu ter dito que só uso a regeneração nas descidas grandes, pois o carro é bem capaz de passar os 100km/h nos Candeeiros. Mas dentro de descidas mais moderadas, até um certo limite de velocidade, a minha experiência tem-me mostrado que N é mais favorável. Não em termos de valores absolutos de Wh/km, mas sim em termos de Wh/km/tempo de viagem. Por outras palavras, consegue-se um aumento da velocidade média do percruso com uma muito pequena variação do consumo médio.

Re: Diário de bordo Ion 2012/08

Enviado: 09 mar 2017, 17:01
por Erbium
A minha experiência de elétrico (Leaf) e híbrido (Prius) é que a regeneração é melhor quando se prevê que vamos mesmo parar (maioritariamente cidade, semáforos, rotundas, cruzamentos, etc...) e o N é melhor fora de cidade quando só queremos abrandar/manter porque a retoma de velocidade exige mais energia que o que se recuperou na regeneração, é preferível não perder tanta velocidade.
No Leaf por ex. em cidade com o modo B + ECO faço média de 12,8/13, modo D + ECO faço 13,8/14 e se fizer modo D + ECO + B só nas "paragens" que referi em cima faço 12,4/12,5...

Re: Diário de bordo Ion 2012/08

Enviado: 09 mar 2017, 19:01
por serveginho
Alguém me pode ajudar na interpretação destes dados no painel do Íon aparece 1 barra e 8km autonomia
No evbatmon dá 15,5% será que a tartaruga aparece com zero barras ficando 10% para a tartaruga cerca de 10km :think:
Por outro lado acho a tensão das células ainda muito altas 3,72v e também não sei com quantos volts o motor para talvez 320 volts
Peço que me expliquem SFF
Obrigado

Re: Diário de bordo Ion 2012/08

Enviado: 10 mar 2017, 11:45
por rnlcarlov
A 15% de SOC essa tensão é normal. A tartaruga geralmente aparece nos 9.5% SOC, dando para aí mais 10km numa bateria com pouca degradação. Já fiz 6km em tartaruga e ainda cheguei com 6% ao ponto de carga (mas vim mesmo em ritmo de tartaruga, com a cagufa)
O carro pára em duas situações: 1) O SOC chega a 0, independentemente da voltagem das células; 2) Uma célula chega aos 2.7V, independentemente do SOC do carro.

Re: Diário de bordo Ion 2012/08

Enviado: 10 mar 2017, 12:07
por renateves
rnlcarlov Escreveu:O carro pára em duas situações: 1) O SOC chega a 0, independentemente da voltagem das células; 2) Uma célula chega aos 2.7V, independentemente do SOC do carro.
A primeira seria espectável mas a segunda não sabia... devia-se reunir esta informação num tópico "bloqueado" para futuras (e rápidas) consultas. Tipo wiki-tópico ;)

Re: Diário de bordo Ion 2012/08

Enviado: 10 mar 2017, 12:52
por serveginho
rnlcarlov Escreveu:A 15% de SOC essa tensão é normal. A tartaruga geralmente aparece nos 9.5% SOC, dando para aí mais 10km numa bateria com pouca degradação. Já fiz 6km em tartaruga e ainda cheguei com 6% ao ponto de carga (mas vim mesmo em ritmo de tartaruga, com a cagufa)
O carro pára em duas situações: 1) O SOC chega a 0, independentemente da voltagem das células; 2) Uma célula chega aos 2.7V, independentemente do SOC do carro.
Ora quer isto dizer que para as células chegarem a 2.7v penso que estou com grande margem( visto pelo evbatmon, ainda estou a espera do obd para ver melhor com o canion) de salientar que tenho quase a certeza que esta bateria é de 14,5kw não sei se será bom ou mau :think:

Re: Diário de bordo Ion 2012/08

Enviado: 10 mar 2017, 12:58
por serveginho
Também reparei que este carro para se estender mais um pouco a autonomia há uns certos truques ainda hoje sai de um local autonomia prevista 83 km
.. precorri 14km e cheguei a casa com 86km
Tendo em conta que para casa tenho uma grande subida não em extensão mas sim inclinação pq cheguei ao começo da subida com 90km previstos :doh:

Re: Diário de bordo Ion 2012/08

Enviado: 10 mar 2017, 14:46
por serveginho
Boas, hoje foi dia de montar o apoio de braço...De facto encaixa bem, mas achei que ficava um pouco alto :?
Ainda havia cerca de 5cm até atingir o fundo do pousa copos.... Solução fazer um corte no suporte para ficar o cano de encaixe mais estreito e ganhar esses 5cm
:doh:

Re: Diário de bordo Ion 2012/08

Enviado: 10 mar 2017, 14:48
por serveginho
Agora aqui já no limite até mais baixo possível....