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Re: Diário de Bordo Leaf - VETL
Enviado: 24 mar 2014, 11:20
por Essiemme
Eu julgo que seja o óleo do amortecedor que faz o ruído.
Este, quando mais frio e ao passar pelos estranguladores, fará esse ruído por estar mais espesso.
É só um palpite, não será fricção mecância, será hidraulica.
Claro que o ruído é desagradável perante tamanho silêncio na condução.
sm

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL
Enviado: 24 mar 2014, 11:28
por VETL
Essiemme Escreveu:Eu julgo que seja o óleo do amortecedor que faz o ruído.
Este, quando mais frio e ao passar pelos estranguladores, fará esse ruído por estar mais espesso.
É só um palpite, não será fricção mecância, será hidraulica.
Claro que o ruído é desagradável perante tamanho silêncio na condução.
sm

No início cheguei a estar convencido que era o óleo do amortecedor por causa da questão de isto aparecer quando está mais frio.
No entanto, essa teoria deixei-a um pouco de lado após terem esguichado óleo em spray e o ruído se ter intensificado muitíssimo.
Re: Diário de Bordo Leaf - VETL
Enviado: 24 mar 2014, 13:10
por hsanchez
Também já tive esse ruído na roda dianteira direita, o ruído intensificou-se e levei o carro à Caetano Power em Rio de Mouro/Sintra para ser inspecionado, fizemos um percurso com o mecânico da Caetano e curiosamente também não conseguimos identificar o ruído.
Na altura fui informado que o ruído poderia ter que ver com os travões, aconselharam-me a quando fizesse o ruído "travar bruscamente que o ruído iria desaparecer".
Não desapareceu e até foi-se intensificando com o tempo. em Janeiro recebi um toque na traseira do Leaf que partiu o para-choques (nada de importante), como a Caetano Power não tem assistência aos elétricos em Lisboa, marquei no Entreposto/Lisboa o respectivo arranjo do para-choques, sem sequer ter mencionado o ruído da roda dianteira.
O que é certo é que desde que veio do arranjo no Entreposto, nunca mais fez qualquer tipo de ruído, o carro está perfeito sem ruídos e já posso fazer a assistência em Lisboa.

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL
Enviado: 24 mar 2014, 15:27
por dgalv
hsanchez Escreveu:Também já tive esse ruído na roda dianteira direita, o ruído intensificou-se e levei o carro à Caetano Power em Rio de Mouro/Sintra para ser inspecionado, fizemos um percurso com o mecânico da Caetano e curiosamente também não conseguimos identificar o ruído.
Na altura fui informado que o ruído poderia ter que ver com os travões, aconselharam-me a quando fizesse o ruído "travar bruscamente que o ruído iria desaparecer".
Não desapareceu e até foi-se intensificando com o tempo. em Janeiro recebi um toque na traseira do Leaf que partiu o para-choques (nada de importante), como a Caetano Power não tem assistência aos elétricos em Lisboa, marquei no Entreposto/Lisboa o respectivo arranjo do para-choques, sem sequer ter mencionado o ruído da roda dianteira.
O que é certo é que desde que veio do arranjo no Entreposto, nunca mais fez qualquer tipo de ruído, o carro está perfeito sem ruídos e já posso fazer a assistência em Lisboa.

Como o comprei no entreposto acho que agora em abril, nas férias, vou até Lisboa para ver se eles aí me resolvem o problema...
Re: Diário de Bordo Leaf - VETL
Enviado: 27 mar 2014, 00:38
por VETL
Ora bem, por aqui têm-se feito menos Km ultimamente.
As deslocações da minha profissão têm-me levado agora para bastante longe num fumarento da empresa.
Desde o dia em que foi à revisão e fez a sua última CR, fez uma média de apenas 40Km/dia, bem abaixo do que ele estava habituado.
Teve diversos dias que nem carregamento levou.
O pack é que parece que não está a gostar deste tratamento:
E assim se começa a aproximar o dia...
Malm, a BC já lhe diz por aí quando vai ser?
Re: Diário de Bordo Leaf - VETL
Enviado: 27 mar 2014, 23:26
por Malm
Um comportamento semelhante ao do vitormcpinto, depois de um dia para o outro compensa com mais 7 ou 8 Ah de uma vez.
Vejo um pouco nublado, parece-me que os próximos dias vão ser de descida, as temperaturas estão baixas (e assim vão permanecer durante uns dias), e se vai continuar a andar pouco, vai aproximar-se rapidamente dos 55,7. Parece-me Junho. Vai carregar uma barra extra em junho (o mês de junho é aquele onde mais Leaf perdem uma barra, penso eu).
Re: Diário de Bordo Leaf - VETL
Enviado: 28 mar 2014, 12:09
por Orlando
Eu cada vez precebo menos disso. Então sobe e desce! Isto é a bolsa?
Mas será que não acertam num algoritmo de jeito?
Re: Diário de Bordo Leaf - VETL
Enviado: 28 mar 2014, 13:54
por galt
Orlando Escreveu:Eu cada vez precebo menos disso. Então sobe e desce! Isto é a bolsa?
Mas será que não acertam num algoritmo de jeito?
A química das baterias tem destas coisas....
Mas nao te preocupes, porque a química dos humanos é bem mais instável....

e quando passa um ra.. de saia...

OH oH...
Re: Diário de Bordo Leaf - VETL
Enviado: 29 mar 2014, 20:40
por VETL
Já tinha prometido nem sei quando que vos mostraria a tensão da rede na minha casa, especialmente quando coloco o Leaf à carga.
No entanto as ocupações e o facto de quase nunca carregar em casa tem levado a que tenha protelado a promessa.
Ainda assim, olhando para o gráfico dos parâmetros do inversor que está na minha microprodução tive hoje um acontecimento que dá para terem uma ideia do fenómeno.
Vejam o gráfico:
Coloquei o Leaf um pouco à carga na mesma fase da microprodução às 08h50m com o EVSE de 16A e às 09h02m desliguei e fui embora.
Vejam que o raio do inversor até desligou pelo facto da tensão ter descido abaixo dos 196v (está assim parametrizado).
Saliento apenas que as tensões AC do gráfico são as do inversor e portanto não se esqueçam que essas são mais altas do que as da rede (ele eleva a tensão para que a energia flua para fora - penso que é assim).
Gostaria de aproveitar para questionar os entendidos se sabem quanto é que o inversor aumenta à tensão (para apurar o valor da tensão da rede).
Para verem mais em detalhe podem consultar o site da minha micro para o dia de hoje (link em baixo na assinatura).
Re: Diário de Bordo Leaf - VETL
Enviado: 29 mar 2014, 22:29
por mjr
Muito interessante. A rede aí parece ser muito má. Durante a noite em repouso está praticamente nos 240V e ligando o carro de manhã desce para os 196V?? Acho completamente inaceitável e se tivéssemos um regulador decente estas coisas não podiam acontecer.
O inversor sobe a tensão na medida do que for necessário para que saia a corrente que ele quer impor à rede e desde que esse valor de tensão não ultrapasse o valor máximo. No teu caso deve ter de subir muito a tensão pois durante a tarde e sem o carro a carregar chegou a mais de 250VAC. Infelizmente é uma coisa dinâmica e não dá para saber exatamente o quanto ele tem de subir por Ampere de corrente. Uma maneira de tentar descobrir isso é medir a corrente injetada na rede e a tensão. Depois desligar o inversor e medir a tensão imediatamente a seguir. Dividir a diferença de tensão antes e depois pela corrente injetada na rede. Isso vai dar os Volts por Ampere (Ohms) de carga necessários.