Essa parte da refrigeração líquida tinha-me escapado. Qual é a fonte? Tem-se precisamente discutido as diferenças entre o Kauai e o Ioniq no fórum ioniqforum.com e essa parte não tem surgido, fala-se sim do aproveitamento do calor da bateria para aquecer a cabine (vice-versa já existia, ou seja, em relação ao Ioniq há mais uma possibilidade de recirculação de ar).
Claro que vale a pena. Para mim, porém, as limitações do Ioniq não estorvam. Bateria pequena, carrega mais rápido. Em grandes viagens, o importante é a economia.
RJSC Escreveu:O Model S supostamente tem o melhor coeficiente de atrito com o ar de todos os carros em produção hoje em dia.
Já foi lançado há muitos anos. Naquele momento, talvez fosse o melhor. Terão havido melhores antes e voltarão a haver depois. Estás a falar do Cd de 0.24? Entretanto saiu o Prius 4G também na casa dos 0.24 e o Ioniq também nos 0.24.
Porém, a resistência do ar não é o único componente do consumo do carro. Há um importante, proporcional ao peso e que não depende da velocidade que é a resistência ao rolamento. Depois há a aceleração, proporcional ao peso, as subidas e descidas também proporcionais ao peso.
Tudo isso é a energia dispendida no movimento. Porém, os carros não são 100% eficientes. Para dispender 20kWh em movimento, vão precisar de gastar 20+x da bateria, e isso significa 20+x+y da tomada.
Dieselgate era se o Ioniq que se apresenta como mais eficiente nos testes, na prática acabasse por gastar tanto quanto o Leaf.
PS: Tenho ouvido proprietários de Model S. Um deu-me o número de 22kWh/100km a 120km/h em condições semelhantes àquelas em que consigo 18 no Ioniq (temperaturas nos 4-6C).