Página 37 de 245
Re: Diário de bordo - Malm
Enviado: 01 set 2013, 09:30
por Malm
Primeiro evito o trânsito, viajando a horas em que há menos trânsito ou em estradas que ninguém usa (na viagem que faço de Tábua a Coimbra, em vez da IP3, vou junto ao rio Mondego. Para Viseu também vou por estradas secundárias). Aqui o terreno é sobe e desce, a descer vai-se mais depressa sem consumo, a subir vai-se muito devagar, por vezes recorre-se à berma. Mas isso é quando se procura melhorar alguma marca, eu na vida diária não ando devagar, que me fica tudo pertinho de casa. Vocês é que só conhecem o Malm dos recordes e das viagens longas. Aqui na vila muita gente acha que eu sou um perigo, até a GNR já me tem debaixo de olho (fazem-me o gesto para eu abrandar), porque para além de andar rápido, faço pouco barulho. Mas como é tudo muito pertinho (o trabalho, a escola do miúdo, o supermercado), para a quilometragem total contam muito mais as viagens longas. Para chegar a Tábua, o que não faltam é opções, e tirando a IP3 (a estrada parva), o trânsito não costuma ser problema.
Re: Diário de bordo - Malm
Enviado: 01 set 2013, 10:06
por mjr
Eu não chamaria apressados a quem quer ultrapassar um carro a 40km/h ou menos...
Eu mais facilmente faço médias a baixa velocidade num CI do que no Leaf. O combustível está caro e não gosto de transmitir a ideia de que os VE só servem para andar (muito) devagar. Aliás, nos semáforos nunca dou hipótese

Re: Diário de bordo - Malm
Enviado: 01 set 2013, 11:33
por nmh
Costumo fazer Porto/Aveiro e faço sempre a N1 entre os 50 e 70 km/h dependendo do limite de velocidade, só que é muitas vezes irritante, e até mesmo perigosa, a forma como muitos condutores se colam atrás do carro.
Já pensei colar uma frase qualquer no vidro de trás..
Gostei do vídeo

Re: Diário de bordo - Malm
Enviado: 01 set 2013, 12:04
por Malm
Nessa estrada é muito complicado ir devagar. Definitivamente, não é a minha praia. O vídeo vai ser alterado com dois ou três pormenores humorísticos, mas a base está feita. N17, IP3, N234 e IC6 estão todas lá, aparecendo de acordo com a música, com alguns pormenores em sincronização, sair no Vimieiro, passa na Mealhada, é uma estrada com buracos... Mais difícil será arranjar carros em contramão na N234. A questão da Lisete já decidi como vou resolver.
Re: Diário de bordo - Malm
Enviado: 01 set 2013, 12:39
por joaoop
Re: Diário de bordo - Malm
Enviado: 01 set 2013, 17:46
por ledve
Malm Escreveu:Não me esqueci das questões do ledve, estava apenas a dar tempo que, como vos pedi, dessem as vossas opiniões. Então é assim, como se consegue, num i-MiEV, fazer 201 km e ainda ficar com três barras?
1. Ir muito devagar - 40 km/h de média.
2. Nas subidas ir a 20 ou 30, quando é possível. A descer deixar o carro embalar, em N, e quando chega aos 70 km/h mudar para C (o carro carrega) e assim se trava boantes da próxima curva. A descer não se utilizam os pedais, controla-se a velocidade com N e C.
3. Pressão dos pneus superior à indicada pela marca, neste caso utilizei 2.8 bar.
4. No caso específico, o declive ajudou, 600 metros favorável.

boas dicas, achas com um leaf se consegue fazer os mesmos kms que tu fizeste no teu record com as mesmas condições.
Re: Diário de bordo - Malm
Enviado: 01 set 2013, 18:57
por Malm
Num Leaf, nas mesmas condições, faria mais 10 km (pelo menos). Resta saber se a velocidade de degradação das baterias é equivalente. Já todos sabemos que ao fim de dois anos e meio, 15% de degradação nas baterias de um Leaf é coisa comum. Num i-MiEV, ainda não consegui perceber se o grau de degradação é o mesmo, embora haja indícios que possa não ser tanto, mas os i-MiEV não têm as famosas 12 barras que informam do grau de degradação da bateria.
Re: Diário de bordo - Malm
Enviado: 01 set 2013, 21:17
por mjr
Já li algures que há um software para Android semelhante ao do Leaf. Nos fóruns de iMiEV não se fala disso?
Re: Diário de bordo - Malm
Enviado: 01 set 2013, 21:53
por Malm
Sim, fala. Eu é que não percebo nada, ainda por cima em inglês

.
Re: Diário de bordo - Malm
Enviado: 01 set 2013, 22:01
por lmlr
Isso era interessante, vou procurar.