É verdade! Os cuidados serão aqueles que nos é possível e razoável de aplicar. Se para prevenir a degradação da bateria, eu tiver que optar por usar a carrinha 1 ou 2 dias ou até uma semana durante os dias de maior calor, assim o farei.
Se não tiver alternativa, não deixarei de fazer a minha vida por causa disso. Quer seja trabalho, ou lazer.
Por exemplo, durante esta semana terei bastante atividade.
Na 4a feira tenho um ensaio à noite próximo de casa.
Na 5a feira terei ensaio em Palmela às 14h (este é um percurso de 180Km).
Na 6a feira terei um ensaio no Barreiro ao final do dia (140Km no total).
No sábado tenho concerto no Barreio (já agora deixo o convite para quem queira ou possa aparecer nas festas do Barreiro para ver Los Cavakitos, à noite).
Portanto, o que irá acontecer, é que a viagem que me irá causar maior estrago é a de 5a feira. Porque além de ser uma viagem grande, será necessário fazer carregamento a meio do percurso. E esse carregamento será a uma hora de muito calor. Assim, nesse dia vou optar pela carrinha.
Os restantes dias, apesar do calor que se fará sentir, não serão tão prejudiciais. Porque são percursos que estão dentro da autonomia relativamente confortável do Leaf (que faço com alguma regularidade). Ou seja, na 5a feira saio de casa depois de ter carregado o carro a 100%, com uma temperatura próxima dos 25º (???? digo eu!!!....) e volto a casa sem carregar a meio do caminho. Creio que neste dia chegarei a casa com as baterias a rondar os 30º ou acima disso talvez... Nessa noite irá carregar novamente a 100% para no dia seguinte fazer o mesmo percurso, sem carregamento intermédio. É verdade que nestes dois dias as temperaturas do pack irão estar acima do que é habitual, pela temperatura ambiente, pelas viagens e pelos carregamentos que irei fazer.
Se no final de contas vir que as temperaturas do pack estão muito altas, talvez opte pela carrinha na 5a e na 6a.
Veremos