Página 46 de 52
Re: DIÁRIO DE BORDO - ruimegas
Enviado: 11 jan 2014, 19:36
por ruimegas
Hoje deu-me para testar mais a fundo as minhas baterias e aqui está o resultado:
Ultrapassei o nível de bateria muito baixo VLBW mas acabei por não atingir a tartaruga.
Basicamente atingi o 1º alerta de bateria baixa LBW aos 50 gids um pouco menos de 5kwh na bateria.
O nível de bateria muito baixo atingi com 25 gids com cerca de 2,9 kwh disponíveis
[IMG]
https://lh6.googleusercontent.com/-pmEl ... -no/14+-+2[/IMG]
Reparem na diferença de 111 mvs na imagem a seguir:
[IMG]
https://lh4.googleusercontent.com/-2OUd ... -no/14+-+1[/IMG]
Poucos segundos depois de o colocar a carregar já estava com uma diferença de 30 mvs
O visor do PCR mostrava a seguinte percentagem da bateria do LEAF assim que o coloquei a carregar:
[IMG]
https://lh6.googleusercontent.com/-WF41 ... M_1181.JPG[/IMG]
Comparado com o screen da app Leaf Battery que indicava 12,6% restante considero razoavelmente próximos os dois valores.
[IMG]
https://lh4.googleusercontent.com/-ROyj ... M_1180.JPG[/IMG]
Cumprimentos
Re: DIÁRIO DE BORDO - ruimegas
Enviado: 11 jan 2014, 20:06
por Malm
Para mim são iguais porque acho que o o PCR só dá valores inteiros, pelo que 12,6% são exatamente 13%. O meu carro dá, não sei se sempre, uma discrepância de 1%, com o PCR a dar 1% mais. A 12 é a que está mais fraca. Se te oferecerem uma célula nova, já sabes qual é que tens de retirar. Desse SoC para baixo, é ver a diferença entre as células a ser cada vez maior.
Re: DIÁRIO DE BORDO - ruimegas
Enviado: 11 jan 2014, 20:49
por VETL
Das vezes que liguei nos PCR's, o SOC reportado pela máquina não tinha nada, mas mesmo nada a ver com o SOC do carro!!
Re: DIÁRIO DE BORDO - ruimegas
Enviado: 11 jan 2014, 20:52
por galt
A mesma energia que armazena a minha mota...
Com diferenças superiores a 100mv pode haver troca de baterias.
Re: DIÁRIO DE BORDO - ruimegas
Enviado: 29 jan 2014, 19:10
por ruimegas
Olá pessoal,
Há muito tempo que não actualizava o meu DB e assim apresento a seguir alguns dados relativos à minha viagem de teste a Évora na 3ªFeira 27JAN2014 (não tive tempo para actualizar mais cedo)
Então foi assim:
Saída de Oeiras às 6H25 a 100% com 18,2 kwh
Feitos 45 kms cheguei ao Forum Montijo às 7H06 e consumi 4,8 kwh
Estando avariado o posto da Magnum Cap que refira-se não é culpa do Forum que tem envidado os mais diversos esforços junt da EDP para o reparar há mais de 2 meses, cederam-me a seguinte alternativa que aconselho a quem necessite tenha uma extensão de pelo menos 10 metros pois o carro não está autorizado a entrar no espaço de recolha dos contentores de lixo.
[IMG]
https://lh4.googleusercontent.com/-VK84 ... 081705.jpg[/IMG]
Feita a carga completa pois com a degradação de 2 anos em cima tinha de ir preparado para alguma surpresa fiquei com a seguinte carga:
[IMG]
https://lh4.googleusercontent.com/-XCn8 ... -02-53.png[/IMG]
Chamo a atenção ao perfil do terreno da viagem de ida para Évora:
[IMG]
https://lh3.googleusercontent.com/-6_0O ... rofile.png[/IMG]
Saída do Forum às 9H04 com 18,5 kwh

já aumentei a capacidade um bocadinho desde a saida
Kms feitos até ao posto do Mercado em Évora 102,7 kms (tive de fazer umas voltas em Évora para fugir a um acidente e dai alguns kms extra feitos)
Chegada a Évora 10H50 no seguinte estado:
[IMG]
https://lh6.googleusercontent.com/--CUJ ... -53-03.png[/IMG]
Carregamento a 100% ficou assim:
[IMG]
https://lh3.googleusercontent.com/-B4Hz ... -41-59.png[/IMG]
Saída de Évora às 15H50 com 19kwh

há muito tempo que não via 19kwh de capacidade
Kms feitos 99,3 até ao Forum Montijo às 17H20 com o seguinte resultado:
[IMG]
https://lh3.googleusercontent.com/-_-UB ... -22-03.png[/IMG]
Saida do Forum às 18H05 com energia suficiente para fazer os 45 kms até casa tendo ido buscar a mulher ao trabalho e ainda fiz um desvio para ela ir a um sitio, terei feito uns 50 kms e cheguei com os seguintes dados mal parei o carro:
[IMG]
https://lh5.googleusercontent.com/-el4O ... -15-43.png[/IMG]
[IMG]
https://lh5.googleusercontent.com/-FTpw ... -35-03.png[/IMG]
Passado meia-hora sem carregar estava assim:
[IMG]
https://lh3.googleusercontent.com/-q4Gn ... -49-08.png[/IMG]
[IMG]
https://lh4.googleusercontent.com/-ro37 ... -50-01.png[/IMG]
Em resumo foram praticamente 300 kms num dia e mais uma vez uma grande aventura que terminou bem...continua a ser um grande prazer conduzir este carro
[IMG]
https://lh4.googleusercontent.com/-sgHY ... 201622.jpg[/IMG]
No início da carga a 100% em casa o meu contador estava assim:
[IMG]
https://lh3.googleusercontent.com/-EGQc ... 205300.jpg[/IMG]
E hoje de manhã estava assim:
[IMG]
https://lh6.googleusercontent.com/-8DtF ... 070644.jpg[/IMG]
Chamo a atenção que este valor corresponde à electricidade que gastei até em carregamentos do carro na sua grande maioria 98% em bi-horario, cerca de 150 € para fazer 60.000 kms

nada mal hein

.
Termino assim mais uma actualização e aguardo ansiosamente os vosso comentários e questões
Cumprimentos
Re: DIÁRIO DE BORDO - ruimegas
Enviado: 29 jan 2014, 19:46
por Malm
Eu sempre achei que esses 103 km até Évora seriam possíveis se a velocidade média rondasse os 60 km/h. Acho que decorreu tudo como seria de esperar. O teste foi bem sucedido. Parabéns.
Re: DIÁRIO DE BORDO - ruimegas
Enviado: 29 jan 2014, 20:17
por lmlr
Excelente. O que nós fazemos sem PCR instalados. Imaginem que instalavam os 49 que estão encaixotados...
Re: DIÁRIO DE BORDO - ruimegas
Enviado: 29 jan 2014, 20:19
por dgalv
Malm Escreveu:Eu sempre achei que esses 103 km até Évora seriam possíveis se a velocidade média rondasse os 60 km/h. Acho que decorreu tudo como seria de esperar. O teste foi bem sucedido. Parabéns.
Entre Évora e montijo e vice versa, os 103 kms fazem-se com tranquilidade com velocidade entre os 70 e 90km/h.
A estrada entre pegões e montijo tem 15km limitados a 70km/h por piso em mau estado e gostam de fotografar por lá. Até isso ajuda.

Re: DIÁRIO DE BORDO - ruimegas
Enviado: 29 jan 2014, 20:41
por lmlr
Sim, mas ele veio de Oeiras e esteve, por exemplo à ida, cerca de duas horas a carregar no Fórum Montijo. Evidentemente com um PCR não havia necessidade de despender tanto tempo a carregar.
Re: DIÁRIO DE BORDO - ruimegas
Enviado: 29 jan 2014, 20:45
por mjr
Muito bom, apesar da degradação da bateria há uma apuração do condutor que permite equilibrar a balança. Os 3,64v da célula mais fraca significam pelo menos mais 2kW.h de energia. Provavelmente 21kW.h de 0 a 100% que é o que o meu teria se não fosse as células fracas. 21/25 dá 84%.