Diário de Bordo Leaf - VETL

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por Malm » 27 jan 2014, 14:20

192 de RR. Estou a gostar de ver esta competição. Pena não poder participar, que não vos dava tréguas. Já tive a minha no myimiev.com, com um valor máximo de 175 km e talvez seja mesmo impossível conseguir mais, o algoritmo não o deve permitir. Carregamentos a 100% como nunca antes se tinha visto. Será que também estão a tomar o gosto de andar devagar a poupar o máximo para conseguir o melhor RR de sempre?

Já começa a ser difícil lembrar-me e encontrar o resultado de todos. Que tal criar o tópico - O valor mais alto de RR que obtive. Sugiro também o subtópico i-MiEV. Não fará sentido uma comparação entre os dois (Leaf e i-MiEV) fazendo o ajuste de acordo com a capacidade da bateria, dado que o i-MiEV é claramente mais eficiente e o melhor já se saberia quem era.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por Malm » 27 jan 2014, 14:41

VETL Escreveu:Hoje antes de saír de casa:

[IMG]https://dl.dropboxusercontent.com/u/405 ... 082059.jpg[/IMG]

Quanto melhor o tratar-mos, menos capacidade nos vai devolvendo:

[IMG]https://dl.dropboxusercontent.com/u/405 ... 401/Ah.JPG[/IMG]
VETL, trata-o bem e um dia ele compensa-te à grande. É só ver o que aconteceu no Leaf do VIP.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por VETL » 27 jan 2014, 15:27

O dia em que ele teve a maior descarga, tal como mostrei atrás chegou aos 4% de SOC:
screenshot-1387137496935.png
screenshot-1387137496935.png (26.93 KiB) Visto 2593 vezes
Tinha 16 GID's.
Carregou até aos 236 GID's (93,27% SOC) e gastou 20,27Kw durante 05h32m:
20131512.JPG
20131512.JPG (35.58 KiB) Visto 2593 vezes
Assim, para "meter no bucho" os 220GID's (supostamente 17,6 KW), teve perdas de 13,2% ou uma eficiência de 86,8%.
Última edição por VETL em 04 jun 2017, 23:20, editado 1 vez no total.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por VETL » 26 fev 2014, 12:39

Este diário de bordo está mesmo a necessitar de ser actualizado. :o :o
Não existem peripécias nem nada de mais a salientar.
Tem sido carregar e andar.
Apenas tenho que ir às bombas pelo menos uma vez por mês repor a perda de pressão dos pneus.
Também me queixo todos os dias do sistema de climatização. Aquilo está muito mal pensado (aliás, acho que é um problema de todos os carros modernos).
Não consigo digerir o facto do sistema de climatização não me permitir deixar circular o ar livremente para o pára-brisas.
Sem a ventilação ligada, o ar só circula livremente para os outros locais. Para o vidro tem que ter ventilação ligada.
Bastava que me fosse possível deixar dirigir a circulação livre do ar para o vidro para eu ter todos os problemas com climatização resolvidos.
Ainda gostava de saber porque é que os carros novos não permitem que isto aconteça.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por VETL » 26 fev 2014, 12:50

Novidades:
O Leaf faz no próximo mês dois anos de matrícula e está mesmo a entrar nos 30.000Km.
Resultado: Já marquei a revisão (dos dois anos ou 60.000Km) para a próxima semana.
Disseram-me que iria levar filtro do habitáculo e que o fluído dos travões iria ser substituído.
Alguém tem alguma dica importante para mim acerca desta questão?
Como ficou a questão da suspensão do seu, mjr?
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9930
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por mjr » 26 fev 2014, 12:56

A suspensão do meu melhorou, mas ainda faz ruído. Tenho de voltar a perder tempo a lá voltar.

Curiosamente no meu não trocaram o fluído dos travões na revisão dos 2 anos, embora esteja como trabalho a realizar.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por VETL » 26 fev 2014, 13:17

mjr Escreveu:A suspensão do meu melhorou, mas ainda faz ruído. Tenho de voltar a perder tempo a lá voltar...
Então se melhorou, mexeram nalguma coisa. Teve conhecimento do que fizeram?
Será que lhes posso pedir o diagnóstico do Consult III+?
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9930
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por mjr » 26 fev 2014, 19:04

Trocaram umas borrachas da suspensão.

Se quiser fazer um teste mais completo à bateria tem de lá chegar com 1 barra de carga e pedir para fazerem o "Cell voltage loss inspection". Mas isso é coisa que se faz com a aplicação Leaf Spy.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por VETL » 26 fev 2014, 19:06

mjr Escreveu:Trocaram umas borrachas da suspensão.

Se quiser fazer um teste mais completo à bateria tem de lá chegar com 1 barra de carga e pedir para fazerem o "Cell voltage loss inspection". Mas isso é coisa que se faz com a aplicação Leaf Spy.
Obrigado mjr.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
galt
Proprietário Leaf
Mensagens: 1244
Registado: 12 mar 2013, 19:16
Data de fabrico: 26 mar 2012
Capacidade bateria: 43,23 Ah (8 Barras)
Localização: Odivelas

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por galt » 27 fev 2014, 11:41

VETL Escreveu:Novidades:
O Leaf faz no próximo mês dois anos de matrícula e está mesmo a entrar nos 30.000Km.
Resultado: Já marquei a revisão (dos dois anos ou 60.000Km) para a próxima semana.
Disseram-me que iria levar filtro do habitáculo e que o fluído dos travões iria ser substituído.
Alguém tem alguma dica importante para mim acerca desta questão?
Como ficou a questão da suspensão do seu, mjr?
Não te esqueças de perguntar pelo posto rápido...
Se está a funcionar e quem pode carregar... diz-lhes que desde que avariou o de Aveiras os carros elétricos estão a ficar mal vistos pela sociedade porque não permitem sair foram das grandes cidades sem gastar horas a carregar... será que eles querem contribuir para a melhoria?

:roll:
Energia renovável + deslocação sem gases + silêncio no movimento = Mobilidade Elétrica

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”