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Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr
Enviado: 15 abr 2014, 08:53
por Malm
mjr Escreveu:Acho que há muito tempo que se sabe que a estimação de capacidade do Leaf é uma treta...
Mas foi preciso eu escrevê-lo aqui para todos nos enterdermos. É que nem toda a gente tinha essa noção (penso eu) e assim ficamos todos esclarecidos e de hoje em diante toda a gente irá saber relativizar esse valor de capacidade restante. Mrr, não ligues a esses valores continuamente decrescentes (a meu ver até são sinal de estares a fazer regredir a taxa de degradação, precisamente o contrário do que o carro te está a dizer).
Duas verdades malmonásticas a ter em conta: parar o carro de noite na rua e não dar grande valor à variação diária da capacidade restante.
Era muito interessante verificar quem neste momento, mesmo tendo garagem, deixa o carro de noite na rua. Fazer um inquérito. Talvez tenha sido o primeiro a fazê-lo e a assumi-lo aqui publicamente, mas parece-me que agora é uma prática generalizada. Certas noites, o frio entrenha-se cá de uma maneira nos metais que depois até fica toda a manhã muito fresquinho, é um espetáculo.
Bem, deixa-me cá largar este vício e tratar de colocar o i-MiEV na garagem, que está a começar a aquecer.
Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr
Enviado: 15 abr 2014, 09:26
por mjr
Já tinha sido escrito em muitos sítios do fórum que a estimação de capacidade do Leaf deve ser levada com muitos grãos de sal. Aliás toda a conversa sobre a P3227 incidia sobre isso. Claro que para quem é novo no fórum não tem tempo nem pachorra para ler os milhares de posts onde essa informação está vertida.
A do iMiEV também não deve ser grande coisa, a levar em linha de conta com as dificuldades que ele tem em estimar o SOC. Mas como não há um valor facilmente acessível como no Leaf não levanta poeira.
Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr
Enviado: 15 abr 2014, 09:33
por Orlando
mjr Escreveu:Acho que há muito tempo que se sabe que a estimação de capacidade do Leaf é uma treta...
Há tantas hipóteses...
A questão é que não devemos confiar, e por isso para saber a capacidade é necessário métodos de medição externos ao carro.
Há tanta coisa que está em causa...até a própria bateria por ser dinâmica pode enganar.
Se não for carregada todos os dias, podes contar com auto-descarga entre 2 a 5% por mês.
A contagem de Coulombs é cálculo astuto, mas pouco preciso na contagem de um elemento carregável em toda a sua vida útil (daí tb o P3227).
Importante tb seria calcular a resistência interna da bateria...nem sei se isso é feito!
Enfim tanta coisa que não é feita...portanto andem e desandem que o resto é paisagem!
O resto não...eu teria mt cuidado com a temperatura....
Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr
Enviado: 15 abr 2014, 09:42
por mjr
A Ri também é calculada, mas não é exposta nas ferramentas públicas. O Engineer do MNL desencolveu um equipamento (LeafScan) que permite ver esses dados todos, mas nunca o tornou público. Curiosamente, as minhas medidas da resistência interna do meu pack indicam que ele pouco ou nada variou desde que é novo até hoje. Continuo a medir os mesmos 100-130mR que media quando era novo, para uma temperatura entre os 20 e os 25ºC.
A contagem de Coulombs se bem feita permite estimar corretamente o SOC e a capacidade, desde que periodicamente seja feita uma descarga completa e posterior carga a 100%. Sem isso é necessário conhecimento da posição do joelho e outros pontos importantes na curva de descarga da bateria para ir estimando estes dados.
Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr
Enviado: 15 abr 2014, 09:51
por Malm
Pronto. Já está na garagem. De manhã, dos 18º C não passa.
Pois, é verdade, já se ia dizendo, parece que meio a medo. Faltava alguém que tivesse uma atitude "partir antes que torcer". No i-MiEV não será diferente. Treta na mesma. Acontece que por enquanto, no que se refere a obter esse valor, nada no Canion. É extraordinário como a vivência da utilização de um carro e do outro é tão diferente

. Ninguém está minimamente interessado, no mundo dos i-MiEV, em perceber qual está a ser a taxa de degradação, é como se ela não existisse. Os criadores do Canion, na sua lista de prioridades de obtenção de dados, colocam as variações da temperatura (que falta faz um gráfico com a variação da temperatura ao longo do tempo) e a degradação no fim

. Na maioria dos casos, com um, dois anos de utilização, está lá na tartaruga e nem 1% dos utilizadores alguma vez viu o seu réptil carapaçudo. Preocupações com a temperatura, também muito raras nos utilizadores dos i-MiEV. Se eu não tivesse ficado por aqui, se calhar era igual.
Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr
Enviado: 15 abr 2014, 13:14
por mrr
Malm Escreveu:
Mas foi preciso eu escrevê-lo aqui para todos nos enterdermos. É que nem toda a gente tinha essa noção (penso eu) e assim ficamos todos esclarecidos e de hoje em diante toda a gente irá saber relativizar esse valor de capacidade restante. Mrr, não ligues a esses valores continuamente decrescentes (a meu ver até são sinal de estares a fazer regredir a taxa de degradação, precisamente o contrário do que o carro te está a dizer).
Já começo a ficar mais descansado, será que é de ter começado a colocar o carro "entubado" a noite a arrefecer? talvez tenha algo a ver...
rdias Escreveu:O Malm não seria igual porque tem um sindroma incontrolavel de aprendizagem sobre VE
Ha muita gente que não quer saber . quer andar e que ele não pare. Ate era interessante conseguirmos dados sobre esses casos e comparar ...
Se quiserem dados de um Leaf de 2011 que é sempre andar e carregar, sem o minimo de cuidados é so pedir, tenho um Tio que nunca "mimou" o carro...
Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr
Enviado: 15 abr 2014, 13:32
por mrr
rdias Escreveu:Claro que queremos .... Estas à espera do quê ?

Digam-me o que precisam?
Deixo já aqui uns prints que tirei dia 20-03-2014.

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr
Enviado: 15 abr 2014, 14:02
por mjr
Basicamente está igual ao meu: 54.30Ah.
Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr
Enviado: 15 abr 2014, 14:18
por Malm
Não dá mesmo para acreditar nesses valores de Ah restante. Eu não acredito.
Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr
Enviado: 15 abr 2014, 14:26
por RJSC
Não é o que o malm acredita mas é o que o carro acredita e quando ele achar que o SOC está baixo vai parar na mesma, e o que conta é quando o carro pára.
O iMiev também agora também pára com 3.2V porque acha que chegou a zero.
Ficam como os Tesla Model S de 40kWh que vêm com uma bateria de 60kWh limitada por software.
