Reboque, pela segunda vez
Novamente apeado. Desta vez foi mesmo a bateria de 12V. Dia 2 chego ao carro às 8h15, com 2 filhos e malas, e vou tirar a ficha de carregamento sem destrancar, para ver se o Auto-Lock faz ou não o que eu queria: estranhamente, a ficha estava mesmo destrancada. Entram dois filhos no carro, mas quando vou meter as malas na bagageira.... a bagageira não abre. Luzes do interior apagadas, ainda acenderam por uns segundos, o botão de Start não funciona, ainda acendeu mas não o suficiente para ligar o carro.
Desta vez foi bastante chato, descobrir isto às 8h30 sem plano B. Passámos filhos para o outro carro e a minha mulher teve de levar 3.
Não temos cabos de bateria, portanto foi deixá-la ir.
A explicação possível podia ser a luz de trás do habitáculo (que agora funciona sempre) ter ficado acesa. Lembro-me de ouvir a minha filha falar em ligá-la. Pode ter ficado esquecida. No entanto, eu não sei se o Ioniq não desliga as luzes todas. Depois, o carro esteve a carregar durante a noite, o EVSE carregou-o até às 3h da manhã. Das 3h às 8h parece bastante pouco tempo para que uma luz pequenina do habitáculo descarregue a bateria.... (não fiz contas). Claro que eu estou a pensar é que a bateria não está boa.
Fui a pé a uma loja de baterias, com intenção de comprar um carregador. "Não temos. Já tivémos, mas é uma coisa que sai pouco..." Cabos? "Não temos. Só baterias". Supermercado, uns cabos manhosos por 15€, bomba de gasolina da Galp, nada.
Como parecia importante ir à oficina fazer um teste à bateria de 12V (hoje vou para o Algarve), chamei a assistência 24h da Hyundai. O tipo, muito simpático, estava convencido de que não podia fazer um encostão de bateria com um carro eléctrico, eu li-lhe o guia de emergência... Parece que já uma vez tinha tentado alguma coisa com um Zoe e deu mau resultado. Parece que outra foi um híbrido que começou a deitar fumo... (naturalmente, teria outro problema).
Como estava na garagem, ele foi buscar o Booster... e todo o processo não demorou 5 minutos. "Você só dá trabalho a preencher a papelada".
Telefonei para a oficina da Hyundai na 5 de Outubro, perguntei se podia passar lá para fazer um teste à bateria. Acontece que para que o teste fosse conclusivo, eu teria de deixar a bateria de um dia para o outro. Neste caso, ia ser um teste inútil.
Fui então à Norauto para ter uma solução para não voltar a ficar apeado numa situação tão banal como esta. Para mais, as insuficiências da bateria de 12V do Ioniq, e os problemas que houve com baterias de origem são sobejamente conhecidos. Bolas, ter um carro eléctrico, com a bateria a 80% e ficar preso porque não tenho energia para ligar o relé da bateria de alta voltagem, é demasiado estúpido.
Fui com a ideia de comprar um carregador de bateria de 12V. O que me chateia nestas coisas é não encontrar um produto que seja muito bom. Ficar com monos em casa que depois não prestam é que não. Encontrei várias hipóteses:
- Carregadores de bateria a começar nos 30€, com algumas características interessantes de teste.
- Um booster pequenino, "lithium" muito jeitoso mas por 85€ (em promoção, preço normal 100€). Seria óptimo, mas gastar 85€??
- Cabos de bateria dos 10€ aos 25€.
- Um booster parecido com o do tipo do reboque, mais pequeno, bateria de chumbo, por 70€.
- Um booster com condensadores, boa! mesmo o que eu ia a pensar durante o caminho! por 150€....
Bem, os cabos de bateria desenrascavam-me aqui em casa, com o carro da minha mulher, e no Algarve, com o carro dos meus pais. É suficiente quase sempre. É estúpido não ter.
O carregador... Significa tirar a bateria do carro, esperar no mínimo 1h (5A... bateria de 40Ah)...
Comecei a tentar encontrar argumentos para a compra do booster. Pensando melhor, que se lixem os condensadores. O booster compacto tinha bateria LiFePO4. Outras pessoas, podem ter medo das baterias, mas quem tem um carro eléctrico e lê sobre baterias.... Uma bateria LiFePO4 dura para sempre.
E foi o que comprei. Vejam como é pequeno.
Não pesa meio quilo. Vem com uma bolsa. Acumula funções como powerbank, carrega tablets ou telemóveis a 1A ou 2A, lanterna de chão. Testa a tensão da bateria, testa a tensão de carregamento também.
Cabe perfeitamente dentro do porão do Ioniq.
Não ocupa espaço, não pesa, não há problema se estiver sempre no carro. Podem dizer "ah, mas isso não é capaz de meter a minha pickup 3.0 diesel a trabalhar", mas eu tenho um carro eléctrico, não voltarei a ter outra coisa, não preciso de muitos CCAs. Parece que as baterias de 12V e os carros eléctricos ainda vão conviver uns bons anos, para que a bateria de alta voltagem possa ser mecanicamente desligada do carro.
Parece boa ideia ter este pequeno powerbank que me dá acesso à enormidade de energia na bateria de alta voltagem.
Este é o
link para o video da Norauto.
E se decidirem comprar um também, considerem fazê-lo através do link de referral abaixo....