Ao contrário dos motores ou caixas um pack de bateria tem dezenas de opções de celulas no mercado,... É só haver quem o faça, o que já acontece...

O reabilitar um carro em fim de vida vai precisamente ao encontro dessa frase.
civic Escreveu: ↑10 out 2024, 11:16Mas elas já existem, até tens exemplos aqui no forum...
Ao contrário dos motores ou caixas um pack de bateria tem dezenas de opções de celulas no mercado,... É só haver quem o faça, o que já acontece...
O reabilitar um carro em fim de vida vai precisamente ao encontro dessa frase.
Se substituires todas as celulas por umas precisamente iguais em dimensão não vejo onde está a ilegalidade, mostra-me lá uma lei que me proiba de mexer no pack, no fundo é o mesmo que substituir celulas por umas usadas, também é ilegal? Ou seja, uma oficina certificada que coloque celulas que se responsabiliza num carro em que não altera nada no carro, peso ou dimensões, será ilegal? Onde está isso? Como sabem depois do serviço o que está lá dentro, vão abrir o pack?frankesousa Escreveu: ↑11 out 2024, 11:14
Isso é +- verdade.
Só há 1 maneira de fazer as coisas mesmo bem (legais, etc) é trocar o pack por um igual, fabricado pela Nissan, para aquele modelo de carro especifico.
Tudo o resto é ilegal e parcialmente perigoso.
Não há ninguém (provavelmente no mundo não só em Portugal) que produza baterias para o leaf de forma legal, homologada e certificada.
Seja porque as células são diferentes, porque o BMS não está pensado para aquelas células, porque a bateria é mais pesada , etc
Mas o que me preocupa mesmo é meter uma bateria/ células quaisquer no carro e andar com ele na rua sem cumprir nenhuma homologação, testes, etc.
Portanto a minha resposta para isso é, pelo que sei não existe ninguém a fazer baterias para o leaf da forma correta e legal.
Se existir, por favor indiquem quem.
Não vejo nada de ilegal nisso, se meterem células iguais, com certificados CE, homologação para uso em automóveis, etc etc não vejo qual o mal.civic Escreveu: ↑11 out 2024, 11:53
Se substituires todas as celulas por umas precisamente iguais em dimensão não vejo onde está a ilegalidade, mostra-me lá uma lei que me proiba de mexer no pack, no fundo é o mesmo que substituir celulas por umas usadas, também é ilegal? Ou seja, uma oficina certificada que coloque celulas que se responsabiliza num carro em que não altera nada no carro, peso ou dimensões, será ilegal? Onde está isso? Como sabem depois do serviço o que está lá dentro, vão abrir o pack?![]()
Isso é o mesmo que dizer que ninguém mete material aftermarket num CI porque não está homologado, até veiculos do estado fogem disso a sete pés, vê a quantidade de FAPs, catalizadores, EGRs, escapes,... ilegais que existem, é todo um mundo que estás a esquecer.
Um exemplo: https://www.alibaba.com/product-detail/ ... 9830MmeSH4
Essas desse link são CATL com certificação para o LEAF, podes comprá-las em outros lados esse foi o que me apareceu logo, tens muitos vendedores dessas celulas, seja da CATL, da LG, da Samsung,... É como quiseres, o mercado é enorme, fica mais legal do que retirar o FAP a um CI, por exemplo. Achas mesmo que as celulas originais que estão dentro do pack de um LEAF ou outro EV qualquer têm alguma certificação CE? Não estarás a ser mais papista que o papa? O carro é homologado como um todo, ninguém vai carimbar celulas ou ver o que está lá, pelas que vi nenhuma tem alguma etiqueta ou marcação, sequer.frankesousa Escreveu: ↑11 out 2024, 12:51
Não vejo nada de ilegal nisso, se meterem células iguais, com certificados CE, homologação para uso em automóveis, etc etc não vejo qual o mal.
É tal e qual o que dizes de meter qualquer peça aftermarket para o carro.
Mas essas pelas têm certificação, homologação, etc
Mas é isso que estamos a falar aqui? Meter células iguais? Não me parece sinceramente que seja o caso e só vejo células "dos chineses" até porque não há mercado para haver peças dessas "legais" à venda como há mercado para as outras peças "normais" de um carro.
A minha preocupação não é a ilegalidade (estou-me mesmo nas tintas para isso), é mesmo o possível e até previsível perigo de andar no carro com células chinesas sem controlo de qualidade e sem serem fabricadas/ testadas para o efeito.
Achas que existe há venda células "legais" para o leaf, com homologações e certificações "iguais" as originais? Se há, retiro tudo o que disse.
Mas se aparece aí baterias de 40/60 e até mais kWh a caber no leaf 24, acredito pouco que sejam "iguais".
Nota: nem abri o link do alibaba, mas só pelo endereço do link fico ainda mais preocupado![]()
Não tem, por isso é ilegal e chumba por exemplo em inspecções B.
Por isso eu escrevi: "Nós sabemos que estamos longe de haver esse tipo de verificação nos electricos mas com o tempo se calhar até vai haver."civic Escreveu: ↑11 out 2024, 19:29A inspeção a um FAP é bem diferente de uma inspeção a uma bateria, mas tens sempre a opção de colocar celulas idênticas ao original, ou seja, colocas celulas com a mesma capacidade e obtens o que tinhas aquando dele novo, não alteras nada em termos legais, mantens o peso, ou até o diminuis e mantens todo o resto, desta forma é impossivel verifar o que lá tens dentro sem o abrir e mesmo assim será dificil.
Que tipo de certificação tem? Para fazerem baterias? Para reparar baterias? Para mudar baterias sem alteração das mesmas?Oficina que fazem este serviço , como uma Evolution são certificadas, pertencem à rede Bosch, como deves saber.
De certeza que há de ter um nº de serie ou outra identificação qualquer que depois vai dar permitir aferir a certificação, homologação.Não existe qualquer selo de certificação da bateria no pais ou continente de origem, existe uma homologação, por isso tens os problemas que têm vindo a lume com as taxas aos Chineses. Com o que tenho visto dos videos do Bjorn, o unico problema que existe nestas reparações prende-se com a alteração de peso do veiculo, se mantiveres tudo dentro do mesmo peso não tens problema.
Pois, desde que não alteres.Isso da legalização é outro assunto, eu proprio tenho uma transformação desde 2010 que nunca consegui legalizar, isso é uma coisa completamente diferente de mudar as celulas de uma bateria de um EV, não tens nada que legalizar perante a lei, desde que as células que compras sejam certificadas e não alteres o veiculo, neste caso o peso.