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Re: Diário de Bordo jpgoncalves2
Enviado: 19 out 2015, 22:26
por jpgoncalves2
Orlando Escreveu:Alguns pormenores aos teus pontos
1- só aocntece porque bateria é nova, qto maior o envelhecimento mais rapidamente aparece a 6.ªa barra, tipo a 25, e depois a 24.º
2- O aquecimento é devido ao esforço pedido, pois a tensão desce e pede-se mais ah por ela, perfeitamente normal em quase todas as baterias
De resto, vais no bom caminho...
PS: Conseguiste fazer Pombal/Viseu?
Obrigado pelos considerandos Orlando!;-)
Sim, consigo. Depois de carregada a bateria a 80%, viajo a 65 Km/h com "Cruise control", A1 e IP3 e recebo aviso de bateria baixa mesmo à entrada de Viseu. Começo e termino assim:

Re: Diário de Bordo jpgoncalves2
Enviado: 19 out 2015, 22:39
por Fil
Muito bom. Boas informações e recheado com fotos. Este db está a ficar bem rico

Re: Diário de Bordo jpgoncalves2
Enviado: 19 out 2015, 23:13
por jpgoncalves2
Fil Escreveu:Muito bom. Boas informações e recheado com fotos. Este db está a ficar bem rico

Obrigado pelo incentivo Fil!;-) Faz-se o que se pode, é partilhando que também se aprende, e eu quero aprender!,-)
Re: Diário de Bordo jpgoncalves2
Enviado: 20 out 2015, 09:47
por mjr
Orlando Escreveu:
1- só aocntece porque bateria é nova, qto maior o envelhecimento mais rapidamente aparece a 6.ªa barra, tipo a 25, e depois a 24.º
Na verdade é ao contrário. Quanto mais velha a bateria maior é a temperatura para atingir a 6ª barra. Pelo menos nos mk1. O meu quando novo mostrava a 6ª barra as 24-25C e agora só pelos 27,5C é que a mostra.
A razão é porque provavelmente os engenheiros da Nissan quiseram que as barras de temperatura representassem de alguma maneira a velocidade de degradação da bateria e com o passar do tempo é necessária mais temperatura para a mesma velocidade de degradação.
Re: Diário de Bordo jpgoncalves2
Enviado: 20 out 2015, 09:53
por Orlando
mjr Escreveu:Orlando Escreveu:
1- só aocntece porque bateria é nova, qto maior o envelhecimento mais rapidamente aparece a 6.ªa barra, tipo a 25, e depois a 24.º
Na verdade é ao contrário. Quanto mais velha a bateria maior é a temperatura para atingir a 6ª barra. Pelo menos nos mk1. O meu quando novo mostrava a 6ª barra as 24-25C e agora só pelos 27,5C é que a mostra.
A razão é porque provavelmente os engenheiros da Nissan quiseram que as barras de temperatura representassem de alguma maneira a velocidade de degradação da bateria e com o passar do tempo é necessária mais temperatura para a mesma velocidade de degradação.
Bolas, estou confuso então, mas no meu ex mk1 parece que me lembro de ela aparecer cada vez mais cedo. Mas se o dizes. Lembro-me de uma tabela dessas. Ficava bem recordar esses dados Mjr, sabes onde está?
Re: Diário de Bordo jpgoncalves2
Enviado: 20 out 2015, 10:29
por VETL
Está aqui:
http://www.nissanleafpt.com/viewtopic.p ... 035#p29746
jpgoncalves2 Escreveu:...- o balanceador consegue manter, com facilidade, e ao longo de toda a descarga , um diferencial máximo de 20mV entre as células agrupadas a 2S2P.
O "balanceador" não trabalha durante a descarga a manter as células balanceadas.
Ele só se preocupa em verificar quais as que estão com mais tensão quando estacionadas alguns minutos acima dos 4,0v e com essa informação drena-lhes alguma energia.
Se elas estiverem equilibradas acima dos 4,0v, não há no carro nenhum mecanismo de as manter balanceadas. É a qualidade e a fiabilidade delas que permite que cheguem aos 3,7v perfeitamente em equilíbrio.
Corrijam-me se estou equivocado.
jpgoncalves2 Escreveu:- uma carga rápida no PCR CHADEMO na AS de Pombal (creio que debita 43Khw, a confirmar) desde SOC 30% a 80%, com temperatura exterior à volta dos 21ºC e temperatura inicial de bateria a 26ºC, eleva-a cerca de 7ºC
A potência instantânea de uma carga rápida não é linear.
Aliás, o LeafSpy dá essa informação neste gráfico:
[img]
https://dl.dropboxusercontent.com/u/405 ... -06-16.png[/img]
É por isso que entre carregar num PCR de 50Kw é pouco diferente de carregar num de 20Kw.
[img]
http://i.imgur.com/5T2yo5T.jpg[/img]
Re: Diário de Bordo jpgoncalves2
Enviado: 20 out 2015, 10:39
por Orlando
VETL, obrigado, o que seria eu sem ti!

Re: Diário de Bordo jpgoncalves2
Enviado: 20 out 2015, 11:27
por jpgoncalves2
Ainda sobre a questão dos sensores de pressão dos pneus, no mk2 Acenta 2015 e capacidades da versão mais atualizada do LeafSpy pro , em ambiente IOS 9, aqui fica o pdf (instruções) da versão atual, à disposição na Apple store, esperando ser útil!
https://dl.dropboxusercontent.com/u/421 ... %20iOS.pdf
A questão dos pneus começa a ser abordado em detalhe na página 4...
Re: Diário de Bordo jpgoncalves2
Enviado: 20 out 2015, 12:25
por rnlcarlov
Ainda ontem fiz uma carga rápida dos 17% aos 80% no meu C-zero, e o gráfico é muito semelhante (não estava à espera que nos primeiros minutos houvesse um ligeiro aumento da potência de carga). No entanto, a potência máxima no Canion não passou dos 41kW (em Oeiras).
Re: Diário de Bordo jpgoncalves2
Enviado: 20 out 2015, 12:32
por mjr
O aumento da potência de carga no início é porque a carga é feita à corrente máxima Chademo de 125A, e como no início a bateria impõe uma tensão menor (está mais descarregada) a potência de carga é menor. Nos clones a potência de carga nunca se pode aproximar dos 50kW porque têm apenas aproximadamente 360V de tensão máxima.