DIÁRIO DE BORDO - mjr

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
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mjr
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Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por mjr » 27 out 2013, 11:35

Mais uma atualização da capacidade da bateria:

Imagem

Ao contrário do que têm dito ( 8-) ), a capacidade reportada pelo BMS do meu Leaf não está a subir. O ano passado por esta altura já estava quase 10 gids acima do mínimo alcançado no Verão.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
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Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por Filipe » 27 out 2013, 11:52

No meu depois de ter atingido um mínimo de 187 Gid's, na altura das maiores temperaturas exteriores, tenho vindo a constatar um aumento progressivo
com as diminuições de temperatura ambientais, estando hoje nos 194 Gid's a 80%, e 225 ( 80,1% ) Soc 91,4 ontem a 100% ;Tive de ir a Lisboa e Carreguei
a100%.
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Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por Malm » 27 out 2013, 14:53

"Ao contrário do que têm dito ( 8-) ), a capacidade reportada pelo BMS do meu Leaf não está a subir. O ano passado por esta altura já estava quase 10 gids acima do mínimo alcançado no Verão."

Eu disse isso porque me recordava do valor de 8/10. Nesse dia, pontualmente, subiu, e como não conhecia os valores subsequentes (um bocadinho de mais atenção a este diário de bordo tinha evitado a confusão), pensei que continuassem a subir. Já o do VETL não sei onde fui buscar a ideia de que estavam a subir :oops: . Resumindo, todos os Leaf estão a mostrar uma ligeira diminuição na capacidade reportada ao longo deste mês, com exceção dos Leaf do Filipe e do ruimegas (um porque não fez a atualização, outro porque a atualização não deve ter sido bem feita). Assim, faz tudo sentido.
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Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por pauloguerreiro » 27 out 2013, 17:54

Ontem fiz 75 Km. Estoril/Caparica/Estoril, a aproximadamente 100 km/hora, e cheguei a casa com 17 km de autonomia.
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Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por Malm » 27 out 2013, 19:20

pauloguerreiro Escreveu:Ontem fiz 75 Km. Estoril/Caparica/Estoril, a aproximadamente 100 km/hora, e cheguei a casa com 17 km de autonomia.
Com o meu i-MiEV é tal e qual. A minha bateria até pode estar um pouco melhor, mas a aerodinâmica do meu não ajuda nada a essas velocidades.
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Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por mjr » 01 nov 2013, 08:54

Depois dos 195 gids de ontem, hoje já só obtive 193 gids numa carga a 80%...
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Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por mjr » 04 nov 2013, 12:51

Há já algum tempo (mais de um ano) tenho reparado que por vezes após o aviso de bateria fraca a capacidade da bateria desce rapidamente dos 17% gids até aos 8% gids, com menos de 5 km percorridos. Quando tive acesso a ver as tensões individuais por célula confirmei a minha suspeição: Há uma (neste caso duas) célula a limitar o pack. Aqui fica um screenshot do último sábado onde a bateria foi descarregada até aos 14 gids, 13% de SOC:

Imagem

Como se vê há duas células a limitar fortemente a capacidade do pack, com mais de 250mV de diferença de tensão (atenção à escala que está em 300mV e não nos habituais 50mV).

Mas isto não é a história toda porque após inicialmente achar que poderiam ser duas células defeituosas mudei de ideias e ainda não sei bem o que dizer da situação. O problema é que numa carga a 100% estas células aparecem na mesma com significativamente menos tensão do que as outras:

Imagem

Isto foi hoje de manhã. Esta imagem indica um forte desalinhamento das tensões entre estas duas células e as restantes. O LBC está a descarregar, praticamente, todas as outras células para equilibrar o pack. Mas a questão é porque é que não tem conseguido realizar esse equílibrio. E a resposta aparece na imagem seguinte:

Imagem

É o resultado de uma carga feita em Setembro (não tenho imagem de carga a 80% mais recente), mas tem sido sempre este o comportamento. O que se vê é que numa carga a 80% as células 2 e 4 são as que apresentam a tensão mais elevada, mas depois até aos 100% parece que recuperam a capacidade. Não sei se é um problema direto das células ou uma não linearidade do medidor de tensão do LBC para estas duas células (pouco provável). Como eu regularmente faço cargas a 80% o LBC deteta que estas duas células estão com mais carga e inicia o processo de as descarregar para ficarem equilibradas com o resto do pack. Devido à não linearidade das células isto na realidade significa que a as células estão a ficar fora de balanço com as outras e daí a perda de pelo menos 2kW.h de energia útil nos estados de carga baixos (entre os 3,7 V e os 3,4V de tensão por célula média estão mais de 2kW.h). A única maneira de recuperar esta capacidade será realizar muitas cargas a 100%, até o pack ficar novamente equilibrado. Mas sempre que fizer cargas a 80% ele vai desiquilibrar novamente.

Também deu para perceber que o LBC está sempre a descarregar células que ele acha que estão desiquilibradas. O algoritmo deve ser algo do género:

-carro termina carga a 80% ou 100%
-LBC avalia diferenças de tensões entre as células e calcula os mAh a descarregar por célula
-LBC descarrega as células sempre que o carro está ligado até ao valor calculado ou até nova carga a 80% ou 100%.

Como vimos na primeira imagem, a célula 4 está a ser descarregada (vermelho), apesar de estar abaixo de todas as outras!

Nos próximos dias, e aproveitando as temperaturas mais frias, vou realizar cargas a 100% para avaliar se o LBC consegue equilibrar o pack novamente.
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Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por Malm » 04 nov 2013, 14:18

:shock:

No meu não se passa nada disso. A "100%" ficam sempre bem equilibradas, com uma diferença máxima de 10 mV. Se não fizer "tm" nem usar o N mantêm-se bem equilibradas até aos 30% de SoC, ficando a 73, por vezes, 5 mV abaixo. Só abaixo dos 25% começa a desnivelar de forma significativa. Está tudo no meu DB.

E eu nem sempre carrego a 100%. O normal é fazê-lo uma, duas vezes por semana.
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Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por galt » 04 nov 2013, 21:11

Essas 2 células já não estão com a saúde desejada, porque já não conseguem armazenar a energia que deviam.

Contata para já a Nissan a informar que tens quedas de autonomia abruptas e que através do medidor consegues verificar que 2 baterias estão em baixo de forma.

Liga para a linha Nissan Leaf e depois o concessionário. Tens de conseguir trocar essas baterias antes de terminar a garantia. ;-)
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Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por VETL » 04 nov 2013, 21:26

galt Escreveu:... e que através do medidor consegues verificar que 2 baterias estão em baixo de forma...
Não há qualquer problema em a Nissan saber as ferramentas que temos e que usamos para monitorizar o pack pois não?
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
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