rdias Escreveu:Carrega 20 ? Da tomada ? Em novo.... Impossível...tem de carregar pelo menos 25 kWh.... Já se fizeram aqui tantas descargas e cargas de 0 a 100%.... Eu penso que o leaf será mais para os 2 euros aos 100.... Depende do tarifário , etc.... Numero de kms por carga... Etc.... Tendo como base 130 kms em média por carga completa...
é impossível na tomada 25kW. No Leaf estão disponíveis para uso apenas 21 ou 22kw.
Como pode afirmar 25Kw se não tem o carro? o que se lê em muita da comunicação social é escrita por quem não usa no dia a dia estes veículos.
Quanto ao custo depende onde carrega... e da empresa que tem como fornecedor (preços do mercado livre). Atualmente ainda é possível carregar a 0€.
Energia renovável + deslocação sem gases + silêncio no movimento = Mobilidade Elétrica
rdias Escreveu:Carrega 20 ? Da tomada ? Em novo.... Impossível...tem de carregar pelo menos 25 kWh.... Já se fizeram aqui tantas descargas e cargas de 0 a 100%.... Eu penso que o leaf será mais para os 2 euros aos 100.... Depende do tarifário , etc.... Numero de kms por carga... Etc.... Tendo como base 130 kms em média por carga completa...
é impossível na tomada 25kW. No Leaf estão disponíveis para uso apenas 21 ou 22kw.
Como pode afirmar 25Kw se não tem o carro? o que se lê em muita da comunicação social é escrita por quem não usa no dia a dia estes veículos.
Quanto ao custo depende onde carrega... e da empresa que tem como fornecedor (preços do mercado livre). Atualmente ainda é possível carregar a 0€.
Cuidado galt.
Acho que pode carregar 25Kw da tomada.
22Kw úteis para dentro do pack mais 15% de perdas no carregador e afins dá 25,3Kw.
E se falarmos do EVSE de 10A ainda serão mais a saír da tomada...
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets __________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
rdias Escreveu:Carrega 20 ? Da tomada ? Em novo.... Impossível...tem de carregar pelo menos 25 kWh.... Já se fizeram aqui tantas descargas e cargas de 0 a 100%.... Eu penso que o leaf será mais para os 2 euros aos 100.... Depende do tarifário , etc.... Numero de kms por carga... Etc.... Tendo como base 130 kms em média por carga completa...
é impossível na tomada 25kW. No Leaf estão disponíveis para uso apenas 21 ou 22kw.
Como pode afirmar 25Kw se não tem o carro? o que se lê em muita da comunicação social é escrita por quem não usa no dia a dia estes veículos.
Quanto ao custo depende onde carrega... e da empresa que tem como fornecedor (preços do mercado livre). Atualmente ainda é possível carregar a 0€.
Cuidado galt.
Acho que pode carregar 25Kw da tomada.
22Kw úteis para dentro do pack mais 15% de perdas no carregador e afins dá 25,3Kw.
E se falarmos do EVSE de 10A ainda serão mais a saír da tomada...
Alguém já conseguiu esse valor?
Teoricamente é possível na prática não!
Eu com o ERSE de 10A o máximo que carregou foi 21,8Kw e era quase novo. Agora nem passa os 19kw com a bateria no nível muito fraco a cheio.
Estes são os meus dados reais... só posso falar da minha experiência.
Penso que ninguém deve pensar que tem mais de 22KW para gastar, porque isso é o mesmo que dizer que gasta a energia útil + reserva.
A longevidade das baterias diminui mais rapidamente quando o nível de carga desce abaixo dos 20% da sua capacidade.
Última edição por galt em 15 jul 2014, 16:47, editado 3 vezes no total.
Energia renovável + deslocação sem gases + silêncio no movimento = Mobilidade Elétrica
Como diz o victormcpinto não sei se estas contas são as certas, mas são as minhas.
Do total de 30.000 Km efectuados, monitorizei 24.773 Km (através do Carwings), vamos lá então às contas:
Km percorridos: 24.773
Kwh consumidos: 4.446
Kwh gerados (travagem regenerativa): 1.171
Kwh carregados: 3.276
Electricidade gerada pelo carro: 26.33%
Kwh/Km: 0.13 (não são contabilizados os Kwh gerados no carro)
Tempo de condução: 978 horas
CO2 não emitido: 4.256 Kg
Preço do Kwh (tarifa bi-horária), de Novembro de 2011 a Junho de 2014: 0.08 euros, sem iva
Preço do Kwh (tarifa bi-horária) a partir de Junho de 2014: 0.0955 euros, sem iva
Total gasto: 263 euros
Custo por cada 100 Km: 1.06 euros
Duas notas:
1) Não entrei em linha de conta com o iva (13% de Novembro de 2011 a Setembro de 2013 e 23% a partir daí)
So o fizesse o total gasto teria sido de 307 euros e o custo por cada 100 Km de 1.24 euros.
2) Acontece que mais de 80% de todos os carregamentos foram efectuados gratuitamente (Mobi.e, restaurantes, cafés, hoteis, etc...)
Conclusão final: não gastei, nem 307 euros, nem 263 euros para fazer os 24.773 Km, terei gasto 60 euros...
Caro victormcpinto, permita-me que o volte citar, duplamente:
" estas contas não são as certas, são as minhas "
" continuo a aconselhar amigos para virem para o clube mas também digo que carro eléctrico, não é para todos "
galt Escreveu:... vai rebentar com a bateria em pouco tempo.
Esperamos que não volte tão depressa a fazer uma descarga tão profunda.
Coitadas!
Coitadas porquê?
Vai rebentar com a bateria em pouco tempo porquê?
Eu recomendaria este procedimento e irei fazê-lo de tempos em tempos propositadamente.
Não vejo qualquer problema em fazê-lo de vez em quando para verificar o estado de saúde do pack.
=> Automóvel Eléctrico
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hsanchez Escreveu:...
Caro victormcpinto, permita-me que o volte citar, duplamente:
" estas contas não são as certas, são as minhas "
" continuo a aconselhar amigos para virem para o clube mas também digo que carro eléctrico, não é para todos "
Saudações Eléctricas,
hsanchez
Palavras sábias...
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Ia lá eu deixar passar uma polémica destas sem ajudar à confusão...
Penso que os Leaf mais recentes deixam efetivamente carregar 25 kWh da rede. Se o carro deixa, é porque pode. Não é por o fazer uma ou duas vezes por ano que se vão notar diferenças de perda de capacidade.
Isso quer dizer que partilho da opinião do VETL, e considero que o Galt está a ser catastrofista. Fazer uma descarga profunda de 3 em 3 meses não lhe fará nenhum mal significativo. E vai ajudar ao equilíbrio das células e ao recalculo correto da capacidade.
Cromero, estás a ir muito bem.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.
Gosto muito de discussões de preços/Km. E traduzi-las para medidas que toda a gente entenda ainda mais... Infelizmente se falar com um amigo sobre kwh/km é como falar chinês com sotaque do norte.
Das contas aqui apresentadas confirma-se que o Leaf gasta ~1l/100Km, ou na minha medida preferida, meia scooter.
Não esquecer a variabilidade deste número perante estilos de condução diferentes, no meu DB registei valores mais agressivos e julgo que na altura enquadrei o consumo de um VE entre meia scooter e 1,5 scooters. Acho que são valores por excesso, o Leaf é bem capaz de gastar menos que meia scooter.
É com este valor (+-) que podemos contar quando acabarem as "borlas".