Lá em casa temos dois carros que andam todos os dias.
A ideia que fazíamos na altura era ter o eléctrico para fazer os percursos que coubessem no seu raio e o outro para o resto.
A prática veio a revelar-se completamente contrária.
Na verdade é o Leaf que vai sempre para mais longe. Sempre.
A minha carrinha Toyota anda apenas nas voltinhas.
Nunca imaginei isto antes de ter o Leaf.
Para quem tem que ter dois carros, como é o meu caso, estou hoje em condições de afirmar que um deles sendo eléctrico é uma vantagem brutal.
Entretanto já passei aquela fase de andar a escolher o modo de condução ou de andar sempre em ECO.
Ando agora sempre em D e o carro não consome nem mais nem menos por isso. É psicológico.
Em ECO o pedal torna-se mais "rijo" e é apenas isso. A potência está lá toda na mesma para quando é necessária.
Por isso considero hoje muito mais confortável andar em D com o pedal do acelarador muito mais soft.
Apenas coloco ECO nalguma descida mais longa ou nalgum abrandamento com preguiça de carregar no travão.
Não tenho preocupações com o acelerar muito ou pouco nem preocupações em andar depressa por causa dos consumos. Nada disso. Só sei que acelerei demais e esbanjei energia se tiver que usar o travão a fundo. Fora isso, acelero à vontade e ando normalmente nesse perfil, procurando que a desaceleração e a travagem não sejam bruscas.
No dia-a-dia é normalmente este écran que viaja comigo:

- IMG_20140603_162518.jpg (120.49 KiB) Visto 4042 vezes