Diário de Bordo Leaf - VETL

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
Avatar do Utilizador
pafi
Proprietário Leaf
Mensagens: 1113
Registado: 27 jun 2012, 00:05
Data de Aquisicao: 0- 5-2013
Capacidade bateria: 53,92Ah
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por pafi »

Olhó batoteiro!
Então andaste mais 100m e depois voltaste a carregá-lo. Cá para mim arranjaste uma maneira de inflacionar a autonomia prevista ;)
________________________________________________
Pedro Isidoro, Coimbra | http://vepafi.weebly.com/ | SW Predator 70Ah Li | A gastar e- desde dezembro 2011.

Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt | https://www.facebook.com/uve.pt
Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de Aquisicao: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por VETL »

pafi Escreveu:Olhó batoteiro!
Então andaste mais 100m e depois voltaste a carregá-lo. Cá para mim arranjaste uma maneira de inflacionar a autonomia prevista ;)
:D
Nada disso.
Andei 3 metros para a frente (para deixar passar o fumarento) e 3 metros para trás.
Depois levou novamente com a ficha no focinho e assim ficou...

;)
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9984
Registado: 04 jan 2011, 14:55
Data de Aquisicao: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por mjr »

Muito bom os 204 estimados em ECO para um carro com 56-27Ah. Tivesse os 66Ah de novo e seria o record do nissanleafpt :D

A manobra de insistir na carga permite de facto aumentar um pouco mais o SOC. Lembro-me de uma vez conseguir ir até aos 282gids.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 190000 km em 2025-11-23.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 162000 km em 2025-11-23.
Associado da Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 05 jan 2011, 23:22
Data de Aquisicao: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por Orlando »

mjr Escreveu:Muito bom os 204 estimados em ECO para um carro com 56-27Ah. Tivesse os 66Ah de novo e seria o record do nissanleafpt :D

A manobra de insistir na carga permite de facto aumentar um pouco mais o SOC. Lembro-me de uma vez conseguir ir até aos 282gids.
Mas pode aumentar a temperatura...simplesmente ele equalizou melhor..
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de Aquisicao: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por VETL »

Ora bem!
Mais um record. Carregou mais de 95% SOC:
Screenshot_2014-04-20-00-56-30.png
Screenshot_2014-04-20-00-56-30.png (49 KiB) Visto 2282 vezes
Screenshot_2014-04-20-00-56-39.png
Screenshot_2014-04-20-00-56-39.png (46.9 KiB) Visto 2282 vezes
Última edição por VETL em 04 jun 2017, 23:48, editado 1 vez no total.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 05 jan 2011, 23:22
Data de Aquisicao: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por Orlando »

Como se consegue esse SOC?
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
victormcpinto
Proprietário Leaf
Mensagens: 958
Registado: 05 jun 2011, 14:46
Data de Aquisicao: 01 jul 2011
Capacidade bateria: 47,44, 9 barras

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por victormcpinto »

Nissan Leaf - 7 Julho 2011 - 93 500km em 1 FEV2020 - 40,38 AHr - 8 barras
Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de Aquisicao: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por VETL »

Orlando Escreveu:Como se consegue esse SOC?
Não sei responder a essa questão... :?
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de Aquisicao: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por VETL »

victormcpinto Escreveu:No dia 31/7/2014

https://www.dropbox.com/s/kc5qiexu3yhnx ... 8%2001.png
Ok, victormcpinto!
Isso quer dizer que o record será meu até Julho?
:D :lol: :D
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9984
Registado: 04 jan 2011, 14:55
Data de Aquisicao: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por mjr »

Orlando Escreveu:
mjr Escreveu:Muito bom os 204 estimados em ECO para um carro com 56-27Ah. Tivesse os 66Ah de novo e seria o record do nissanleafpt :D

A manobra de insistir na carga permite de facto aumentar um pouco mais o SOC. Lembro-me de uma vez conseguir ir até aos 282gids.
Mas pode aumentar a temperatura...simplesmente ele equalizou melhor..
O aumento de temperatura é completamente desprezável. A única maneira de uma célula de iões de lítio aquecer é por efeito de Joule e quando muito pela degradação, que é infinitesimal. É incomparável com as baterias de chumbo onde de facto quando a célula está quase carregada se formam reações químicas que libertam gás e fazem aquecer a célula sem ser por efeito de Joule.

As células de iões de lítio começam a aquecer com o aumento da tensão de carga acima dos 4,3-4,5V, muito acima dos 4,11 que o LBC permite no Leaf e demais VEs. Aí o efeito pode ser catastrófico em algumas químicas, como a de LiCo do Model S.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 190000 km em 2025-11-23.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 162000 km em 2025-11-23.
Associado da Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”