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Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Enviado: 27 out 2013, 10:35
por mjr
Mais uma atualização da capacidade da bateria:

Imagem

Ao contrário do que têm dito ( 8-) ), a capacidade reportada pelo BMS do meu Leaf não está a subir. O ano passado por esta altura já estava quase 10 gids acima do mínimo alcançado no Verão.

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Enviado: 27 out 2013, 10:52
por Filipe
No meu depois de ter atingido um mínimo de 187 Gid's, na altura das maiores temperaturas exteriores, tenho vindo a constatar um aumento progressivo
com as diminuições de temperatura ambientais, estando hoje nos 194 Gid's a 80%, e 225 ( 80,1% ) Soc 91,4 ontem a 100% ;Tive de ir a Lisboa e Carreguei
a100%.

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Enviado: 27 out 2013, 13:53
por Malm
"Ao contrário do que têm dito ( 8-) ), a capacidade reportada pelo BMS do meu Leaf não está a subir. O ano passado por esta altura já estava quase 10 gids acima do mínimo alcançado no Verão."

Eu disse isso porque me recordava do valor de 8/10. Nesse dia, pontualmente, subiu, e como não conhecia os valores subsequentes (um bocadinho de mais atenção a este diário de bordo tinha evitado a confusão), pensei que continuassem a subir. Já o do VETL não sei onde fui buscar a ideia de que estavam a subir :oops: . Resumindo, todos os Leaf estão a mostrar uma ligeira diminuição na capacidade reportada ao longo deste mês, com exceção dos Leaf do Filipe e do ruimegas (um porque não fez a atualização, outro porque a atualização não deve ter sido bem feita). Assim, faz tudo sentido.

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Enviado: 27 out 2013, 16:54
por pauloguerreiro
Ontem fiz 75 Km. Estoril/Caparica/Estoril, a aproximadamente 100 km/hora, e cheguei a casa com 17 km de autonomia.

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Enviado: 27 out 2013, 18:20
por Malm
pauloguerreiro Escreveu:Ontem fiz 75 Km. Estoril/Caparica/Estoril, a aproximadamente 100 km/hora, e cheguei a casa com 17 km de autonomia.
Com o meu i-MiEV é tal e qual. A minha bateria até pode estar um pouco melhor, mas a aerodinâmica do meu não ajuda nada a essas velocidades.

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Enviado: 01 nov 2013, 07:54
por mjr
Depois dos 195 gids de ontem, hoje já só obtive 193 gids numa carga a 80%...

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Enviado: 04 nov 2013, 11:51
por mjr
Há já algum tempo (mais de um ano) tenho reparado que por vezes após o aviso de bateria fraca a capacidade da bateria desce rapidamente dos 17% gids até aos 8% gids, com menos de 5 km percorridos. Quando tive acesso a ver as tensões individuais por célula confirmei a minha suspeição: Há uma (neste caso duas) célula a limitar o pack. Aqui fica um screenshot do último sábado onde a bateria foi descarregada até aos 14 gids, 13% de SOC:

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Como se vê há duas células a limitar fortemente a capacidade do pack, com mais de 250mV de diferença de tensão (atenção à escala que está em 300mV e não nos habituais 50mV).

Mas isto não é a história toda porque após inicialmente achar que poderiam ser duas células defeituosas mudei de ideias e ainda não sei bem o que dizer da situação. O problema é que numa carga a 100% estas células aparecem na mesma com significativamente menos tensão do que as outras:

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Isto foi hoje de manhã. Esta imagem indica um forte desalinhamento das tensões entre estas duas células e as restantes. O LBC está a descarregar, praticamente, todas as outras células para equilibrar o pack. Mas a questão é porque é que não tem conseguido realizar esse equílibrio. E a resposta aparece na imagem seguinte:

Imagem

É o resultado de uma carga feita em Setembro (não tenho imagem de carga a 80% mais recente), mas tem sido sempre este o comportamento. O que se vê é que numa carga a 80% as células 2 e 4 são as que apresentam a tensão mais elevada, mas depois até aos 100% parece que recuperam a capacidade. Não sei se é um problema direto das células ou uma não linearidade do medidor de tensão do LBC para estas duas células (pouco provável). Como eu regularmente faço cargas a 80% o LBC deteta que estas duas células estão com mais carga e inicia o processo de as descarregar para ficarem equilibradas com o resto do pack. Devido à não linearidade das células isto na realidade significa que a as células estão a ficar fora de balanço com as outras e daí a perda de pelo menos 2kW.h de energia útil nos estados de carga baixos (entre os 3,7 V e os 3,4V de tensão por célula média estão mais de 2kW.h). A única maneira de recuperar esta capacidade será realizar muitas cargas a 100%, até o pack ficar novamente equilibrado. Mas sempre que fizer cargas a 80% ele vai desiquilibrar novamente.

Também deu para perceber que o LBC está sempre a descarregar células que ele acha que estão desiquilibradas. O algoritmo deve ser algo do género:

-carro termina carga a 80% ou 100%
-LBC avalia diferenças de tensões entre as células e calcula os mAh a descarregar por célula
-LBC descarrega as células sempre que o carro está ligado até ao valor calculado ou até nova carga a 80% ou 100%.

Como vimos na primeira imagem, a célula 4 está a ser descarregada (vermelho), apesar de estar abaixo de todas as outras!

Nos próximos dias, e aproveitando as temperaturas mais frias, vou realizar cargas a 100% para avaliar se o LBC consegue equilibrar o pack novamente.

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Enviado: 04 nov 2013, 13:18
por Malm
:shock:

No meu não se passa nada disso. A "100%" ficam sempre bem equilibradas, com uma diferença máxima de 10 mV. Se não fizer "tm" nem usar o N mantêm-se bem equilibradas até aos 30% de SoC, ficando a 73, por vezes, 5 mV abaixo. Só abaixo dos 25% começa a desnivelar de forma significativa. Está tudo no meu DB.

E eu nem sempre carrego a 100%. O normal é fazê-lo uma, duas vezes por semana.

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Enviado: 04 nov 2013, 20:11
por galt
Essas 2 células já não estão com a saúde desejada, porque já não conseguem armazenar a energia que deviam.

Contata para já a Nissan a informar que tens quedas de autonomia abruptas e que através do medidor consegues verificar que 2 baterias estão em baixo de forma.

Liga para a linha Nissan Leaf e depois o concessionário. Tens de conseguir trocar essas baterias antes de terminar a garantia. ;-)

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Enviado: 04 nov 2013, 20:26
por VETL
galt Escreveu:... e que através do medidor consegues verificar que 2 baterias estão em baixo de forma...
Não há qualquer problema em a Nissan saber as ferramentas que temos e que usamos para monitorizar o pack pois não?