DIÁRIO DE BORDO - mjr

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VETL
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Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por VETL » 23 set 2013, 11:00

mjr Escreveu:Sigo com 55,31 Ah e 12 barras. Sinto que, após a P3227, com o frio já não vai haver a subida da capacidade reportada pelo BMS, da mesma maneira que com o calor também não há descida abrupta de capacidade. Assim é até possível que perca a 12ª barra durante o Inverno.

Recomendo a que todos façam o quanto antes o update pois trás grandes vantagens na compatibilidade com PCRs, nomeadamente naqueles que não funcionavam com os Leaf mas funcionavem com os Mitsubishi, e também porque representa mais corretamente a capacidade armazenada na bateria.
Não entendo o "secretismo" da Nissan nesta coisa das actualizações.
Eu não tenho forma de saber se essa actualização foi mesmo feita ou não no meu.
Nem sequer me deram nada escrito quando lá fui...
Para quê esta política?
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Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por victormcpinto » 23 set 2013, 12:17

VETL Escreveu:
mjr Escreveu:Sigo com 55,31 Ah e 12 barras. Sinto que, após a P3227, com o frio já não vai haver a subida da capacidade reportada pelo BMS, da mesma maneira que com o calor também não há descida abrupta de capacidade. Assim é até possível que perca a 12ª barra durante o Inverno.

Recomendo a que todos façam o quanto antes o update pois trás grandes vantagens na compatibilidade com PCRs, nomeadamente naqueles que não funcionavam com os Leaf mas funcionavem com os Mitsubishi, e também porque representa mais corretamente a capacidade armazenada na bateria.
Não entendo o "secretismo" da Nissan nesta coisa das actualizações.
Eu não tenho forma de saber se essa actualização foi mesmo feita ou não no meu.
Nem sequer me deram nada escrito quando lá fui...
Para quê esta política?
No meu caso, a P3227 deu nisto (antes e depois):
Imagem


leitura de AHr
Última edição por victormcpinto em 23 set 2013, 13:49, editado 3 vezes no total.
Nissan Leaf - 7 Julho 2011 - 93 500km em 1 FEV2020 - 40,38 AHr - 8 barras

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VETL
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Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por VETL » 23 set 2013, 12:29

victormcpinto Escreveu: Imagem
leitura de AHr
Boas victormcpinto!
Não dá para disponibilizar este gráfico com uma resolução que o permita ver mais em pormenor?
Obrigado
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Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por Malm » 23 set 2013, 13:45

O meu I-MiEV tem mais 0,2% de degradação que o Leaf do mjr. Atendendo que o meu tem mais uns quantos meses (chegou a Portugal no dia 22/3/2011, após uma longa viagem de barco e no Japão sabe-se lá quanto tempo esteve armazenado e em que condições - na pior das hipóteses é de 2009), só posso ficar satisfeito. Pelas minhas contas, só neste verão foram qualquer coisa como 3% da capacidade. No teu Leaf, também foi assim?

Daqui a dois anos e meio abro um orifício na conduta que leva o ar frio (durante os carregamentos rápidos) (está relativamente acessível, na parte inferior da consola central, atrás dos botões de climatização) para o pack e ligo-o a um tubo flexível e este a uma das saídas do ar para o habitáculo. Assim vou fazer a refrigeração das baterias quando achar mais conveniente. No myimievcom há quem já faça isto e baixa 5º C a temperatura das baterias. Ponho uma mola no tubo para o on/off.
Última edição por Malm em 23 set 2013, 18:03, editado 1 vez no total.
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Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por Essiemme » 23 set 2013, 16:04

Já fiz esse update. Incluí na revisão dos 60 mil...

Entretanto, não consigo detectar os ruídos que mjr referiu, aquando o início de um carregamento normal. :?
Para mim, o carro ficou exactamente igual ao que era...

Será que na Info do rádio (lá para a info do veículo) se consegue obter o service pack instalado ?!?

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Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por mjr » 23 set 2013, 16:11

No info da rádio não dá para obter essa informação. Uma boa maneira é usar o ELM327 para verificar a capacidade da bateria antes e depois. Terá de haver um salto de capacidade nos primeiros tempos após a P3227 e depois em cerca de 3 semanas volta ao normal.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
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Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por mjr » 29 set 2013, 15:37

Imagem

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Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por Malm » 29 set 2013, 19:27

É essa barra e a minha tartaruga, que entre nós deve estar empatado. O desafio agora é passar 2014 sem perder nenhuma. Eu acho que vais conseguir, seja o verão mais ameno que o deste ano.
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Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por mjr » 29 set 2013, 22:43

Pois é. Já há uma semana que estava abaixo dos Ah que implicam perder a primeira e hoje ela lá desapareceu. Não foi quando arranquei de manhã, que ainda tinhas as 12 , mas algures após ter ido votar ela desapareceu.

Felizmente, dois anos após comprar o carro a perícia e domínio de como controlar a autonomia é muito superior.

A P3227 parece ter eliminado a grande dependência da temperatura que tinha a capacidade reportada pelo BMS. Apesar de esta semana a temperatura ter estado muito mais baixa a capacidade reportada não subiu como antes era certo, na realidade até desceu ligeiramente. Assim penso que este Inverno a capacidade reportada vai continuar a descer, ainda que muito mais lentamente do que no Verão (viva o frio!).

A grande questão vai mesmo ser daqui a 2 anos se vou poder usufruir da garantia de capacidade ou não.
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Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por Malm » 29 set 2013, 23:02

A este ritmo não, que a taxa de degradação vai diminuindo. Eu até acho que para o ano não perdes nenhuma.
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