migle Escreveu: 19 jul 2020, 23:37Bolas 4-7k? Para uma tomada?
Não estou a falar de tomadas. Já nem estou a simplificar tanto

As tomadas seriam o formato mais simples e apetecível, mas esbarram em muitos problemas práticos que não acho que se possam descurar. Se há um incêndio, um azar qualquer, alguém vai cair em cima de alguém.
É de longe o formato preferível, mas tem problemas de segurança, certificação, controlo de débito, etc. Não, estou a falar de postos certificados, com controlo de acesso e todos os requisitos legais aplicáveis. Excluindo só este modelo idiota, tudo o resto tem de ser o que a legislação aprova.
Os custos são muitos esses. Postos de rua, com controlo de acessos e tudo isso custam sempre 2,5-4k€ mais IVA para 2 tomadas. Adicionas umas dezenas de metros de cabo 5G25 mais os trabalhos de civil para pôr tudo no sítio e a maior parte das vezes enterrado, rapidamente está no custo do posto. (edit: estou a falar dos postos de 22kW, há "n" wallboxes monofásicas a uma fracção do preço, mas claro que não se podem montar na rua).
O diferencial tipo B, obrigatório em postos trifásicos, custa 200 e qualquer coisa mais IVA, é aplicado 1 por tomada.
Estamos a falar de casos muito particulares mas ao mesmo tempo essenciais: "hubs" de carregamento lento para quem não pode carregar em casa. O fundamental será comprar energia barata, instalar postos baratos e monofásicos (há um tipo neste fórum que os faz melhor que qualquer oferta comercial!), simplificar processos, para que o utilizador possa beneficiar destes pontos.
Em vez de querer ter um pcn à porta de cada um, ter "ali ao lado" parques de estacionamento e carregamento nocturno.
Mas imagina que sim, que é demasiado caro e que tem de ser subsidiado. Quem é que se deve apoiar?
Neste momento a solução "à vista" é: não carreguem durante a noite, vão aos PCR.