alexmol Escreveu:Tenho algumas dúvidas que uma oficina sem técnico ZE consiga fornecer essa informação, mas vou tentar.
Quanto a ser o SOH a valer para troca de bateria é algo que ainda vai ser discutido, possivelmente com advogado.
Enquanto cliente (não tendo qualquer ferramenta CanBus) o que vale é carregar a 100%, fazer reset no contador de kWh do painel de instrumentos, e conduzir até o carro parar.
Se o contador mostrar menos de 16,5kWh nessa situação a bateria terá menos de 75% dos 22kWh do folheto da Renault.
Acabei de fazer o teste de descarga completa!
O SOH esteve sempre em 85% e os Ah em 50,19.
Com carga a 100% a Energia restante marcava 16,5kWh.
Fiz reset do contador de kWh do carro e de um dos contadores parciais do Fluence ZE Spy.
A técnica para fazer uma descarga completa sem stress é a seguinte
Ligar o carro no seu local de estacionamento habitual.
Abrir as janelas.
Ligar o Ar Condicionado no modo FAST, e escolher a temperatura máxima HI.
Do lado do pendura escolher a temperatura mínima LO.
Vai trabalhar em simultâneo o compressor e a resistência, garantindo um consumo permanente entre os 4 e os 5kW.
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http://i131.photobucket.com/albums/p284 ... oxinml.jpg[/img]
O teste demorará à volta de 5 horas.
Quando o carro desliga verificar o valor de kWh no contador do carro e no Fluence ZE Spy.
Alguns pontos intermédios obtidos no meu caso:
SOC do painél 0%: Gastos 17,2kWh
SOC Real a 0%: Gastos 18,0kWh
E finalmente o carro desligou-se com 18,7kWh gastos.
Conclusões:

O contador parcial de kWh do Fluence ZE Spy está certo

Confirmam-se os cerca de 1,5kWh de reserva entre o SOC 0% e o carro desligar-se

O valor de energia restante reportado pelo carro é só até ao aviso de bateria muito fraca, depois desse aviso ainda restam cerca de 2kWh (a autonomia é calculada com base neste valor)
Mais conclusões

O meu SOH de 85% parece descabido para os 16,5kWh de energia utilizável, mas a descarga total permitiu extrair 18,7kWh, o que, para uma energia utilizável quando novo de 22kWh, corresponde de facto aos 85%, conclui-se assim que o SOH está de facto certo no caso de descarga total

O SOH e os Ah são duas faces da mesma moeda. O SOH pode ser obtido dos Ah pela conta SOH = Ah / 65 x 1.1

Uma bateria com 100% de SOH tem 59,09Ah e permite descarregar 22kWh até desligar
Outras conclusões

O circuito de arrefecimento líquido do inversor/conversor DCDC/carregador é activado aos 55ºC e desliga por volta dos 50ºC